O valor das coisas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24512 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, que está inserida no segundo ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório tem como principal objetivo espelhar o percurso desenhado pela mestranda no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, que conferem momentos de observação, cooperação, planificação, intervenção, reflexão e investigação. O mesmo é composto por um construto teórico, que está dividido em duas partes, a dimensão académica e a dimensão profissional, explorando pressupostos que a mestranda considerou essenciais. Seguidamente, surge a contextualização do meio educativo dos ciclos de ensino com os quais a mestranda contactou, o 1.ºCEB e o 2.ºCEB. Posteriormente, são descritas algumas das intervenções da mestranda nos ciclos de ensino, visando o desenvolvimento e construção de aprendizagens significativas e contextualizadas. Relativamente à componente investigativa desenvolvida, é composta por um construto teórico, com o objetivo da promoção de conhecimentos para uma turma de 6.º ano na disciplina de Ciências Naturais, relativamente ao processo de fotossíntese. A investigação passou pela construção e exploração de recursos, com auxílio do micro:bit, que contribuíram para maior compreensão e significado dos conteúdos, como para a promoção de competências descritas no Perfil do Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. No decorrer do seu percurso, a mestranda procurou desenvolver competências que a permitissem desenvolver um perfil crítico, procurando dar resposta às necessidades dos alunos, adaptando-as às suas práticas pedagógicas. |
id |
RCAP_33e8b6b88675e00c2eb7e4c2936bbc4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24512 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O valor das coisasPrática de ensino supervisionadaEducaçãoReflexãoInvestigaçãoEducationSupervised teaching practiceReflectionResearchCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, que está inserida no segundo ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório tem como principal objetivo espelhar o percurso desenhado pela mestranda no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, que conferem momentos de observação, cooperação, planificação, intervenção, reflexão e investigação. O mesmo é composto por um construto teórico, que está dividido em duas partes, a dimensão académica e a dimensão profissional, explorando pressupostos que a mestranda considerou essenciais. Seguidamente, surge a contextualização do meio educativo dos ciclos de ensino com os quais a mestranda contactou, o 1.ºCEB e o 2.ºCEB. Posteriormente, são descritas algumas das intervenções da mestranda nos ciclos de ensino, visando o desenvolvimento e construção de aprendizagens significativas e contextualizadas. Relativamente à componente investigativa desenvolvida, é composta por um construto teórico, com o objetivo da promoção de conhecimentos para uma turma de 6.º ano na disciplina de Ciências Naturais, relativamente ao processo de fotossíntese. A investigação passou pela construção e exploração de recursos, com auxílio do micro:bit, que contribuíram para maior compreensão e significado dos conteúdos, como para a promoção de competências descritas no Perfil do Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. No decorrer do seu percurso, a mestranda procurou desenvolver competências que a permitissem desenvolver um perfil crítico, procurando dar resposta às necessidades dos alunos, adaptando-as às suas práticas pedagógicas.The present Internship Report arises within the scope of the Curricular Unit Supervised Teaching Practice, which is part of the second year of the Master's in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education and for Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This report aims to reflect the path designed by the master's student during the Supervised Teaching Practice, which includes moments of observation, cooperation, planning, intervention, reflection, and research. It is composed of a theoretical framework, which is divided into two parts, the academic dimension and the professional dimension, exploring assumptions that the master's student considered essential. Subsequently, there is the contextualization of the educational environment of the education cycles with which the master's student engaged, the 1st Cycle of Basic Education and the 2nd Cycle of Basic Education. Then, some of the interventions by the master's student in the education cycles are described, aiming at the development and construction of meaningful and contextualized learning. Regarding the research component developed, it consists of a theoretical framework with the objective of promoting knowledge for a 6th-grade class in the subject of Natural Sciences, specifically regarding the process of photosynthesis. The research involved the creation and exploration of resources, with the assistance of the micro:bit, which contributed to a better understanding and significance of the content, as well as to the promotion of skills described in the Profile of Students Exiting Compulsory Education. Throughout her journey, the master's student sought to develop skills that would allow her to cultivate a critical profile, addressing the needs of the students and adapting them to her pedagogical practices.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRodrigues, PedroBarbot, AntónioRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGonçalves, Laura Cristiana Coelho2024-01-17T12:15:56Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24512TID:203471075porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:48:10Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24512Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:41.782142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O valor das coisas |
title |
O valor das coisas |
spellingShingle |
O valor das coisas Gonçalves, Laura Cristiana Coelho Prática de ensino supervisionada Educação Reflexão Investigação Education Supervised teaching practice Reflection Research Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O valor das coisas |
title_full |
O valor das coisas |
title_fullStr |
O valor das coisas |
title_full_unstemmed |
O valor das coisas |
title_sort |
O valor das coisas |
author |
Gonçalves, Laura Cristiana Coelho |
author_facet |
Gonçalves, Laura Cristiana Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Pedro Barbot, António Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Laura Cristiana Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Educação Reflexão Investigação Education Supervised teaching practice Reflection Research Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática de ensino supervisionada Educação Reflexão Investigação Education Supervised teaching practice Reflection Research Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, que está inserida no segundo ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório tem como principal objetivo espelhar o percurso desenhado pela mestranda no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, que conferem momentos de observação, cooperação, planificação, intervenção, reflexão e investigação. O mesmo é composto por um construto teórico, que está dividido em duas partes, a dimensão académica e a dimensão profissional, explorando pressupostos que a mestranda considerou essenciais. Seguidamente, surge a contextualização do meio educativo dos ciclos de ensino com os quais a mestranda contactou, o 1.ºCEB e o 2.ºCEB. Posteriormente, são descritas algumas das intervenções da mestranda nos ciclos de ensino, visando o desenvolvimento e construção de aprendizagens significativas e contextualizadas. Relativamente à componente investigativa desenvolvida, é composta por um construto teórico, com o objetivo da promoção de conhecimentos para uma turma de 6.º ano na disciplina de Ciências Naturais, relativamente ao processo de fotossíntese. A investigação passou pela construção e exploração de recursos, com auxílio do micro:bit, que contribuíram para maior compreensão e significado dos conteúdos, como para a promoção de competências descritas no Perfil do Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. No decorrer do seu percurso, a mestranda procurou desenvolver competências que a permitissem desenvolver um perfil crítico, procurando dar resposta às necessidades dos alunos, adaptando-as às suas práticas pedagógicas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-01-17T12:15:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/24512 TID:203471075 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/24512 |
identifier_str_mv |
TID:203471075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137054951473152 |