O corpo que come: comida, visualidade e turismo (Portugal, 1969-72)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/16531 |
Resumo: | Este artigo explora o potencial de uma antropologia visual do turismo, a partir da análise de um objecto visual ignorado quer pelos estudos de cinema quer pela antropologia visual: o filme de promoção turística. A análise recai sobre o filme Portugal Desconhecido (1969), que integrou a campanha publicitária lançada pela Secretaria de Estado da Informação e Turismo e pela Direcção Geral de Turismo, sob o mote: “Há sempre um Portugal desconhecido que espera por si”. Campanha e filme são devedores da nova atitude do Estado português face ao sector turístico. O artigo acaba por concentrar-se numa sequência de imagens do filme que se destacou do corpus visualizado e que oferece algumas aberturas ou “iluminações” para o estudo da relação entre comida e visualidade no contexto turístico português de finais dos anos 60 do século XX. |
id |
RCAP_7231460fbffdd58954ab7492624b3c31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/16531 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O corpo que come: comida, visualidade e turismo (Portugal, 1969-72)ComidaComerTurismoVisualidadeFilme de encomendaPortugal (1969-72)Este artigo explora o potencial de uma antropologia visual do turismo, a partir da análise de um objecto visual ignorado quer pelos estudos de cinema quer pela antropologia visual: o filme de promoção turística. A análise recai sobre o filme Portugal Desconhecido (1969), que integrou a campanha publicitária lançada pela Secretaria de Estado da Informação e Turismo e pela Direcção Geral de Turismo, sob o mote: “Há sempre um Portugal desconhecido que espera por si”. Campanha e filme são devedores da nova atitude do Estado português face ao sector turístico. O artigo acaba por concentrar-se numa sequência de imagens do filme que se destacou do corpus visualizado e que oferece algumas aberturas ou “iluminações” para o estudo da relação entre comida e visualidade no contexto turístico português de finais dos anos 60 do século XX.Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia2018-08-07T08:07:15Z2018-01-01T00:00:00Z20182018-08-07T09:06:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/16531por0304-243XSampaio, S.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:46:55Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/16531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:22:41.213331Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O corpo que come: comida, visualidade e turismo (Portugal, 1969-72) |
title |
O corpo que come: comida, visualidade e turismo (Portugal, 1969-72) |
spellingShingle |
O corpo que come: comida, visualidade e turismo (Portugal, 1969-72) Sampaio, S. Comida Comer Turismo Visualidade Filme de encomenda Portugal (1969-72) |
title_short |
O corpo que come: comida, visualidade e turismo (Portugal, 1969-72) |
title_full |
O corpo que come: comida, visualidade e turismo (Portugal, 1969-72) |
title_fullStr |
O corpo que come: comida, visualidade e turismo (Portugal, 1969-72) |
title_full_unstemmed |
O corpo que come: comida, visualidade e turismo (Portugal, 1969-72) |
title_sort |
O corpo que come: comida, visualidade e turismo (Portugal, 1969-72) |
author |
Sampaio, S. |
author_facet |
Sampaio, S. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comida Comer Turismo Visualidade Filme de encomenda Portugal (1969-72) |
topic |
Comida Comer Turismo Visualidade Filme de encomenda Portugal (1969-72) |
description |
Este artigo explora o potencial de uma antropologia visual do turismo, a partir da análise de um objecto visual ignorado quer pelos estudos de cinema quer pela antropologia visual: o filme de promoção turística. A análise recai sobre o filme Portugal Desconhecido (1969), que integrou a campanha publicitária lançada pela Secretaria de Estado da Informação e Turismo e pela Direcção Geral de Turismo, sob o mote: “Há sempre um Portugal desconhecido que espera por si”. Campanha e filme são devedores da nova atitude do Estado português face ao sector turístico. O artigo acaba por concentrar-se numa sequência de imagens do filme que se destacou do corpus visualizado e que oferece algumas aberturas ou “iluminações” para o estudo da relação entre comida e visualidade no contexto turístico português de finais dos anos 60 do século XX. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-07T08:07:15Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018 2018-08-07T09:06:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/16531 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/16531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0304-243X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134788507926528 |