Efeito da prática desportiva na competência motora em crianças praticantes de desporto escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/45391 |
Resumo: | A Prática de Ensino Supervisionada foi realizada numa instituição de Ensino Público no concelho de Loures, a qual apresentava um grupo disciplinar estável, com várias áreas de especialização. A principal condicionante durante o ano letivo foi a indisponibilidade do Pavilhão António Feliciano Bastos, pois serviu para a vacinação ao COVID-19 até março. A Planificação foi realizada com base em documentos estruturantes já existentes tais como o Programa Disciplinar, o Perfil do Aluno e as Aprendizagens Essenciais. Depois destes documentos terem sido analisados, surgiu a criação de um Plano Plurianual. A estratégia utilizada para as aulas foi trabalhar em estações politemáticas, ou seja, em cada aula existiram 2/3 estações de matérias diferentes onde os alunos trabalharam exercícios critério ou jogos reduzidos, de modo a desenvolverem a técnica, mas também a tomar conhecimento do jogo ou matéria e ter de tomar decisões sobre a técnica lecionada. Os Instrumentos e os critérios de avaliação utilizados foram desenvolvidos pelo Grupo de Educação Física da Escola Dr. António Carvalho Figueiredo. A investigação decorreu na mesma instituição, em que o objetivo era verificar se a participação no Desporto Escolar apresenta influência os níveis de CM dos alunos. |
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Efeito da prática desportiva na competência motora em crianças praticantes de desporto escolarEducação físicaPlanificaçãoAvaliaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Prática de Ensino Supervisionada foi realizada numa instituição de Ensino Público no concelho de Loures, a qual apresentava um grupo disciplinar estável, com várias áreas de especialização. A principal condicionante durante o ano letivo foi a indisponibilidade do Pavilhão António Feliciano Bastos, pois serviu para a vacinação ao COVID-19 até março. A Planificação foi realizada com base em documentos estruturantes já existentes tais como o Programa Disciplinar, o Perfil do Aluno e as Aprendizagens Essenciais. Depois destes documentos terem sido analisados, surgiu a criação de um Plano Plurianual. A estratégia utilizada para as aulas foi trabalhar em estações politemáticas, ou seja, em cada aula existiram 2/3 estações de matérias diferentes onde os alunos trabalharam exercícios critério ou jogos reduzidos, de modo a desenvolverem a técnica, mas também a tomar conhecimento do jogo ou matéria e ter de tomar decisões sobre a técnica lecionada. Os Instrumentos e os critérios de avaliação utilizados foram desenvolvidos pelo Grupo de Educação Física da Escola Dr. António Carvalho Figueiredo. A investigação decorreu na mesma instituição, em que o objetivo era verificar se a participação no Desporto Escolar apresenta influência os níveis de CM dos alunos.Flôres, FábioRepositório ComumBrito, Bernardo2023-07-04T15:22:09Z2023-06-202023-06-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45391TID:203322622pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:21:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:28.461143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Prática de Ensino Supervisionada foi realizada numa instituição de Ensino Público no concelho de Loures, a qual apresentava um grupo disciplinar estável, com várias áreas de especialização. A principal condicionante durante o ano letivo foi a indisponibilidade do Pavilhão António Feliciano Bastos, pois serviu para a vacinação ao COVID-19 até março. A Planificação foi realizada com base em documentos estruturantes já existentes tais como o Programa Disciplinar, o Perfil do Aluno e as Aprendizagens Essenciais. Depois destes documentos terem sido analisados, surgiu a criação de um Plano Plurianual. A estratégia utilizada para as aulas foi trabalhar em estações politemáticas, ou seja, em cada aula existiram 2/3 estações de matérias diferentes onde os alunos trabalharam exercícios critério ou jogos reduzidos, de modo a desenvolverem a técnica, mas também a tomar conhecimento do jogo ou matéria e ter de tomar decisões sobre a técnica lecionada. Os Instrumentos e os critérios de avaliação utilizados foram desenvolvidos pelo Grupo de Educação Física da Escola Dr. António Carvalho Figueiredo. A investigação decorreu na mesma instituição, em que o objetivo era verificar se a participação no Desporto Escolar apresenta influência os níveis de CM dos alunos. |
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