Supervisão e relação supervisiva na avaliação de desempenho docente: um estudo de caso na educação em línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Cátia Juliana Vitoriano
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28673
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas)
id RCAP_732c1796bf82509d2f8b90563e774b54
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28673
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão e relação supervisiva na avaliação de desempenho docente: um estudo de caso na educação em línguasAvaliação de desempenho docenteSupervisão pedagógicaDesenvolvimento profissionalRelação supervisivaTeacher’s performance evaluationPedagogical supervisionProfessional developmentSupervisory relationship371.136Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas)O estudo que aqui se apresenta visou analisar conceções de supervisão e a relação supervisiva, em contexto de avaliação de desempenho docente, com especial enfoque no discurso e estilos de supervisão. Surgiu no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação – Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas da Universidade do Minho. Desenvolvido no ano letivo 2010/2011, o estudo teve como objetivos i) Caracterizar a relação supervisiva e estilo de supervisão presente no processo de avaliação de desempenho docente; ii) Conhecer representações e perceções dos professores (avaliador e avaliados) relativamente à relação supervisiva no processo de avaliação de desempenho docente; e iii) Identificar potencialidades e constrangimentos dos procedimentos de supervisão/ avaliação e da relação supervisiva no processo de avaliação de desempenho docente. Partindo dum paradigma naturalista e qualitativo de investigação, este estudo desenvolveu-se em ambiente natural. Foram inquiridos 8 professores dum departamento de línguas duma escola do Norte do país e áudio-gravados os encontros supervisivos com 3 destes professores. A recolha da informação aconteceu em três fases: um questionário antes do início do processo de avaliação docente; áudio-gravações dos encontros que decorreram durante o processo de observação de aulas e um questionário após o término do processo avaliativo. Os resultados permitem concluir que o processo de avaliação de desempenho docente estudado não cumpriu os objetivos a que se propôs, assim como não incidiu de forma igual sobre as dimensões a avaliar, causando constrangimentos e tensões junto dos docentes envolvidos no processo. Relativamente à relação supervisiva, esta apresenta-se como aspeto favorável ao desenvolvimento profissional no processo da avaliação de desempenho docente.The study presented aimed at analysing conceptions of supervision and the supervisory relationship, in a teacher’s performance evaluation context, with special emphasis in the supervisory discourse and supervisory styles. It is part of a Master in Educational Sciences – Pedagogical Supervision in Language Education from the University of Minho. Developed in the school year of 2010/2011, it aimed at i) Characterise the supervisory relationship and the supervisory approach within the teacher’s performance evaluation process; ii) Get to know the teacher’s (evaluator and evaluated) representations and perceptions regarding the supervisory relationship within the teacher’s performance evaluation; and iii) Identify potentialities and constraints that arise from the supervision/ evaluation procedures and from the supervisory relationship within the teacher’s performance evaluation. Starting from a naturalistic and qualitative research paradigm, this study was developed in a natural environment. 8 teachers from a language department of a school in the North of Portugal were inquired and the supervisory meetings with three of these teachers were audiotaped. Data gathering occurred in three phases: a questionnaire before the beginning of the teacher’s evaluation process; audiotaping from the meetings that occurred during the classroom observation process and a questionnaire at the end of that process. The results indicate that the teacher’s performance evaluation process did not fulfil its objectives, as well as it did not equally focused on the dimensions to evaluate, causing constraints and tensions in the teachers involved in the process. As far as the supervisory relationship is concerned, it presents itself as enhancing teachers’ professional development within teacher’s performance evaluation.Moreira, Maria AlfredoUniversidade do MinhoRodrigues, Cátia Juliana Vitoriano20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28673por201484277info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:46:11.421890Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão e relação supervisiva na avaliação de desempenho docente: um estudo de caso na educação em línguas
title Supervisão e relação supervisiva na avaliação de desempenho docente: um estudo de caso na educação em línguas
spellingShingle Supervisão e relação supervisiva na avaliação de desempenho docente: um estudo de caso na educação em línguas
Rodrigues, Cátia Juliana Vitoriano
Avaliação de desempenho docente
Supervisão pedagógica
Desenvolvimento profissional
Relação supervisiva
Teacher’s performance evaluation
Pedagogical supervision
Professional development
Supervisory relationship
371.136
title_short Supervisão e relação supervisiva na avaliação de desempenho docente: um estudo de caso na educação em línguas
title_full Supervisão e relação supervisiva na avaliação de desempenho docente: um estudo de caso na educação em línguas
title_fullStr Supervisão e relação supervisiva na avaliação de desempenho docente: um estudo de caso na educação em línguas
title_full_unstemmed Supervisão e relação supervisiva na avaliação de desempenho docente: um estudo de caso na educação em línguas
title_sort Supervisão e relação supervisiva na avaliação de desempenho docente: um estudo de caso na educação em línguas
author Rodrigues, Cátia Juliana Vitoriano
author_facet Rodrigues, Cátia Juliana Vitoriano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Maria Alfredo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Cátia Juliana Vitoriano
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de desempenho docente
Supervisão pedagógica
Desenvolvimento profissional
Relação supervisiva
Teacher’s performance evaluation
Pedagogical supervision
Professional development
Supervisory relationship
371.136
topic Avaliação de desempenho docente
Supervisão pedagógica
Desenvolvimento profissional
Relação supervisiva
Teacher’s performance evaluation
Pedagogical supervision
Professional development
Supervisory relationship
371.136
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas)
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28673
url http://hdl.handle.net/1822/28673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201484277
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133030193823744