O valor das coisas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Laura Cristiana Coelho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24512
Resumo: O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, que está inserida no segundo ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório tem como principal objetivo espelhar o percurso desenhado pela mestranda no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, que conferem momentos de observação, cooperação, planificação, intervenção, reflexão e investigação. O mesmo é composto por um construto teórico, que está dividido em duas partes, a dimensão académica e a dimensão profissional, explorando pressupostos que a mestranda considerou essenciais. Seguidamente, surge a contextualização do meio educativo dos ciclos de ensino com os quais a mestranda contactou, o 1.ºCEB e o 2.ºCEB. Posteriormente, são descritas algumas das intervenções da mestranda nos ciclos de ensino, visando o desenvolvimento e construção de aprendizagens significativas e contextualizadas. Relativamente à componente investigativa desenvolvida, é composta por um construto teórico, com o objetivo da promoção de conhecimentos para uma turma de 6.º ano na disciplina de Ciências Naturais, relativamente ao processo de fotossíntese. A investigação passou pela construção e exploração de recursos, com auxílio do micro:bit, que contribuíram para maior compreensão e significado dos conteúdos, como para a promoção de competências descritas no Perfil do Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. No decorrer do seu percurso, a mestranda procurou desenvolver competências que a permitissem desenvolver um perfil crítico, procurando dar resposta às necessidades dos alunos, adaptando-as às suas práticas pedagógicas.
id RCAP_33e8b6b88675e00c2eb7e4c2936bbc4b
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24512
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O valor das coisasPrática de ensino supervisionadaEducaçãoReflexãoInvestigaçãoEducationSupervised teaching practiceReflectionResearchCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, que está inserida no segundo ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório tem como principal objetivo espelhar o percurso desenhado pela mestranda no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, que conferem momentos de observação, cooperação, planificação, intervenção, reflexão e investigação. O mesmo é composto por um construto teórico, que está dividido em duas partes, a dimensão académica e a dimensão profissional, explorando pressupostos que a mestranda considerou essenciais. Seguidamente, surge a contextualização do meio educativo dos ciclos de ensino com os quais a mestranda contactou, o 1.ºCEB e o 2.ºCEB. Posteriormente, são descritas algumas das intervenções da mestranda nos ciclos de ensino, visando o desenvolvimento e construção de aprendizagens significativas e contextualizadas. Relativamente à componente investigativa desenvolvida, é composta por um construto teórico, com o objetivo da promoção de conhecimentos para uma turma de 6.º ano na disciplina de Ciências Naturais, relativamente ao processo de fotossíntese. A investigação passou pela construção e exploração de recursos, com auxílio do micro:bit, que contribuíram para maior compreensão e significado dos conteúdos, como para a promoção de competências descritas no Perfil do Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. No decorrer do seu percurso, a mestranda procurou desenvolver competências que a permitissem desenvolver um perfil crítico, procurando dar resposta às necessidades dos alunos, adaptando-as às suas práticas pedagógicas.The present Internship Report arises within the scope of the Curricular Unit Supervised Teaching Practice, which is part of the second year of the Master's in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education and for Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This report aims to reflect the path designed by the master's student during the Supervised Teaching Practice, which includes moments of observation, cooperation, planning, intervention, reflection, and research. It is composed of a theoretical framework, which is divided into two parts, the academic dimension and the professional dimension, exploring assumptions that the master's student considered essential. Subsequently, there is the contextualization of the educational environment of the education cycles with which the master's student engaged, the 1st Cycle of Basic Education and the 2nd Cycle of Basic Education. Then, some of the interventions by the master's student in the education cycles are described, aiming at the development and construction of meaningful and contextualized learning. Regarding the research component developed, it consists of a theoretical framework with the objective of promoting knowledge for a 6th-grade class in the subject of Natural Sciences, specifically regarding the process of photosynthesis. The research involved the creation and exploration of resources, with the assistance of the micro:bit, which contributed to a better understanding and significance of the content, as well as to the promotion of skills described in the Profile of Students Exiting Compulsory Education. Throughout her journey, the master's student sought to develop skills that would allow her to cultivate a critical profile, addressing the needs of the students and adapting them to her pedagogical practices.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRodrigues, PedroBarbot, AntónioRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGonçalves, Laura Cristiana Coelho2024-01-17T12:15:56Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24512TID:203471075porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:48:10Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24512Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:41.782142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O valor das coisas
title O valor das coisas
spellingShingle O valor das coisas
Gonçalves, Laura Cristiana Coelho
Prática de ensino supervisionada
Educação
Reflexão
Investigação
Education
Supervised teaching practice
Reflection
Research
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O valor das coisas
title_full O valor das coisas
title_fullStr O valor das coisas
title_full_unstemmed O valor das coisas
title_sort O valor das coisas
author Gonçalves, Laura Cristiana Coelho
author_facet Gonçalves, Laura Cristiana Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Pedro
Barbot, António
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Laura Cristiana Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Educação
Reflexão
Investigação
Education
Supervised teaching practice
Reflection
Research
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Educação
Reflexão
Investigação
Education
Supervised teaching practice
Reflection
Research
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, que está inserida no segundo ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório tem como principal objetivo espelhar o percurso desenhado pela mestranda no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, que conferem momentos de observação, cooperação, planificação, intervenção, reflexão e investigação. O mesmo é composto por um construto teórico, que está dividido em duas partes, a dimensão académica e a dimensão profissional, explorando pressupostos que a mestranda considerou essenciais. Seguidamente, surge a contextualização do meio educativo dos ciclos de ensino com os quais a mestranda contactou, o 1.ºCEB e o 2.ºCEB. Posteriormente, são descritas algumas das intervenções da mestranda nos ciclos de ensino, visando o desenvolvimento e construção de aprendizagens significativas e contextualizadas. Relativamente à componente investigativa desenvolvida, é composta por um construto teórico, com o objetivo da promoção de conhecimentos para uma turma de 6.º ano na disciplina de Ciências Naturais, relativamente ao processo de fotossíntese. A investigação passou pela construção e exploração de recursos, com auxílio do micro:bit, que contribuíram para maior compreensão e significado dos conteúdos, como para a promoção de competências descritas no Perfil do Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. No decorrer do seu percurso, a mestranda procurou desenvolver competências que a permitissem desenvolver um perfil crítico, procurando dar resposta às necessidades dos alunos, adaptando-as às suas práticas pedagógicas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-17T12:15:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24512
TID:203471075
url http://hdl.handle.net/10400.22/24512
identifier_str_mv TID:203471075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137054951473152