Perspectivas de professores sobre o ensino experimental das ciências no 1º Ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/4017 |
Resumo: | Nos últimos anos, resultados de investigações nacionais e internacionais têm apontado que a Educação em Ciências desde os primeiros anos de escolaridade é um factor imprescindível para a melhoria da formação científica dos alunos e para o desenvolvimento de competências necessárias ao exercício de uma cidadania responsável. Atendendo a esta preocupação crescente, o Ministério da Educação pôs em acção um Programa de Formação de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico “Ensino Experimental das Ciências”, com o objectivo de promover o ensino experimental das Ciências neste nível de escolaridade. Considerou-se, deste modo, pertinente conhecer as perspectivas de professores acerca das finalidades do ensino experimental das ciências. Utilizou-se uma metodologia de orientação interpretativa. Participaram no estudo dez professoras pertencentes a escolas da região de Santarém que frequentavam o primeiro ano do programa de formação. A entrevista constituiu o instrumento de recolha de dados, procedendo-se à sua transcrição. A análise dos discursos dos professores evidencia diferentes perspectivas acerca do ensino experimental das ciências. Os resultados sugerem que os professores valorizam mais finalidades do ensino experimental centradas no aluno, sobretudo a transversalidade de competências e o desenvolvimento de competências do domínio cognitivo, em detrimento das competências do domínio atitudinal e procedimental. As finalidades relacionadas com a construção da Ciência, a preparação dos alunos para a cidadania e a construção de conhecimentos científicos úteis e funcionais em diferentes contextos do quotidiano estão praticamente ausentes no discurso das participantes. |
id |
RCAP_72a2a46518ff2670cb006476e44ddbbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4017 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perspectivas de professores sobre o ensino experimental das ciências no 1º Cicloperspectivas de professoresfinalidades do ensino experimental das ciências no 1º CicloNos últimos anos, resultados de investigações nacionais e internacionais têm apontado que a Educação em Ciências desde os primeiros anos de escolaridade é um factor imprescindível para a melhoria da formação científica dos alunos e para o desenvolvimento de competências necessárias ao exercício de uma cidadania responsável. Atendendo a esta preocupação crescente, o Ministério da Educação pôs em acção um Programa de Formação de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico “Ensino Experimental das Ciências”, com o objectivo de promover o ensino experimental das Ciências neste nível de escolaridade. Considerou-se, deste modo, pertinente conhecer as perspectivas de professores acerca das finalidades do ensino experimental das ciências. Utilizou-se uma metodologia de orientação interpretativa. Participaram no estudo dez professoras pertencentes a escolas da região de Santarém que frequentavam o primeiro ano do programa de formação. A entrevista constituiu o instrumento de recolha de dados, procedendo-se à sua transcrição. A análise dos discursos dos professores evidencia diferentes perspectivas acerca do ensino experimental das ciências. Os resultados sugerem que os professores valorizam mais finalidades do ensino experimental centradas no aluno, sobretudo a transversalidade de competências e o desenvolvimento de competências do domínio cognitivo, em detrimento das competências do domínio atitudinal e procedimental. As finalidades relacionadas com a construção da Ciência, a preparação dos alunos para a cidadania e a construção de conhecimentos científicos úteis e funcionais em diferentes contextos do quotidiano estão praticamente ausentes no discurso das participantes.Escola Superior de Educação de Castelo BrancoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCorreia, MarisaFreire, Ana2022-06-10T20:58:39Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4017porCorreia, M. & Freire, A. (2009). Perspectivas de professores sobre o ensino experimental das ciências no 1º Ciclo. Actas do XIII Encontro Nacional de Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:38Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:40.951478Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas de professores sobre o ensino experimental das ciências no 1º Ciclo |
title |
Perspectivas de professores sobre o ensino experimental das ciências no 1º Ciclo |
spellingShingle |
Perspectivas de professores sobre o ensino experimental das ciências no 1º Ciclo Correia, Marisa perspectivas de professores finalidades do ensino experimental das ciências no 1º Ciclo |
title_short |
Perspectivas de professores sobre o ensino experimental das ciências no 1º Ciclo |
title_full |
Perspectivas de professores sobre o ensino experimental das ciências no 1º Ciclo |
title_fullStr |
Perspectivas de professores sobre o ensino experimental das ciências no 1º Ciclo |
title_full_unstemmed |
Perspectivas de professores sobre o ensino experimental das ciências no 1º Ciclo |
title_sort |
Perspectivas de professores sobre o ensino experimental das ciências no 1º Ciclo |
author |
Correia, Marisa |
author_facet |
Correia, Marisa Freire, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Freire, Ana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Marisa Freire, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
perspectivas de professores finalidades do ensino experimental das ciências no 1º Ciclo |
topic |
perspectivas de professores finalidades do ensino experimental das ciências no 1º Ciclo |
description |
Nos últimos anos, resultados de investigações nacionais e internacionais têm apontado que a Educação em Ciências desde os primeiros anos de escolaridade é um factor imprescindível para a melhoria da formação científica dos alunos e para o desenvolvimento de competências necessárias ao exercício de uma cidadania responsável. Atendendo a esta preocupação crescente, o Ministério da Educação pôs em acção um Programa de Formação de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico “Ensino Experimental das Ciências”, com o objectivo de promover o ensino experimental das Ciências neste nível de escolaridade. Considerou-se, deste modo, pertinente conhecer as perspectivas de professores acerca das finalidades do ensino experimental das ciências. Utilizou-se uma metodologia de orientação interpretativa. Participaram no estudo dez professoras pertencentes a escolas da região de Santarém que frequentavam o primeiro ano do programa de formação. A entrevista constituiu o instrumento de recolha de dados, procedendo-se à sua transcrição. A análise dos discursos dos professores evidencia diferentes perspectivas acerca do ensino experimental das ciências. Os resultados sugerem que os professores valorizam mais finalidades do ensino experimental centradas no aluno, sobretudo a transversalidade de competências e o desenvolvimento de competências do domínio cognitivo, em detrimento das competências do domínio atitudinal e procedimental. As finalidades relacionadas com a construção da Ciência, a preparação dos alunos para a cidadania e a construção de conhecimentos científicos úteis e funcionais em diferentes contextos do quotidiano estão praticamente ausentes no discurso das participantes. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2022-06-10T20:58:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/4017 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/4017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Correia, M. & Freire, A. (2009). Perspectivas de professores sobre o ensino experimental das ciências no 1º Ciclo. Actas do XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Castelo Branco |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Castelo Branco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137046357344256 |