Configuração imagética de uma marca de moda: O caso da Osklen
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5558 |
Resumo: | O estímulo para o consumo de produtos dá-se principalmente pelas experiências que eles promovem. Hoje, fluir é mais importante do que possuir, e, dessa forma, o poder de diferenciação para se tornar uma marca exclusiva e única num mercado competitivo passa cada vez mais pela sua composição imaterial, pois o acesso à imaterialidade da marca conduz seu público a uma conexão emocional. As atuais marcas de moda já tem consciência do novo modelo de sujeito consumidor que se instaurou ao logo dos anos. Com as mudanças da sociedade, seus adventos culturais trouxeram uma nova característica para a maneira de consumir moda. Sabe-se que a oferta de produto é maior que a demanda, assim as marcas começam a criar estratégias de convencimento para atrair o público consumidor. Marcas que planejam e comunicam com consistência os elementos de sua imaterialidade têm maior probabilidade de conseguir vínculos afetivos exclusivos e duradouros com seus públicos, pois a construção dos benefícios emocionais ocorre quando a marca passa a ser percebida além dos seus aspectos funcionais e das características físicas dos seus produtos, num processo denominado personificação. Nesse ponto começa a construção de seu imaginário, o qual é nominado de imaterial da marca. Foram analisadas as representações e significados simbólicos do conteúdo imaterial da Osklen, e, como resultado, obteve-se uma aderência praticamente completa às teorias estudadas. Concluiu-se que a marca desenvolve um processo de criação de seu imaginário com alto nível de qualificação emocional, apresentando-o de maneira consistente em seus processos comunicativos, de acordo com o que preconizam as teorias sobre o imaterial, a composição da imagem e as marcas. Espera-se com este trabalho ampliar o conhecimento acerca da comunicação de marcas e contribuir para o desenvolvimento dos estudos nas áreas de Comunicação, Semiótica e Gestão de Marcas, assim, integrando e demonstrando a sinergia entre elas. |
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Configuração imagética de uma marca de moda: O caso da OsklenCommunication of BrandFashionImageImmaterialitySemioticsO estímulo para o consumo de produtos dá-se principalmente pelas experiências que eles promovem. Hoje, fluir é mais importante do que possuir, e, dessa forma, o poder de diferenciação para se tornar uma marca exclusiva e única num mercado competitivo passa cada vez mais pela sua composição imaterial, pois o acesso à imaterialidade da marca conduz seu público a uma conexão emocional. As atuais marcas de moda já tem consciência do novo modelo de sujeito consumidor que se instaurou ao logo dos anos. Com as mudanças da sociedade, seus adventos culturais trouxeram uma nova característica para a maneira de consumir moda. Sabe-se que a oferta de produto é maior que a demanda, assim as marcas começam a criar estratégias de convencimento para atrair o público consumidor. Marcas que planejam e comunicam com consistência os elementos de sua imaterialidade têm maior probabilidade de conseguir vínculos afetivos exclusivos e duradouros com seus públicos, pois a construção dos benefícios emocionais ocorre quando a marca passa a ser percebida além dos seus aspectos funcionais e das características físicas dos seus produtos, num processo denominado personificação. Nesse ponto começa a construção de seu imaginário, o qual é nominado de imaterial da marca. Foram analisadas as representações e significados simbólicos do conteúdo imaterial da Osklen, e, como resultado, obteve-se uma aderência praticamente completa às teorias estudadas. Concluiu-se que a marca desenvolve um processo de criação de seu imaginário com alto nível de qualificação emocional, apresentando-o de maneira consistente em seus processos comunicativos, de acordo com o que preconizam as teorias sobre o imaterial, a composição da imagem e as marcas. Espera-se com este trabalho ampliar o conhecimento acerca da comunicação de marcas e contribuir para o desenvolvimento dos estudos nas áreas de Comunicação, Semiótica e Gestão de Marcas, assim, integrando e demonstrando a sinergia entre elas.Stimulus for the consumption of products takes place mainly by the experiences they promote. Today, flow is more important than owning, and thus able to differentiate to become an exclusive and unique brand in a competitive market becomes increasingly immaterial by its composition, since access to the immateriality of the brand leads your audience to an emotional connection. Current fashion brands are already aware of the new consumer model guy who brought the logo the years. With the changes of society, its cultural advents brought a new feature to the way of consuming fashion. It is known that the product supply is greater than demand, so the marks begin to strategize to conviction to attract the consumer public. Brands that plan and communicate with the elements of its consistency immateriality are more likely to achieve unique and enduring affective bonds with their audiences, as the construction of emotional benefits occurs when the brand becomes perceived beyond its functional aspects and characteristics individuals of their products in a process called personification. At this point begins the construction of brand’s imagery, which is nominated intangible assets. Representations and symbolic meanings of the immaterial content of Osklen were analyzed, and as a result, we obtained an almost complete adherence to studied theories. It was concluded that the brand develops a process of creating your imagination with high levels of emotional skills, presenting it consistently in their communicative processes, according to the theories that advocate for the intangible, the composition of image and brands. It is hoped that this study increase our understanding of the communication of brands and contribute to the development of studies in areas of Communication, Semiotics and Brand Management, integrating and demonstrating the synergy between them.Pereira, Maria Madalena RochauBibliorumNogueira, Tássia de Freitas2018-07-31T14:45:45Z2014-11-262014-10-72014-11-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5558TID:201645785porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:34Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:26.671401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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