Os novos desafios do tutor a distância : o regresso ao paradigma da sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/150 |
Resumo: | As abordagens pedagógicas e didácticas em ensino a distância desenvolveram-se em torno de duas variáveis fundamentais e estreitamente relacionadas: a questão da distância e a questão da interacção. No entanto, apesar dos esforços desenvolvidos, o ensino a distância tem-se caracterizado por níveis baixos de interacção, centrando-se essencialmente na interacção entre o estudante e o conteúdo. Esta situação é consequência, por um lado, da forma como as tecnologias e os media têm sido utilizados para mediar o processo de ensino-aprendizagem, enquadrados numa pedagogia essencialmente transmissiva e, por outro, do facto de se perspectivar o processo de aprendizagem como um processo individual, auto-dirigido e descontextualizado socialmente. Com o Ensino Online, a terceira geração de ensino a distância, a interacção diversifica-se e multiplica-se, através da emergência de uma comunidade de aprendizagem que lhe confere a dimensão social até então ausente, permitindo novas abordagens pedagógicas e redefinindo o papel do professor e do estudante de ensino a distância. Esta é uma mudança que consideramos, a vários níveis, radical. |
id |
RCAP_72b7635ff18fff1649f9d04b9933d43c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/150 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os novos desafios do tutor a distância : o regresso ao paradigma da sala de aulaEnsino a distânciaSistemas on-lineTutorsAs abordagens pedagógicas e didácticas em ensino a distância desenvolveram-se em torno de duas variáveis fundamentais e estreitamente relacionadas: a questão da distância e a questão da interacção. No entanto, apesar dos esforços desenvolvidos, o ensino a distância tem-se caracterizado por níveis baixos de interacção, centrando-se essencialmente na interacção entre o estudante e o conteúdo. Esta situação é consequência, por um lado, da forma como as tecnologias e os media têm sido utilizados para mediar o processo de ensino-aprendizagem, enquadrados numa pedagogia essencialmente transmissiva e, por outro, do facto de se perspectivar o processo de aprendizagem como um processo individual, auto-dirigido e descontextualizado socialmente. Com o Ensino Online, a terceira geração de ensino a distância, a interacção diversifica-se e multiplica-se, através da emergência de uma comunidade de aprendizagem que lhe confere a dimensão social até então ausente, permitindo novas abordagens pedagógicas e redefinindo o papel do professor e do estudante de ensino a distância. Esta é uma mudança que consideramos, a vários níveis, radical.Universidade AbertaRepositório AbertoMorgado, Lina2008-12-06T08:40:46Z2003-122003-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/150porMorgado, Lina - Os novos desafios do tutor a distância : o regresso ao paradigma da sala de aula. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". ISSN 0872-0738. Nº 1 (Dez. 2003), p. 77-890872-0738info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-10T01:47:18Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:43.630669Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os novos desafios do tutor a distância : o regresso ao paradigma da sala de aula |
title |
Os novos desafios do tutor a distância : o regresso ao paradigma da sala de aula |
spellingShingle |
Os novos desafios do tutor a distância : o regresso ao paradigma da sala de aula Morgado, Lina Ensino a distância Sistemas on-line Tutors |
title_short |
Os novos desafios do tutor a distância : o regresso ao paradigma da sala de aula |
title_full |
Os novos desafios do tutor a distância : o regresso ao paradigma da sala de aula |
title_fullStr |
Os novos desafios do tutor a distância : o regresso ao paradigma da sala de aula |
title_full_unstemmed |
Os novos desafios do tutor a distância : o regresso ao paradigma da sala de aula |
title_sort |
Os novos desafios do tutor a distância : o regresso ao paradigma da sala de aula |
author |
Morgado, Lina |
author_facet |
Morgado, Lina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morgado, Lina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Sistemas on-line Tutors |
topic |
Ensino a distância Sistemas on-line Tutors |
description |
As abordagens pedagógicas e didácticas em ensino a distância desenvolveram-se em torno de duas variáveis fundamentais e estreitamente relacionadas: a questão da distância e a questão da interacção. No entanto, apesar dos esforços desenvolvidos, o ensino a distância tem-se caracterizado por níveis baixos de interacção, centrando-se essencialmente na interacção entre o estudante e o conteúdo. Esta situação é consequência, por um lado, da forma como as tecnologias e os media têm sido utilizados para mediar o processo de ensino-aprendizagem, enquadrados numa pedagogia essencialmente transmissiva e, por outro, do facto de se perspectivar o processo de aprendizagem como um processo individual, auto-dirigido e descontextualizado socialmente. Com o Ensino Online, a terceira geração de ensino a distância, a interacção diversifica-se e multiplica-se, através da emergência de uma comunidade de aprendizagem que lhe confere a dimensão social até então ausente, permitindo novas abordagens pedagógicas e redefinindo o papel do professor e do estudante de ensino a distância. Esta é uma mudança que consideramos, a vários níveis, radical. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12 2003-12-01T00:00:00Z 2008-12-06T08:40:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/150 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Morgado, Lina - Os novos desafios do tutor a distância : o regresso ao paradigma da sala de aula. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". ISSN 0872-0738. Nº 1 (Dez. 2003), p. 77-89 0872-0738 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134993841127424 |