Em busca de uma identidade perdida: o estudo qualitativo das culturas de escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/901 |
Resumo: | Este artigo interroga as escolas a partir das metáforas dos valores e das imagens que sustentam a sua percepção como objectos de conhecimento social. Utilizando alguns dos conceitos e operadores que têm permitido a renovação da sociologia das organizações, salienta as suas potencialidades na compreensão das duas questões centrais de um estudo realizado num estabelecimento do ensino secundário: a heterogeneidade cultural que o habita e as relações profissionais que o atravessam. |
id |
RCAP_728f9f8d0491c3d5eb4d009b0ecfb659 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/901 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Em busca de uma identidade perdida: o estudo qualitativo das culturas de escolaEscolaOrganizaçõesCultura organizacionalIdentidade profissionalEnsino secundárioProjecto educativo de escolaSchoolOrganisationsOrganisational cultureProfessional identitySecondary schoolingSchool educational projectEste artigo interroga as escolas a partir das metáforas dos valores e das imagens que sustentam a sua percepção como objectos de conhecimento social. Utilizando alguns dos conceitos e operadores que têm permitido a renovação da sociologia das organizações, salienta as suas potencialidades na compreensão das duas questões centrais de um estudo realizado num estabelecimento do ensino secundário: a heterogeneidade cultural que o habita e as relações profissionais que o atravessam.This article examines schools based on methaphors, values and images that illustrate how this style of thought underpins the development of schools as social objects. By using some of the ideas that renewed the sociology of organizations, it highlights its potencial in understanding the two central issues of a study carried out at a secondary school: cultural heterogeneity in it and professional relations within it.Le présent article analyse des écoles en regardant les métaphores, les valeurs e les images qui soutient sa perception en tant qu"objets de connaissance sociale: Sur la base de quelques concepts et de quelques opérateurs qui ont permis la rénovation de la sociologie des organisations, l"auteur fait ressortir leurs potentialités pour la compréhension des deux questions nucléaires d"une recherche dans un établissement de l"enseignement sécondaire: l"hétérogénéité culturel et les rapports professionnels dans les organisations scolaires.Este artículo pregunta a las escuelas a partir de las metáforas de los valores y de las imágenes que sustentan su percepción como objetos de conocimiento social. Utilizando alguno de los conceptos y operadores que han permitido la renovación de la sociología de las organizaciones, destaca sus potencialidades en la comprensión de dos cuestiones centrales de un estudio realizado en un establecimiento de enseñanza secundaria: la heterogeneidad cultural que lo habita y las relaciones profesionales que lo atraviesan.CIES-ISCTE / CELTA2008-12-03T11:34:04Z1993-09-01T00:00:00Z1993-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/901por0873-6529Gomes, Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:36:56Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:49.499497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Em busca de uma identidade perdida: o estudo qualitativo das culturas de escola |
title |
Em busca de uma identidade perdida: o estudo qualitativo das culturas de escola |
spellingShingle |
Em busca de uma identidade perdida: o estudo qualitativo das culturas de escola Gomes, Rui Escola Organizações Cultura organizacional Identidade profissional Ensino secundário Projecto educativo de escola School Organisations Organisational culture Professional identity Secondary schooling School educational project |
title_short |
Em busca de uma identidade perdida: o estudo qualitativo das culturas de escola |
title_full |
Em busca de uma identidade perdida: o estudo qualitativo das culturas de escola |
title_fullStr |
Em busca de uma identidade perdida: o estudo qualitativo das culturas de escola |
title_full_unstemmed |
Em busca de uma identidade perdida: o estudo qualitativo das culturas de escola |
title_sort |
Em busca de uma identidade perdida: o estudo qualitativo das culturas de escola |
author |
Gomes, Rui |
author_facet |
Gomes, Rui |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Rui |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Organizações Cultura organizacional Identidade profissional Ensino secundário Projecto educativo de escola School Organisations Organisational culture Professional identity Secondary schooling School educational project |
topic |
Escola Organizações Cultura organizacional Identidade profissional Ensino secundário Projecto educativo de escola School Organisations Organisational culture Professional identity Secondary schooling School educational project |
description |
Este artigo interroga as escolas a partir das metáforas dos valores e das imagens que sustentam a sua percepção como objectos de conhecimento social. Utilizando alguns dos conceitos e operadores que têm permitido a renovação da sociologia das organizações, salienta as suas potencialidades na compreensão das duas questões centrais de um estudo realizado num estabelecimento do ensino secundário: a heterogeneidade cultural que o habita e as relações profissionais que o atravessam. |
publishDate |
1993 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1993-09-01T00:00:00Z 1993-09 2008-12-03T11:34:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/901 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/901 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0873-6529 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIES-ISCTE / CELTA |
publisher.none.fl_str_mv |
CIES-ISCTE / CELTA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134727126384640 |