Interdisciplinaridade, uma proposta viável?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/12691 |
Resumo: | A pesquisa aborda as teorias e práticas pedagógicas referentes à interdisciplinaridade no contexto escolar. O enfoque principal é compreender o que sabem e pensam os professores sobre a interdisciplinaridade e a que práticas pedagógicas recorrem para concretizá-la. Poderá vir a contribuir para os interessados em ampliarem seus conhecimentos relacionados aos projetos interdisciplinares para que estes possam compreender as variantes entre teoria e prática, aprendizado significativo como também a importância da reflexão do professor sobre o trabalho pedagógico realizado na instituição escolar. Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva com a utilização de método de análise de conteúdos, pois aponta caminhos para o desenvolvimento de uma pesquisa mais próxima do cotidiano e das experiências dos sujeitos. Foi utilizado um aporte teórico por meio de pesquisas bibliográficas de diferentes autores (as), entre eles: Olga Pombo, Ivani Catarina Arantes Fazenda, Hilton Japiassu, Edgar Morin, Joaquim Pintassilgo, André Chervel, Ivor Goodson, George Gusdorf, Célestin Freinet, através dos quais observamos a relevância da discussão sobre a epistemologia da interdisciplinaridade e a forma como os profissionais compreendem e a utilizam em sala de aula com intuito de estabelecer diálogo entre as disciplinas, para assim melhorar a qualidade de ensino na escola pública. No complexo processo que envolve o ensino público, a atuação eficaz do docente é imprescindível para a construção do conhecimento dos alunos de maneira integral, logo a necessidade de compreender como o processo de ensino acontece em sala de aula na base da interdisciplinaridade e suas possibilidades, ou seja, se há posição legal, efetiva ou meramente ideológica. |
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Interdisciplinaridade, uma proposta viável?MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOENSINO BÁSICOINTERDISCIPLINARIDADEAPRENDIZAGEMPRÁTICAS EDUCATIVASEDUCATIONPRIMARY EDUCATIONINTERDISCIPLINARITYLEARNINGEDUCATIONAL PRACTICESA pesquisa aborda as teorias e práticas pedagógicas referentes à interdisciplinaridade no contexto escolar. O enfoque principal é compreender o que sabem e pensam os professores sobre a interdisciplinaridade e a que práticas pedagógicas recorrem para concretizá-la. Poderá vir a contribuir para os interessados em ampliarem seus conhecimentos relacionados aos projetos interdisciplinares para que estes possam compreender as variantes entre teoria e prática, aprendizado significativo como também a importância da reflexão do professor sobre o trabalho pedagógico realizado na instituição escolar. Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva com a utilização de método de análise de conteúdos, pois aponta caminhos para o desenvolvimento de uma pesquisa mais próxima do cotidiano e das experiências dos sujeitos. Foi utilizado um aporte teórico por meio de pesquisas bibliográficas de diferentes autores (as), entre eles: Olga Pombo, Ivani Catarina Arantes Fazenda, Hilton Japiassu, Edgar Morin, Joaquim Pintassilgo, André Chervel, Ivor Goodson, George Gusdorf, Célestin Freinet, através dos quais observamos a relevância da discussão sobre a epistemologia da interdisciplinaridade e a forma como os profissionais compreendem e a utilizam em sala de aula com intuito de estabelecer diálogo entre as disciplinas, para assim melhorar a qualidade de ensino na escola pública. No complexo processo que envolve o ensino público, a atuação eficaz do docente é imprescindível para a construção do conhecimento dos alunos de maneira integral, logo a necessidade de compreender como o processo de ensino acontece em sala de aula na base da interdisciplinaridade e suas possibilidades, ou seja, se há posição legal, efetiva ou meramente ideológica.The research addresses pedagogical theories and practices related to interdisciplinarity in the school context. It may contribute to those interested in expanding their knowledge related to interdisciplinary projects so that they can understand the variations between theory and practice, significant learning as well as the importance of the teacher's reflection on the pedagogical work carried out in the school institution. The main focus of the research is to understand what teachers know and think about interdisciplinarity and what pedagogical practices they use to make it happen. This research presents a qualitative approach, of a descriptive nature with the use of content analysis method, as it points out ways for the development of a research closer to the subjects' daily life and experiences. A theoretical contribution was used through bibliographic researches of different authors, among them: Olga Pombo, Ivani Catarina Arantes farm, Hilton Japiassu, Edgar Morin, Joaquim Pintassilgo, André Chervel, Ivor Goodson, George Gusdorf, Célestin Freinet, through of which we observe the relevance of the discussion on the epistemology of interdisciplinarity and the way professionals understand and use it in the classroom in order to establish dialogue between the disciplines, in order to improve the quality of teaching in the public school. In the complex process that involves public education, the effective performance of the teacher is essential for the construction of students' knowledge in an integral way, therefore the need to understand how the teaching process happens in the classroom on the basis of interdisciplinarity and its possibilities, that is, whether there is a legal, effective or merely ideological position.2022-02-17T16:30:59Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12691TID:202919021porBastos, Cláudia Fernandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:02:49Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12691Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:09.896677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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