Em busca de uma identidade perdida: o estudo qualitativo das culturas de escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Rui
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/901
Resumo: Este artigo interroga as escolas a partir das metáforas dos valores e das imagens que sustentam a sua percepção como objectos de conhecimento social. Utilizando alguns dos conceitos e operadores que têm permitido a renovação da sociologia das organizações, salienta as suas potencialidades na compreensão das duas questões centrais de um estudo realizado num estabelecimento do ensino secundário: a heterogeneidade cultural que o habita e as relações profissionais que o atravessam.
id RCAP_728f9f8d0491c3d5eb4d009b0ecfb659
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/901
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Em busca de uma identidade perdida: o estudo qualitativo das culturas de escolaEscolaOrganizaçõesCultura organizacionalIdentidade profissionalEnsino secundárioProjecto educativo de escolaSchoolOrganisationsOrganisational cultureProfessional identitySecondary schoolingSchool educational projectEste artigo interroga as escolas a partir das metáforas dos valores e das imagens que sustentam a sua percepção como objectos de conhecimento social. Utilizando alguns dos conceitos e operadores que têm permitido a renovação da sociologia das organizações, salienta as suas potencialidades na compreensão das duas questões centrais de um estudo realizado num estabelecimento do ensino secundário: a heterogeneidade cultural que o habita e as relações profissionais que o atravessam.This article examines schools based on methaphors, values and images that illustrate how this style of thought underpins the development of schools as social objects. By using some of the ideas that renewed the sociology of organizations, it highlights its potencial in understanding the two central issues of a study carried out at a secondary school: cultural heterogeneity in it and professional relations within it.Le présent article analyse des écoles en regardant les métaphores, les valeurs e les images qui soutient sa perception en tant qu"objets de connaissance sociale: Sur la base de quelques concepts et de quelques opérateurs qui ont permis la rénovation de la sociologie des organisations, l"auteur fait ressortir leurs potentialités pour la compréhension des deux questions nucléaires d"une recherche dans un établissement de l"enseignement sécondaire: l"hétérogénéité culturel et les rapports professionnels dans les organisations scolaires.Este artículo pregunta a las escuelas a partir de las metáforas de los valores y de las imágenes que sustentan su percepción como objetos de conocimiento social. Utilizando alguno de los conceptos y operadores que han permitido la renovación de la sociología de las organizaciones, destaca sus potencialidades en la comprensión de dos cuestiones centrales de un estudio realizado en un establecimiento de enseñanza secundaria: la heterogeneidad cultural que lo habita y las relaciones profesionales que lo atraviesan.CIES-ISCTE / CELTA2008-12-03T11:34:04Z1993-09-01T00:00:00Z1993-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/901por0873-6529Gomes, Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:36:56Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:49.499497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Em busca de uma identidade perdida: o estudo qualitativo das culturas de escola
title Em busca de uma identidade perdida: o estudo qualitativo das culturas de escola
spellingShingle Em busca de uma identidade perdida: o estudo qualitativo das culturas de escola
Gomes, Rui
Escola
Organizações
Cultura organizacional
Identidade profissional
Ensino secundário
Projecto educativo de escola
School
Organisations
Organisational culture
Professional identity
Secondary schooling
School educational project
title_short Em busca de uma identidade perdida: o estudo qualitativo das culturas de escola
title_full Em busca de uma identidade perdida: o estudo qualitativo das culturas de escola
title_fullStr Em busca de uma identidade perdida: o estudo qualitativo das culturas de escola
title_full_unstemmed Em busca de uma identidade perdida: o estudo qualitativo das culturas de escola
title_sort Em busca de uma identidade perdida: o estudo qualitativo das culturas de escola
author Gomes, Rui
author_facet Gomes, Rui
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Rui
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Organizações
Cultura organizacional
Identidade profissional
Ensino secundário
Projecto educativo de escola
School
Organisations
Organisational culture
Professional identity
Secondary schooling
School educational project
topic Escola
Organizações
Cultura organizacional
Identidade profissional
Ensino secundário
Projecto educativo de escola
School
Organisations
Organisational culture
Professional identity
Secondary schooling
School educational project
description Este artigo interroga as escolas a partir das metáforas dos valores e das imagens que sustentam a sua percepção como objectos de conhecimento social. Utilizando alguns dos conceitos e operadores que têm permitido a renovação da sociologia das organizações, salienta as suas potencialidades na compreensão das duas questões centrais de um estudo realizado num estabelecimento do ensino secundário: a heterogeneidade cultural que o habita e as relações profissionais que o atravessam.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-09-01T00:00:00Z
1993-09
2008-12-03T11:34:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/901
url http://hdl.handle.net/10071/901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIES-ISCTE / CELTA
publisher.none.fl_str_mv CIES-ISCTE / CELTA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134727126384640