Necessidades de formação contínua de professores do 1.º ciclo do ensino básico face à inclusão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/45821 |
Resumo: | O Relatório Final de Mestrado apresentado decorre do trabalho desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim, o presente estudo teve como principais objetivos: (i) Conhecer as necessidades de Formação Continua para a inclusão, num determinado contexto; (ii) Identificar o tipo de Formação Contínua que os professores frequentam, no âmbito da inclusão; (iii) Conhecer a perceção dos professores sobre a utilidade e aplicabilidade da Formação Continua para a inclusão; (iv) Conceber um plano formativo para a instituição, na área da inclusão. Na recolha dos dados empíricos para a alcance dos objetivos do estudo, privilegiou-se uma abordagem qualitativa. Estes dados foram recolhidos a partir da aplicação de uma entrevista semiestruturada, individual, com questões abertas, para recolha da informação, que foi tratada mediante a técnica de análise de conteúdo e organizada em categorias. Os dados recolhidos mostram que, para os quatro docentes entrevistados, as necessidades relativas à inclusão dos alunos ao abrigo do Decreto-Lei n.º 54/2018 não são prioritariamente necessidades formativas, mas necessidades de melhoria dos Recursos Humanos e Materiais. Todavia, consideram a formação continua muitíssimo importante e relevante para uma boa prática profissional, enfatizando que as formações devem ser de carácter mais prático. |
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