O Impacto do Envolvimento Parental numa Pedagogia Participativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Sara Isabel Ventura Martins
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2299
Resumo: O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo incidência sobre as temáticas da pedagogia participativa e do envolvimento parental em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os objetivos gerais desta investigação focam-se em: perceber de que forma a pedagogia participativa promove um maior envolvimento da criança no processo ensino-aprendizagem; conhecer as estratégias desenvolvidas pelo docente que promovem a participação da criança no processo ensino-aprendizagem; caraterizar o envolvimento parental na aprendizagem da criança, evidenciando as estratégias desenvolvidas nesse âmbito; perceber de que forma o envolvimento parental promove uma maior participação da criança no processo ensino-aprendizagem; conhecer as perspetivas dos principais intervenientes no desenvolvimento da criança, acerca da pedagogia participativa e do envolvimento parental na aprendizagem. O conceito de pedagogia tem sofrido uma constante evolução ao longo do tempo, desde a pedagogia transmissiva à pedagogia participativa, foram desenvolvidas diversas perspetivas que terminaram com princípios da escola tradicional e deram vida a uma pedagogia centrada na criança, nos seus interesses e motivações. A pedagogia participativa considera que a aprendizagem é um processo contínuo e interativo, onde a criança desenvolve os seus próprios conhecimentos através das experiências que vai desenvolvendo e das relações que vai estabelecendo com o meio que a envolve. Nesta perspetiva, a família exerce um papel fundamental na educação da criança, pois desde que nasce vai desenvolvendo as suas aprendizagens com base nos valores e na educação que a família lhe foi transmitindo. Desta forma, na presente investigação, inicialmente elabora-se uma breve revisão teórica da conceção de pedagogia participativa e envolvimento parental, demonstrando assim, as caraterísticas destas conceções. Posteriormente, apresentam-se os diversos instrumentos de recolha de dados, que permite relacionar a prática vivida num determinado contexto com as visões dos teóricos abordados.
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Os objetivos gerais desta investigação focam-se em: perceber de que forma a pedagogia participativa promove um maior envolvimento da criança no processo ensino-aprendizagem; conhecer as estratégias desenvolvidas pelo docente que promovem a participação da criança no processo ensino-aprendizagem; caraterizar o envolvimento parental na aprendizagem da criança, evidenciando as estratégias desenvolvidas nesse âmbito; perceber de que forma o envolvimento parental promove uma maior participação da criança no processo ensino-aprendizagem; conhecer as perspetivas dos principais intervenientes no desenvolvimento da criança, acerca da pedagogia participativa e do envolvimento parental na aprendizagem. O conceito de pedagogia tem sofrido uma constante evolução ao longo do tempo, desde a pedagogia transmissiva à pedagogia participativa, foram desenvolvidas diversas perspetivas que terminaram com princípios da escola tradicional e deram vida a uma pedagogia centrada na criança, nos seus interesses e motivações. A pedagogia participativa considera que a aprendizagem é um processo contínuo e interativo, onde a criança desenvolve os seus próprios conhecimentos através das experiências que vai desenvolvendo e das relações que vai estabelecendo com o meio que a envolve. Nesta perspetiva, a família exerce um papel fundamental na educação da criança, pois desde que nasce vai desenvolvendo as suas aprendizagens com base nos valores e na educação que a família lhe foi transmitindo. Desta forma, na presente investigação, inicialmente elabora-se uma breve revisão teórica da conceção de pedagogia participativa e envolvimento parental, demonstrando assim, as caraterísticas destas conceções. Posteriormente, apresentam-se os diversos instrumentos de recolha de dados, que permite relacionar a prática vivida num determinado contexto com as visões dos teóricos abordados.Thisinternshipreport came underthe Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, undertheguidanceof Dr. Brigite Silva. The overall objectives of this research focuses on: notice how the participatory pedagogy promotes greater involvement of the child in the teaching-learning process; meet the strategies developed by the teacher that promote child participation in the teaching-learning process; feature the parental involvement in children's learning, highlighting the strategies developed in this context; notice how the parental involvement promotes greater child participation in the teaching-learning process; meet the perspectives of key players in the development of the child, concerning the participatory pedagogy and parental involvement in learning. The concept of education has undergone a constant evolution over time, since the pedagogy transmissive to participatory pedagogy were developed several perspectives that ended with principles of traditional school and gave life to a child-centred pedagogy, in their interests and motivations. The participatory pedagogy believes that learning is a continuous and interactive process, where the child develops their own knowledge through experiences that will develop and that relations will establishing with the environment that surrounds them. In this perspective, the family plays a fundamental role in the education of the child, since that is born will develop their learning based on values and education that the family was transmitting. In this perspective, the family plays a fundamental role in the education of the child, since that is born will develop their learning based on values and education that the family was transmitting. Thus, in the present investigation, initially drawn up a brief review of the theoretical concept of participatory pedagogy and parental involvement, thus demonstrating, the characteristics of these concessions. Subsequently, the various instruments to collect data, which allows you to relate the practice experienced in a particular context with the visions of the theorists.2016-04-08T10:33:11Z2016-04-07T00:00:00Z2016-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2299TID:201114070porPinto, Sara Isabel Ventura Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:59Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:08.981985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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