Olhar a escola e os outros: Vivências de alunos de 9º ano com atitudes de indisciplina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvador, Rute Mercedes Albuquerque
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/885
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
id RCAP_72ecc679c629d2f5f5bfaf10cc67df80
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/885
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Olhar a escola e os outros: Vivências de alunos de 9º ano com atitudes de indisciplinaPsicologia educacionalInstrumentosEscolaAtitudesAuto-conceitoAdolescênciaProfessoresDisciplina na sala de aulaEducacional psychologySchoolAttitudesSelf-conceptAdolescenceTeachersClassroom disciplineDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalA indisciplina é uma das problemáticas com que mais se deparam os profissionais ligados à educação. As intervenções junto de adolescentes com atitudes de indisciplina em relação à escola é, em geral, complexa, nomeadamente porque estes alunos, muitas vezes, interpretam de formas diferentes os acontecimentos em que participam ou a que assistem. O objectivo deste estudo é tentar olhar a escola através dos olhos dos alunos com atitudes de indisciplina procurando, através da análise dos seus discursos, compreender a sua visão dos outros e do mundo e, simultaneamente, verificar a existência de diferenças entre os discursos dos adolescentes com auto-estima baixa e elevada. Para este efeito, optou-se pela realização de um estudo qualitativo, de âmbito exploratório, dentro do campo de uma abordagem fenómeno lógica. A população em estudo foi constituída por alunos do 9.° ano de escolaridade, a frequentar a Escola Básica dos 2.° e 3.° Ciclos Pedro Eanes Lobato, na Amora, com sucesso escolar no ano lectivo anterior e atitudes de indisciplina em relação à escola. A amostra ficou constituída por 14 alunos, 6 com baixa auto-estima e 8 com auto-estima elevada, que concordaram em ser entrevistados no âmbito deste trabalho. A recolha de dados foi efectuada através de entrevistas semi-estruturadas, gravadas em suporte áudio e posteriormente transcritas e submetidas a análise de conteúdo. Embora não podendo ser generalizados, os resultados apontam para diferenças entre os dois grupos, nomeadamente ao nível da atribuição, interna ou externa, da responsabilidade pelas diferentes situações. Os adolescentes com auto-estima elevada referem situações de bom relacionamento com colegas e professores, sabendo explicar os factores que os levam a gostar mais ou menos de um professor, bem como as regras de conduta e de ética que devem guiar as relações entre os pares. Atribuem a si próprios a responsabilidade pelas suas aprendizagens, escolhas e comportamentos, bem como pelos seus sucessos, que consideram fruto de um esforço. Os adolescentes com baixa auto-estima, pelo contrário, assinalam sobretudo situações menos satisfatórias, quer com colegas, por quem se sentem (ou já sentiram) excluídos, quer com professores. Os seus problemas com os pares são sobretudo devido às características ou atitudes dos colegas. Quanto aos professores, são para eles parciais e rotuladores, criando situações de injustiça e favoritismo quer na avaliação, quer na área disciplinar. O processo de etiquetagem, para este alunos, influencia o julgamento dos professores. Os episódios narrados pelos adolescentes deste grupo apresentam uma visão mais negativa das suas vivências em contexto escolar do que as dos alunos com auto-estima elevada. O estudo aponta, assim, para uma relação entre o nível de auto-estima destes alunos e a sua visão da escola e dos outros.Instituto Superior de Psicologia AplicadaMartins, Margarida AlvesRepositório do ISPASalvador, Rute Mercedes Albuquerque2011-09-20T19:07:18Z2003-01-01T00:00:00Z2003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/885porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:37:00Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/885Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:59.543491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Olhar a escola e os outros: Vivências de alunos de 9º ano com atitudes de indisciplina
title Olhar a escola e os outros: Vivências de alunos de 9º ano com atitudes de indisciplina
spellingShingle Olhar a escola e os outros: Vivências de alunos de 9º ano com atitudes de indisciplina
Salvador, Rute Mercedes Albuquerque
Psicologia educacional
Instrumentos
Escola
Atitudes
Auto-conceito
Adolescência
Professores
Disciplina na sala de aula
Educacional psychology
School
Attitudes
Self-concept
Adolescence
Teachers
Classroom discipline
title_short Olhar a escola e os outros: Vivências de alunos de 9º ano com atitudes de indisciplina
title_full Olhar a escola e os outros: Vivências de alunos de 9º ano com atitudes de indisciplina
title_fullStr Olhar a escola e os outros: Vivências de alunos de 9º ano com atitudes de indisciplina
title_full_unstemmed Olhar a escola e os outros: Vivências de alunos de 9º ano com atitudes de indisciplina
title_sort Olhar a escola e os outros: Vivências de alunos de 9º ano com atitudes de indisciplina
author Salvador, Rute Mercedes Albuquerque
author_facet Salvador, Rute Mercedes Albuquerque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Margarida Alves
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvador, Rute Mercedes Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Instrumentos
Escola
Atitudes
Auto-conceito
Adolescência
Professores
Disciplina na sala de aula
Educacional psychology
School
Attitudes
Self-concept
Adolescence
Teachers
Classroom discipline
topic Psicologia educacional
Instrumentos
Escola
Atitudes
Auto-conceito
Adolescência
Professores
Disciplina na sala de aula
Educacional psychology
School
Attitudes
Self-concept
Adolescence
Teachers
Classroom discipline
description Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01T00:00:00Z
2003-01-01T00:00:00Z
2011-09-20T19:07:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/885
url http://hdl.handle.net/10400.12/885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130049667923968