Supervisão e perfil do supervisor do 1º ciclo do ensino básico : um alicerce para o desenvolvimento organizacional numa instituição de ensino particular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1142 |
Resumo: | Nos dias de hoje, cabe ao professor a procura de respostas pedagógicas perante o contexto institucional com o qual se depara. A implementação de um clima de confiança e de desenvolvimento de espaços de encontro nos quais se promova uma aprendizagem comum e em equipa torna-se, assim, um forte pilar para a cooperação e para o aperfeiçoamento contínuo. Na instituição de ensino estudada, a equipa docente do 1º CEB tem vindo a trabalhar-se, ao longo dos últimos anos, desenvolvendo trabalhos de parceria pedagógica (entre professores do mesmo ano de escolaridade), articulando saberes e competências com os projetos implementados cuja pertinência e fundamentação estão devidamente subjacentes à missão e valores presentes no Projeto Educativo. Cabe, assim, à coordenação deste ciclo supervisionar as práticas pedagógicas orientando cada professor de uma forma flexível permitindo que todos se desenvolvam enquanto profissionais dentro do seu espaço e de acordo com as suas necessidades específicas. Porém, não está formalizado nenhum sistema de Supervisão assente num perfil supervisivo que contemple um compromisso entre Supervisor e Supervisando e um agir supervisivo que fomente a melhoria assente numa aposta em cenários formais de partilha e de oportunidade de aprendizagem em comum. Este estudo surge, assim, como uma reposta a esta necessidade e teve em conta as seguintes inquietudes: qual o modelo de Supervisão a seguir? Quais as Funções do Supervisor do 1ºCEB que exerce a Supervisão na Instituição? Assente numa metodologia qualitativa de investigação, este estudo exploratório visa a Conceção de um perfil de Funções do Supervisor do 1º Ciclo do Ensino Básico numa Instituição de Ensino Particular onde se propõem dimensões supervisivas a contemplar e um Ciclo de Supervisão contextualizado no perfil concebido. |
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Supervisão e perfil do supervisor do 1º ciclo do ensino básico : um alicerce para o desenvolvimento organizacional numa instituição de ensino particularSupervisão pedagógicaSupervisores de professores - perfilEnsino básico (1º ciclo) - ensino privadoNos dias de hoje, cabe ao professor a procura de respostas pedagógicas perante o contexto institucional com o qual se depara. A implementação de um clima de confiança e de desenvolvimento de espaços de encontro nos quais se promova uma aprendizagem comum e em equipa torna-se, assim, um forte pilar para a cooperação e para o aperfeiçoamento contínuo. Na instituição de ensino estudada, a equipa docente do 1º CEB tem vindo a trabalhar-se, ao longo dos últimos anos, desenvolvendo trabalhos de parceria pedagógica (entre professores do mesmo ano de escolaridade), articulando saberes e competências com os projetos implementados cuja pertinência e fundamentação estão devidamente subjacentes à missão e valores presentes no Projeto Educativo. Cabe, assim, à coordenação deste ciclo supervisionar as práticas pedagógicas orientando cada professor de uma forma flexível permitindo que todos se desenvolvam enquanto profissionais dentro do seu espaço e de acordo com as suas necessidades específicas. Porém, não está formalizado nenhum sistema de Supervisão assente num perfil supervisivo que contemple um compromisso entre Supervisor e Supervisando e um agir supervisivo que fomente a melhoria assente numa aposta em cenários formais de partilha e de oportunidade de aprendizagem em comum. Este estudo surge, assim, como uma reposta a esta necessidade e teve em conta as seguintes inquietudes: qual o modelo de Supervisão a seguir? Quais as Funções do Supervisor do 1ºCEB que exerce a Supervisão na Instituição? Assente numa metodologia qualitativa de investigação, este estudo exploratório visa a Conceção de um perfil de Funções do Supervisor do 1º Ciclo do Ensino Básico numa Instituição de Ensino Particular onde se propõem dimensões supervisivas a contemplar e um Ciclo de Supervisão contextualizado no perfil concebido.Nowadays, it is up to teachers to look for pedagogical responses within the context of teaching facilities. Building an environment of trust and development of meeting points that promote individual and collective learning is crucial for achieving continuous cooperation and improvement. In the past years, the teaching staff of the studied teaching facility has been developing pedagogical partnerships (between teachers in the same teaching level) which articulate knowledge and skills with projects that are based on the mission and values of the Education Project. It is the responsibility of Coordinators to supervise teaching practices and guide teachers in a flexible way that allows them to grow as professionals within their area and according to their specific needs. However, there is still not a Supervision model that is based on a supervision profile focused on commitment between Supervisor and Supervisee and working towards improvement with an eye to creating formal spaces for sharing knowledge and joint learning opportunities. Thus, this study aims to meet this need as well as answer the following questions: Which model of Supervision should be followed? What is the role of the Primary School Supervisor in a teaching institution? Based on a qualitative methodology, this exploratory study aims to establish the profile of a Primary School Supervisor in a Private Teaching Facility by proposing the key dimensions of supervision and a Supervision Cycle built according to that profile.2013-01-17T14:23:17Z2013-05-20T14:05:36Z2012-07-01T00:00:00Z2012-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1142porAlmeida, Bianca Carla Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:38Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:39.592809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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