Formação e desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências: um estudo de casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Maria Dulce da Costa Lopes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3672
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
id RCAP_9cfeeeacc3e355a41d29790dece3865a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/3672
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação e desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências: um estudo de casosEducação em ciênciaEnsino experimentalFormação de professores1º Ciclo do Ensino BásicoSupervisãoTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009O Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências pretende contribuir para a melhoria da educação científica de base experimental no 1.º Ciclo do Ensino Básico através do desenvolvimento do conhecimento científico e didáctico dos professores. Este estudo procurou investigar as potencialidades e limitações da estratégia de formação proposta pelo Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências no desenvolvimento profissional de formandos que nele participaram. Optou-se por uma abordagem interpretativa, de índole qualitativa, baseada em quatro estudos de caso. Como métodos de recolha de dados seleccionou-se a entrevista semi-estruturada, a observação dos vários tipos de sessões de formação e a análise de documentos como os portfolios de avaliação das professoras participantes. Verifica-se, em todos os casos, que o Programa contribuiu, entre outros aspectos, para melhorar o conhecimento científico das professoras e reposicionar as suas concepções sobre a importância do ensino experimental. Contudo, detectou-se um conhecimento didáctico limitado – principalmente nas duas professoras que só frequentaram um ano de formação – nomeadamente no que respeita à avaliação das actividades experimentais e à sua implementação com grupos heterogéneos de alunos. Os dados obtidos revelam a pertinência do envolvimento destas duas professoras num segundo ano de formação. Relativamente à avaliação da estratégia de supervisão utilizada, os dados obtidos permitem constatar o forte impacto no desenvolvimento profissional dos professores das metodologias que implicam a participação activa dos professores na concepção, implementação e avaliação de situações de mudança em contexto de sala de aula mediante o acompanhamento continuado de um formador.The Teacher Education Program in Experimental Science Teaching intends to improve science education in Portuguese Primary Education through the development of teachers’ scientific and pedagogical knowledge. This study sought to investigate the potentialities and limitations of this program training strategy in the professional development of the involved trainees. It was chosen an interpretive approach based on four case studies. Several methods of data collection were used: semi-structured interviews, observation of various types of training sessions and analysis of documents such as trainees’ portfolios. In all cases, the Program contributed to improve teachers’ scientific knowledge and to modify their conceptions regarding the importance of experimental teaching. However, a limited pedagogical knowledge was found – mainly in two teachers who only attended a year of training – in particular in what concerns the evaluation of experimental activities and its implementation with heterogeneous groups of students. The results show the relevance of the involvement of these two teachers in a second year of training. In what concerns the evaluation of the Program’s training strategy, the data showed a strong impact on the teachers’ professional development triggered by active methodologies involving the teachers’ participation in the design, implementation and evaluation of new classroom activities under the continuous supervision of a trainer.Reis, Pedro, 1965-Galvão, Cecília, 1955-Repositório da Universidade de LisboaPinto, Maria Dulce da Costa Lopes2011-07-08T14:55:08Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3672porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:30.990205Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação e desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências: um estudo de casos
title Formação e desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências: um estudo de casos
spellingShingle Formação e desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências: um estudo de casos
Pinto, Maria Dulce da Costa Lopes
Educação em ciência
Ensino experimental
Formação de professores
1º Ciclo do Ensino Básico
Supervisão
Teses de mestrado - 2009
title_short Formação e desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências: um estudo de casos
title_full Formação e desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências: um estudo de casos
title_fullStr Formação e desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências: um estudo de casos
title_full_unstemmed Formação e desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências: um estudo de casos
title_sort Formação e desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências: um estudo de casos
author Pinto, Maria Dulce da Costa Lopes
author_facet Pinto, Maria Dulce da Costa Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Pedro, 1965-
Galvão, Cecília, 1955-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Maria Dulce da Costa Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em ciência
Ensino experimental
Formação de professores
1º Ciclo do Ensino Básico
Supervisão
Teses de mestrado - 2009
topic Educação em ciência
Ensino experimental
Formação de professores
1º Ciclo do Ensino Básico
Supervisão
Teses de mestrado - 2009
description Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2011-07-08T14:55:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/3672
url http://hdl.handle.net/10451/3672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134179884007424