Os novos desafios do tutor a distância : o regresso ao paradigma da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, Lina
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/150
Resumo: As abordagens pedagógicas e didácticas em ensino a distância desenvolveram-se em torno de duas variáveis fundamentais e estreitamente relacionadas: a questão da distância e a questão da interacção. No entanto, apesar dos esforços desenvolvidos, o ensino a distância tem-se caracterizado por níveis baixos de interacção, centrando-se essencialmente na interacção entre o estudante e o conteúdo. Esta situação é consequência, por um lado, da forma como as tecnologias e os media têm sido utilizados para mediar o processo de ensino-aprendizagem, enquadrados numa pedagogia essencialmente transmissiva e, por outro, do facto de se perspectivar o processo de aprendizagem como um processo individual, auto-dirigido e descontextualizado socialmente. Com o Ensino Online, a terceira geração de ensino a distância, a interacção diversifica-se e multiplica-se, através da emergência de uma comunidade de aprendizagem que lhe confere a dimensão social até então ausente, permitindo novas abordagens pedagógicas e redefinindo o papel do professor e do estudante de ensino a distância. Esta é uma mudança que consideramos, a vários níveis, radical.
id RCAP_72b7635ff18fff1649f9d04b9933d43c
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/150
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os novos desafios do tutor a distância : o regresso ao paradigma da sala de aulaEnsino a distânciaSistemas on-lineTutorsAs abordagens pedagógicas e didácticas em ensino a distância desenvolveram-se em torno de duas variáveis fundamentais e estreitamente relacionadas: a questão da distância e a questão da interacção. No entanto, apesar dos esforços desenvolvidos, o ensino a distância tem-se caracterizado por níveis baixos de interacção, centrando-se essencialmente na interacção entre o estudante e o conteúdo. Esta situação é consequência, por um lado, da forma como as tecnologias e os media têm sido utilizados para mediar o processo de ensino-aprendizagem, enquadrados numa pedagogia essencialmente transmissiva e, por outro, do facto de se perspectivar o processo de aprendizagem como um processo individual, auto-dirigido e descontextualizado socialmente. Com o Ensino Online, a terceira geração de ensino a distância, a interacção diversifica-se e multiplica-se, através da emergência de uma comunidade de aprendizagem que lhe confere a dimensão social até então ausente, permitindo novas abordagens pedagógicas e redefinindo o papel do professor e do estudante de ensino a distância. Esta é uma mudança que consideramos, a vários níveis, radical.Universidade AbertaRepositório AbertoMorgado, Lina2008-12-06T08:40:46Z2003-122003-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/150porMorgado, Lina - Os novos desafios do tutor a distância : o regresso ao paradigma da sala de aula. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". ISSN 0872-0738. Nº 1 (Dez. 2003), p. 77-890872-0738info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-10T01:47:18Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:43.630669Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os novos desafios do tutor a distância : o regresso ao paradigma da sala de aula
title Os novos desafios do tutor a distância : o regresso ao paradigma da sala de aula
spellingShingle Os novos desafios do tutor a distância : o regresso ao paradigma da sala de aula
Morgado, Lina
Ensino a distância
Sistemas on-line
Tutors
title_short Os novos desafios do tutor a distância : o regresso ao paradigma da sala de aula
title_full Os novos desafios do tutor a distância : o regresso ao paradigma da sala de aula
title_fullStr Os novos desafios do tutor a distância : o regresso ao paradigma da sala de aula
title_full_unstemmed Os novos desafios do tutor a distância : o regresso ao paradigma da sala de aula
title_sort Os novos desafios do tutor a distância : o regresso ao paradigma da sala de aula
author Morgado, Lina
author_facet Morgado, Lina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgado, Lina
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Sistemas on-line
Tutors
topic Ensino a distância
Sistemas on-line
Tutors
description As abordagens pedagógicas e didácticas em ensino a distância desenvolveram-se em torno de duas variáveis fundamentais e estreitamente relacionadas: a questão da distância e a questão da interacção. No entanto, apesar dos esforços desenvolvidos, o ensino a distância tem-se caracterizado por níveis baixos de interacção, centrando-se essencialmente na interacção entre o estudante e o conteúdo. Esta situação é consequência, por um lado, da forma como as tecnologias e os media têm sido utilizados para mediar o processo de ensino-aprendizagem, enquadrados numa pedagogia essencialmente transmissiva e, por outro, do facto de se perspectivar o processo de aprendizagem como um processo individual, auto-dirigido e descontextualizado socialmente. Com o Ensino Online, a terceira geração de ensino a distância, a interacção diversifica-se e multiplica-se, através da emergência de uma comunidade de aprendizagem que lhe confere a dimensão social até então ausente, permitindo novas abordagens pedagógicas e redefinindo o papel do professor e do estudante de ensino a distância. Esta é uma mudança que consideramos, a vários níveis, radical.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12
2003-12-01T00:00:00Z
2008-12-06T08:40:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/150
url http://hdl.handle.net/10400.2/150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Morgado, Lina - Os novos desafios do tutor a distância : o regresso ao paradigma da sala de aula. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". ISSN 0872-0738. Nº 1 (Dez. 2003), p. 77-89
0872-0738
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134993841127424