Ensinar a brincar para aprender a viver

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gavaia, Bruno Afonso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20719
Resumo: O presente Relatório de Estágio (RE) foi realizado no âmbito da Unidade Curricular (UC) da Prática de Ensino Supervisionada (PES), pertencente ao plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Neste documento encontram-se organizados pressupostos teóricos e legais que corroboram a prática docente bem como alguns momentos da PES do mestrando. No decorrer da prática, o mestrando teve contacto com duas turmas de cada ciclo (1º CEB e 2º CEB), havendo uma perspetiva constante de crescimento e desenvolvimento de estratégias e metodologias inovadoras, adequando-as às características específicas de cada um dos contextos, os quais chegaram a abranger um curto período de ensino remoto de emergência. As intervenções realizadas tinham por base um desenvolvimento exploratório de atividades digitais e gamificadas, tendo-se verificado momentos de observação, cooperação, planificação, implementação/ação e reflexão, alguns momentos de investigação. Neste documento, para além da apresentação de práticas dos contextos supramencionados, também se encontra a componente investigativa, em formato de artigo científico, a qual se associa com um estudo caso da implementação e reflexão sobre a utilização de um jogo de cartas de ciências como estratégia de motivação, incentivo e auxílio ao estudo num 5º ano de escolaridade. A mesma constitui um estudo caso do material didático, as cartas, averiguando qual o impacto das mesmas nas aprendizagens e progressões dos alunos. Durante a PES, destaca-se uma aposta num desenvolvimento de um trabalho apoiado em interesses específicos dos alunos, procurando deixá-los mais empenhados e entusiasmados, promovendo atividades que implique que os alunos sejam construtores frequentes do seu próprio conhecimento, fazendo-o através de atividades lúdicas. Deste modo, os alunos preparam-se para a vida, aprendendo com brincadeiras orientadas, mediadas e didaticamente ponderadas.
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No decorrer da prática, o mestrando teve contacto com duas turmas de cada ciclo (1º CEB e 2º CEB), havendo uma perspetiva constante de crescimento e desenvolvimento de estratégias e metodologias inovadoras, adequando-as às características específicas de cada um dos contextos, os quais chegaram a abranger um curto período de ensino remoto de emergência. As intervenções realizadas tinham por base um desenvolvimento exploratório de atividades digitais e gamificadas, tendo-se verificado momentos de observação, cooperação, planificação, implementação/ação e reflexão, alguns momentos de investigação. Neste documento, para além da apresentação de práticas dos contextos supramencionados, também se encontra a componente investigativa, em formato de artigo científico, a qual se associa com um estudo caso da implementação e reflexão sobre a utilização de um jogo de cartas de ciências como estratégia de motivação, incentivo e auxílio ao estudo num 5º ano de escolaridade. A mesma constitui um estudo caso do material didático, as cartas, averiguando qual o impacto das mesmas nas aprendizagens e progressões dos alunos. Durante a PES, destaca-se uma aposta num desenvolvimento de um trabalho apoiado em interesses específicos dos alunos, procurando deixá-los mais empenhados e entusiasmados, promovendo atividades que implique que os alunos sejam construtores frequentes do seu próprio conhecimento, fazendo-o através de atividades lúdicas. Deste modo, os alunos preparam-se para a vida, aprendendo com brincadeiras orientadas, mediadas e didaticamente ponderadas.This Internship Report (IR) was carried out within the scope of the Curricular Unit (CU) of Supervised Teaching Practice (STP), belonging to the study plan of the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd CBE. In this document are organized theoretical and legal assumptions that corroborate the teaching practice as well as some moments of the Master's STP. During the practice, the master's student had contact with two classes of each cycle (1st CBE and 2nd CBE), with a constant perspective of growth and development of innovative strategies and methodologies, adapting them to the specific characteristics of each of the contexts, one of them being held with a short period of emergency remote teaching. The interventions carried out were based on an exploratory development of digital and gamified activities, which lead to the foreseen moments of observation, cooperation, planning, implementation/action and reflection, some moments of investigation. In this document, in addition to the presentation of practices from the aforementioned contexts, there is also the investigative component, in the format of a scientific article, which is associated with a case study of the implementation and reflection of the use of a science card game as a strategy of motivation, incentive and study aid in a 5th year of school. It constitutes a case study of the didactic material, the cards, verifying the impact of the same in the learning and progression of the students. During the STP, there is a focus on the development of work based on the specific interests of students, having the objective of making them more committed and enthusiastic, promoting activities that imply that students are frequent builders of their own knowledge, doing it through playful activities. In this way, students prepare themselves for life, learning through guided, mediated and didactically weighted play.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRodrigues, Pedro CorreiaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGavaia, Bruno Afonso2022-07-26T09:43:43Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20719TID:203043758porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:37Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:48.903553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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