Maneiras de fazer pedagogia: a transmissão e a participação em dois contextos de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Helena Isabel Seabra
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2305
Resumo: Pretende-se, com este relatório de estágio, reconhecer e caraterizar as práticas pedagógicas desenvolvidas em dois contextos de estágio profissionalizantes, mais concretamente em Educação Pré-Escolar (EPE) e em 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), desenvolvendo uma análise critica face às atividades e aos processos de ensino aprendizagem existentes. Para tal, foram delineados objetivos específicos para a investigação que consistem em: identificar e caraterizar as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas nos contextos de estágio em EPE e 1º CEB; refletir criticamente sobre atividades/situações de aprendizagem centradas numa pedagogia transmissiva ou numa pedagogia em participação; desenvolver práticas promotoras de uma pedagogia em participação. Ao longo desta investigação, refletir-se-á sobre o conceito das pedagogias enunciadas bem como as características associadas à sua pática, integrando os indicadores referentes ao Método, Processo de Aprendizagem, Motivação e Avaliação. Por último, podemos referir que para o desenvolvimento desta investigação foi adotada uma metodologia qualitativa, recorrendo-se deste modo à recolha de dados a partir de uma observação participante e à documentação de situações evidenciadas a partir de fotografias, descrições diárias, reflexões, planificações e registos de incidentes críticos.
id RCAP_4fd46eb4eeb51e6ad906f509959479b3
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2305
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Maneiras de fazer pedagogia: a transmissão e a participação em dois contextos de estágioEducação pré-escolarEnsino básico 1º CicloPedagogia transmissivaPedagogia participativaMotivaçãoAvaliaçãoPretende-se, com este relatório de estágio, reconhecer e caraterizar as práticas pedagógicas desenvolvidas em dois contextos de estágio profissionalizantes, mais concretamente em Educação Pré-Escolar (EPE) e em 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), desenvolvendo uma análise critica face às atividades e aos processos de ensino aprendizagem existentes. Para tal, foram delineados objetivos específicos para a investigação que consistem em: identificar e caraterizar as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas nos contextos de estágio em EPE e 1º CEB; refletir criticamente sobre atividades/situações de aprendizagem centradas numa pedagogia transmissiva ou numa pedagogia em participação; desenvolver práticas promotoras de uma pedagogia em participação. Ao longo desta investigação, refletir-se-á sobre o conceito das pedagogias enunciadas bem como as características associadas à sua pática, integrando os indicadores referentes ao Método, Processo de Aprendizagem, Motivação e Avaliação. Por último, podemos referir que para o desenvolvimento desta investigação foi adotada uma metodologia qualitativa, recorrendo-se deste modo à recolha de dados a partir de uma observação participante e à documentação de situações evidenciadas a partir de fotografias, descrições diárias, reflexões, planificações e registos de incidentes críticos.It is intended with this research report, recognize and characterize the pedagogical practices developed in two vocational training contexts, specifically in Preschool Education (PSE) and Primary School of Basic Education (PSBE), developing a critical analysis face to the activities and the existing teaching learning processes. For this, were outlined specific goals for the research which consists of: identifying and characterizing the teaching and learning activities developed in internship contexts in PSE and PSBE; critically reflect on activities / learning situations focused in a transmission pedagogy or in a pedagogy of participation; develop promoting practices on a pedagogy of participation. Throughout this investigation, will be reflected on the concept of the enunciated pedagogies and the associated characteristics to its practice, integrating the indicators referred to Method, Learning, Process, Motivation and Evaluation. Finally, we can refer that for the development of this investigation was adopted qualitative methodologies, using the data collect from a participative observation and the documentation of evidenced situations from photos, daily descriptions, reflections, planning and registrations of critical incidents.2016-04-13T10:09:17Z2016-04-08T00:00:00Z2016-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2305TID:201115450porCarneiro, Helena Isabel Seabrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:00Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2305Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:09.298279Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Maneiras de fazer pedagogia: a transmissão e a participação em dois contextos de estágio
title Maneiras de fazer pedagogia: a transmissão e a participação em dois contextos de estágio
spellingShingle Maneiras de fazer pedagogia: a transmissão e a participação em dois contextos de estágio
Carneiro, Helena Isabel Seabra
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º Ciclo
Pedagogia transmissiva
Pedagogia participativa
Motivação
Avaliação
title_short Maneiras de fazer pedagogia: a transmissão e a participação em dois contextos de estágio
title_full Maneiras de fazer pedagogia: a transmissão e a participação em dois contextos de estágio
title_fullStr Maneiras de fazer pedagogia: a transmissão e a participação em dois contextos de estágio
title_full_unstemmed Maneiras de fazer pedagogia: a transmissão e a participação em dois contextos de estágio
title_sort Maneiras de fazer pedagogia: a transmissão e a participação em dois contextos de estágio
author Carneiro, Helena Isabel Seabra
author_facet Carneiro, Helena Isabel Seabra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Helena Isabel Seabra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Ensino básico 1º Ciclo
Pedagogia transmissiva
Pedagogia participativa
Motivação
Avaliação
topic Educação pré-escolar
Ensino básico 1º Ciclo
Pedagogia transmissiva
Pedagogia participativa
Motivação
Avaliação
description Pretende-se, com este relatório de estágio, reconhecer e caraterizar as práticas pedagógicas desenvolvidas em dois contextos de estágio profissionalizantes, mais concretamente em Educação Pré-Escolar (EPE) e em 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), desenvolvendo uma análise critica face às atividades e aos processos de ensino aprendizagem existentes. Para tal, foram delineados objetivos específicos para a investigação que consistem em: identificar e caraterizar as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas nos contextos de estágio em EPE e 1º CEB; refletir criticamente sobre atividades/situações de aprendizagem centradas numa pedagogia transmissiva ou numa pedagogia em participação; desenvolver práticas promotoras de uma pedagogia em participação. Ao longo desta investigação, refletir-se-á sobre o conceito das pedagogias enunciadas bem como as características associadas à sua pática, integrando os indicadores referentes ao Método, Processo de Aprendizagem, Motivação e Avaliação. Por último, podemos referir que para o desenvolvimento desta investigação foi adotada uma metodologia qualitativa, recorrendo-se deste modo à recolha de dados a partir de uma observação participante e à documentação de situações evidenciadas a partir de fotografias, descrições diárias, reflexões, planificações e registos de incidentes críticos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-13T10:09:17Z
2016-04-08T00:00:00Z
2016-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2305
TID:201115450
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2305
identifier_str_mv TID:201115450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131625277095936