CLOSE-UP, Representações cinematográficas como forma de perceção do espaço arquitetónico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/90111 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
id |
RCAP_735cfb3b1e5989aee98c426a7708a1c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/90111 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
CLOSE-UP, Representações cinematográficas como forma de perceção do espaço arquitetónicoCLOSE-UP, Representações cinematográficas como forma de perceção do espaço arquitetónicoPerceção espacialCinemaOlharMovimentoMemóriaSpacial PerceptionCinemaViewMovementMemoryDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaA presente dissertação centra-se sobre representações cinematográficas de espaços de arquitetura que foram idealizados para servir o espaço urbano, numa tentativa de perceber de que forma a imagem em movimento sugere ao observador uma leitura complementar do lugar apresentado.Existem, atualmente, diversos mecanismos de representação do espaço arquitetónico, como meio de comunicação e divulgação, dos quais a visão surge como sentido predominante da sua perceção. A linguagem cinematográfica, que é entendida como um mecanismo que tende a explorar a subjetividade, o olhar do espectador e a sua perceção do espaço, surge como potencial registo da componente espacial, como meio de representação, mas essencialmente, como processo de compreensão do espaço que explora o seu sentido do lugar, definido pelo seu contexto, vivências e simbolismo. O propósito deste trabalho, passa por analisar as diferentes formas de ver arquitetura que o cinema nos propõe. Neste sentido, apresenta-se uma reflexão de duas curtas-metragens: Sagrado e Porto, 1975, dois registos fílmicos sobre duas obras emblemáticas da arquitetura portuguesa, respetivamente a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e o Conjunto Habitacional da Bouça. Casos representativos de uma transformação ideológica e social na conceção de espaços de culto e de habitação social. Torna-se pertinente analisar as perceções retidas pelos registos fílmicos face à experiência do lugar no contexto atual, no sentido de responder à questão de investigação colocada: De que modo as representações cinematográficas de espaços arquitetónicos afetam a forma como compreendemos esse lugar?This work aims to study the cinematographic representations of architectural spaces that were designed to serve the urban environment, in an attempt to understand how the moving image suggests to the viewer a complementary interpretation of that place. Currently, there are several mechanisms of architectural representation, as a way of communication or diffusion, in which vision emerges as the predominant sense of its insight. Cinematographic language, commonly understood as a way to approach subjectivity, the beholder’s gaze and his perception of space, appears as a potential component to grasp spatial atmosphere, as a method of representation, but fundamentally, as a procedure of understanding that explores its sense, through its context, experiences and symbolism. The aim of this study is to analyse different ways of seeing architecture promoted by cinema. In this regard, it is presented a look into two short films: Sagrado and Porto, 1975, that set forth two symbolic portuguese architecture buildings: Igreja do Sagrado Coração de Jesus and Complexo Habitacional da Bouça. Both are remarkable buildings due to an ideological and social renovation of religious and social equipments. It is intended to understand the perceptions retained by the cinematic experience, in contrast to the experience of the place in the current context, in order to answer the research question: In which way cinematographic representations of architectural spaces affect the way we grasp these places?2020-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/90111http://hdl.handle.net/10316/90111TID:202490297pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Catarina José Oliveirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:28:22Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/90111Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:10:18.807373Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CLOSE-UP, Representações cinematográficas como forma de perceção do espaço arquitetónico CLOSE-UP, Representações cinematográficas como forma de perceção do espaço arquitetónico |
title |
CLOSE-UP, Representações cinematográficas como forma de perceção do espaço arquitetónico |
spellingShingle |
CLOSE-UP, Representações cinematográficas como forma de perceção do espaço arquitetónico Pereira, Catarina José Oliveira Perceção espacial Cinema Olhar Movimento Memória Spacial Perception Cinema View Movement Memory |
title_short |
CLOSE-UP, Representações cinematográficas como forma de perceção do espaço arquitetónico |
title_full |
CLOSE-UP, Representações cinematográficas como forma de perceção do espaço arquitetónico |
title_fullStr |
CLOSE-UP, Representações cinematográficas como forma de perceção do espaço arquitetónico |
title_full_unstemmed |
CLOSE-UP, Representações cinematográficas como forma de perceção do espaço arquitetónico |
title_sort |
CLOSE-UP, Representações cinematográficas como forma de perceção do espaço arquitetónico |
author |
Pereira, Catarina José Oliveira |
author_facet |
Pereira, Catarina José Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Catarina José Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perceção espacial Cinema Olhar Movimento Memória Spacial Perception Cinema View Movement Memory |
topic |
Perceção espacial Cinema Olhar Movimento Memória Spacial Perception Cinema View Movement Memory |
description |
Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/90111 http://hdl.handle.net/10316/90111 TID:202490297 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/90111 |
identifier_str_mv |
TID:202490297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133997005012992 |