A cultura como reforço do comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Michael Page
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/22311 |
Resumo: | A presente investigação é um estudo de caso realizado à consultora de Seleção e Recrutamento - Michael Page - que se propõe compreender se, de fato, a Cultura e os Valores de uma organização reforçam os níveis de comprometimento dos seus colaboradores. Uma organização é uma unidade social dominante nas sociedades complexas, sendo definida e representada pelo seu comportamento organizacional e a sua cultura. A origem do sucesso organizacional tem vindo a ganhar importância e vários são os estudos que tentam dar respostas às exigências do mundo profissional. Os estudos empíricos salientam a correlação entre o desempenho e a determinados fatores como a identidade e a cultura. Dado que toda a organização possui a sua própria cultura é importante perceber de que forma esta influência o comportamento dos seus colaboradores e de que forma esta pode influenciar o nível do comprometimento dentro da organização. Os resultados obtidos permitiram verificar, como previsto, que os Valores Culturais Organizacionais são reconhecidos pelos colaboradores da empresa objeto de estudo e os colaboradores da empresa reconhecem que os Valores Culturais transmitidos potenciam um maior Comprometimento entre os próprios colaboradores e a organização. |
id |
RCAP_734e443301b7982eaa723e5742fb499f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22311 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A cultura como reforço do comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Michael PageCultura organizacionalValores organizacionaisComportamento organizacionalComunicação internaComprometimentoOrganizational cultureOrganizational valuesOrganizational behaviorInternal communicationCommitmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA presente investigação é um estudo de caso realizado à consultora de Seleção e Recrutamento - Michael Page - que se propõe compreender se, de fato, a Cultura e os Valores de uma organização reforçam os níveis de comprometimento dos seus colaboradores. Uma organização é uma unidade social dominante nas sociedades complexas, sendo definida e representada pelo seu comportamento organizacional e a sua cultura. A origem do sucesso organizacional tem vindo a ganhar importância e vários são os estudos que tentam dar respostas às exigências do mundo profissional. Os estudos empíricos salientam a correlação entre o desempenho e a determinados fatores como a identidade e a cultura. Dado que toda a organização possui a sua própria cultura é importante perceber de que forma esta influência o comportamento dos seus colaboradores e de que forma esta pode influenciar o nível do comprometimento dentro da organização. Os resultados obtidos permitiram verificar, como previsto, que os Valores Culturais Organizacionais são reconhecidos pelos colaboradores da empresa objeto de estudo e os colaboradores da empresa reconhecem que os Valores Culturais transmitidos potenciam um maior Comprometimento entre os próprios colaboradores e a organização.The present study is a case study carried out to the Recruitment and Selection consultant Michal Page - which proposes to understand if, in fact, the Culture and Values of an organization reinforce the commitment level of its employees. An organization is the dominate social unit in the complex societies defined and represented by its organizational behavior and culture. The origin of the organizational success is gaining importance and several researches are trying to respond to the demands of the professional world. Empirical studies emphasize the correlation between the performance and specifics factors as the identity and culture. Since every organization has its own culture, is important to understand how this can influence the employee behavior and the commitment level within the organization. As expected, the results allowed to verify that the organizational cultural values are recognized by the collaborators of the company being studied and the company's employees recognize that the cultural values transmitted increase commitment between the employees and the company.Brandão, Nuno Manuel Coelho GoulartVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Júlia Tonaco2017-06-19T13:49:25Z2017-05-0420172017-05-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22311TID:201693810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:28:41Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22311Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:39.600673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cultura como reforço do comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Michael Page |
title |
A cultura como reforço do comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Michael Page |
spellingShingle |
A cultura como reforço do comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Michael Page Silva, Júlia Tonaco Cultura organizacional Valores organizacionais Comportamento organizacional Comunicação interna Comprometimento Organizational culture Organizational values Organizational behavior Internal communication Commitment Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
A cultura como reforço do comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Michael Page |
title_full |
A cultura como reforço do comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Michael Page |
title_fullStr |
A cultura como reforço do comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Michael Page |
title_full_unstemmed |
A cultura como reforço do comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Michael Page |
title_sort |
A cultura como reforço do comprometimento dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Michael Page |
author |
Silva, Júlia Tonaco |
author_facet |
Silva, Júlia Tonaco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brandão, Nuno Manuel Coelho Goulart Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Júlia Tonaco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura organizacional Valores organizacionais Comportamento organizacional Comunicação interna Comprometimento Organizational culture Organizational values Organizational behavior Internal communication Commitment Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Cultura organizacional Valores organizacionais Comportamento organizacional Comunicação interna Comprometimento Organizational culture Organizational values Organizational behavior Internal communication Commitment Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
A presente investigação é um estudo de caso realizado à consultora de Seleção e Recrutamento - Michael Page - que se propõe compreender se, de fato, a Cultura e os Valores de uma organização reforçam os níveis de comprometimento dos seus colaboradores. Uma organização é uma unidade social dominante nas sociedades complexas, sendo definida e representada pelo seu comportamento organizacional e a sua cultura. A origem do sucesso organizacional tem vindo a ganhar importância e vários são os estudos que tentam dar respostas às exigências do mundo profissional. Os estudos empíricos salientam a correlação entre o desempenho e a determinados fatores como a identidade e a cultura. Dado que toda a organização possui a sua própria cultura é importante perceber de que forma esta influência o comportamento dos seus colaboradores e de que forma esta pode influenciar o nível do comprometimento dentro da organização. Os resultados obtidos permitiram verificar, como previsto, que os Valores Culturais Organizacionais são reconhecidos pelos colaboradores da empresa objeto de estudo e os colaboradores da empresa reconhecem que os Valores Culturais transmitidos potenciam um maior Comprometimento entre os próprios colaboradores e a organização. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-19T13:49:25Z 2017-05-04 2017 2017-05-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/22311 TID:201693810 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/22311 |
identifier_str_mv |
TID:201693810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131878359302144 |