Um pequeno passo no presente a preparar o futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Diogo Luís Pinto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24477
Resumo: O presente relatório de estágio (RE), surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB). No contexto apresentado, o RE delineia o percurso percorrido durante a PES, adotando uma abordagem construtivista e reflexiva. Isso implica a exploração dos princípios teóricos e legais que guiam a prática docente, bem como a aplicação dos conhecimentos científicos e pedagógicos envolvidos na PES, analisando e fundamentando as diversas opções selecionadas. Com essa finalidade, o RE destaca e detalha as principais experiências do mestrando, representando as aprendizagens e a trajetória acadêmica no âmbito do mestrado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Dessa maneira, a formação inicial proporcionou o contato com diversos profissionais de excelência, abrangendo os âmbitos cognitivos, pedagógicos e interpessoal. Isso permitiu ao estudante de mestrado desenvolver um trabalho enriquecedor em termos de aprendizagem e amadurecer como futuro professor e cidadão ativo na sociedade atual. Durante a PES, o mestrando participou ativamente no acompanhamento de uma turma do 1º Ciclo do Ensino Básico e em duas turmas do 2º Ciclo do Ensino Básico. Estas turmas revelaram características notavelmente distintas e desafiantes, uma vez que os alunos apresentavam variados níveis de maturidade, necessidades e interesses distintos. Apesar de pertencerem ao mesmo Agrupamento de Escolas, as duas instituições também exibiam dinâmicas divergentes. Estes elementos exigiram a implementação de uma variedade de estratégias e métodos, levando em consideração os diferentes contextos, sempre com o objetivo principal de enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem. A adaptação a cada contexto é um processo que se desenvolverá e ocorreu de forma orgânica ao longo da prática docente, dada a singularidade de cada aluno e a necessidade de atender às suas características e peculiaridades. Por outro lado, a componente investigativa, desenvolvida ao longo PES, revelou-se um momento crucial na formação inicial do estudante de mestrado. Esta ação possibilitou o aprimoramento de capacidades reflexivas e de investigação sobre a prática, constituindo uma ferramenta essencial para a construção de conhecimentos e abordagens didáticas, tendo como base os diferentes contextos. Além disso, contribuiu para a compreensão da relevância do ato investigativo na carreira docente, visando a melhoria contínua da prática profissional. Ao concluir esta fase dos estudos superiores, os cinco anos de formação inicial representaram um desafio, marcados por obstáculos, momentos menos favoráveis e momentos positivos, que permitiram ao estudante de mestrado evoluir tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Por fim, resta apenas mencionar que o mestrando se sente preparado para encarar a nova etapa da sua vida, ingressando na carreira profissional de professor, prontificando-se a ganhar asas e voar por este mundo fora, com o objetivo de espalhar sorrisos a todas crianças com que contactar.
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Com essa finalidade, o RE destaca e detalha as principais experiências do mestrando, representando as aprendizagens e a trajetória acadêmica no âmbito do mestrado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Dessa maneira, a formação inicial proporcionou o contato com diversos profissionais de excelência, abrangendo os âmbitos cognitivos, pedagógicos e interpessoal. Isso permitiu ao estudante de mestrado desenvolver um trabalho enriquecedor em termos de aprendizagem e amadurecer como futuro professor e cidadão ativo na sociedade atual. Durante a PES, o mestrando participou ativamente no acompanhamento de uma turma do 1º Ciclo do Ensino Básico e em duas turmas do 2º Ciclo do Ensino Básico. Estas turmas revelaram características notavelmente distintas e desafiantes, uma vez que os alunos apresentavam variados níveis de maturidade, necessidades e interesses distintos. Apesar de pertencerem ao mesmo Agrupamento de Escolas, as duas instituições também exibiam dinâmicas divergentes. Estes elementos exigiram a implementação de uma variedade de estratégias e métodos, levando em consideração os diferentes contextos, sempre com o objetivo principal de enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem. A adaptação a cada contexto é um processo que se desenvolverá e ocorreu de forma orgânica ao longo da prática docente, dada a singularidade de cada aluno e a necessidade de atender às suas características e peculiaridades. Por outro lado, a componente investigativa, desenvolvida ao longo PES, revelou-se um momento crucial na formação inicial do estudante de mestrado. Esta ação possibilitou o aprimoramento de capacidades reflexivas e de investigação sobre a prática, constituindo uma ferramenta essencial para a construção de conhecimentos e abordagens didáticas, tendo como base os diferentes contextos. Além disso, contribuiu para a compreensão da relevância do ato investigativo na carreira docente, visando a melhoria contínua da prática profissional. Ao concluir esta fase dos estudos superiores, os cinco anos de formação inicial representaram um desafio, marcados por obstáculos, momentos menos favoráveis e momentos positivos, que permitiram ao estudante de mestrado evoluir tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Por fim, resta apenas mencionar que o mestrando se sente preparado para encarar a nova etapa da sua vida, ingressando na carreira profissional de professor, prontificando-se a ganhar asas e voar por este mundo fora, com o objetivo de espalhar sorrisos a todas crianças com que contactar.The present internship report (IR) arises within the scope of the Curricular Unit (CU) of Supervised Teaching Practice (STP), integrated into the curriculum of the master’s in teaching for the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences for the 2nd Cycle of Basic Education (CEB). In the presented context, the IR outlines the journey undertaken during the STP, adopting a constructivist and reflective approach. This involves exploring the theoretical and legal principles that guide teaching practice, as well as applying the scientific and pedagogical knowledge involved in the STP, analyzing and substantiating the various selected options. With this purpose, the IR highlights and details the main experiences of the master's student, representing the learning and academic trajectory within the scope of the master's degree at the School of Education of the Polytechnic Institute of Porto. In this way, the initial training provided the opportunity to interact with various professionals of excellence, covering cognitive, pedagogical, and interpersonal aspects. This allowed the master's student to develop enriching work in terms of learning and mature as a future teacher and active citizen today. During the STP, the master's student actively participated in the supervision of a 1st Cycle of Basic Education class and two classes from the 2nd Cycle of Basic Education. These classes exhibited notably distinct and challenging characteristics, as students presented various levels of maturity, needs, and different interests. Despite belonging to the same School Group, the two institutions also displayed divergent dynamics. These elements required the implementation of a variety of strategies and methods, considering the different contexts, always with the main goal of enriching the teaching and learning processes. The adaptation to each context is a process that developed and occurred organically throughout the teaching practice, given the uniqueness of each student and the need to meet their characteristics and peculiarities. On the other hand, the investigative component, developed throughout the STP, proved to be a crucial moment in the initial training of the master's student. This action allowed the enhancement of reflective and investigative capacities regarding practice, constituting an essential tool for the construction of knowledge and didactic approaches, based on different contexts. Furthermore, it contributed to understanding the relevance of investigative acts in the teaching career, aiming for continuous improvement in professional practice. Upon concluding this phase of higher education, the five years of initial training posed a challenge, marked by obstacles, less favorable moments, and positive moments, which allowed the master's student to evolve both personally and professionally. Finally, it remains to be mentioned that the master's student feels ready to face the new stage of their life, entering the professional teaching career, ready to spread their wings and fly around the world, with the aim of bringing smiles to all the children they encounter.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBarbot, AntónioRodrigues, PedroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Diogo Luís Pinto2024-01-16T12:57:22Z202323232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24477TID:203471130porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T01:49:46Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:55.894254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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