Os recursos didáticos no ensino-aprendizagem de filosofia no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinho, Cláudia Marina Teixeira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/23824
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
id RCAP_7392770d2d7271d67c405dd920543f95
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23824
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os recursos didáticos no ensino-aprendizagem de filosofia no ensino secundárioEnsino de filosofiaRecursos didáticosProcesso de ensino-aprendizagemPhilosophy teachingDidactic resourcesTeaching-learning process19:372.819372.819:19371.6Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino SecundárioO presente trabalho, intitulado Os Recursos Didáticos no Ensino-Aprendizagem de Filosofia no Ensino Secundário, é o relatório de estágio de Cláudia Marina Teixeira Martinho e foi elaborado no âmbito do Mestrado de Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, da Universidade do Minho. O referido estágio decorreu na Escola Secundária Alberto Sampaio, na cidade de Braga, durante o ano letivo de 2011/2012, e foi desenvolvido numa turma do 10º ano, em que se lecionaram as temáticas relativas à ética, à filosofia política e à filosofia da arte. Ao longo do relatório defendemos que o ensino-aprendizagem da filosofia no ensino secundário é influenciado pelos recursos didáticos utilizados na sala de aula. Neste sentido, ao longo do estágio, consideramos pertinente colocar em prática diferentes estratégias e recursos pedagógicos que potenciassem a aprendizagem, o interesse, a motivação e o sucesso académico dos alunos. O trabalho é composto por introdução, três capítulos centrais, conclusão, referências bibliográficas e um apartado de anexos. No primeiro capítulo procedemos à caraterização do contexto em que decorreu o estágio pedagógico e apresentamos a escola e a turma onde foi implementado o nosso plano geral de intervenção, bem como os objetivos e as estratégias que o nortearam. No segundo capítulo explicitamos, por um lado, o que são os recursos didáticos e qual a sua importância no processo de ensino-aprendizagem, e por outro, descrevemos a nossa prática letiva e a respetiva estruturação das aulas. O terceiro capítulo ocupa-se com a avaliação da nossa intervenção pedagógica, que foi baseada na implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada.This paper, entitled The Didactic Resources in Philosophy Teaching-Learning Process in Secondary Education, is the probation report by Cláudia Marina Teixeira Martinho. It was carried out in the course of the Philosophy Teaching Master in Secondary Education, in the University of Minho. The probationary period took place in Alberto Sampaio Secondary School, in Braga, in the 2011/2012 school year. It was conducted with 10th-grade students who were taught the following philosophy branches: ethics, political philosophy and philosophy of art. Throughout the report we vindicate that the didactic resources used in the classroom have a great impact on philosophy teaching-learning process in secondary education. Thus, during the probationary period, we found it pertinent to use different strategies and pedagogical resources which might promote the learning, the interest, the motivation and the students’ academic success. The paper is formed by an introduction, three main chapters, a conclusion, bibliographical references and annexes. In the first chapter we characterise the context in which the pedagogical probationary period occurred and present the school and the class where our general plan of intervention was executed, as well as the goals and the strategies which guided it. In the second chapter, we explain, on one hand, what didactic resources are and their importance in the teaching-learning process, and, on the other hand, describe our teaching practice and its respective structure in class. The third and final chapter deals with the assessment of our pedagogic intervention which was based on the implementation of the Supervised Pedagogical Intervention Project.Manso, ArturUniversidade do MinhoMartinho, Cláudia Marina Teixeira20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/23824porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:25:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23824Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:01.962990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os recursos didáticos no ensino-aprendizagem de filosofia no ensino secundário
title Os recursos didáticos no ensino-aprendizagem de filosofia no ensino secundário
spellingShingle Os recursos didáticos no ensino-aprendizagem de filosofia no ensino secundário
Martinho, Cláudia Marina Teixeira
Ensino de filosofia
Recursos didáticos
Processo de ensino-aprendizagem
Philosophy teaching
Didactic resources
Teaching-learning process
19:372.819
372.819:19
371.6
title_short Os recursos didáticos no ensino-aprendizagem de filosofia no ensino secundário
title_full Os recursos didáticos no ensino-aprendizagem de filosofia no ensino secundário
title_fullStr Os recursos didáticos no ensino-aprendizagem de filosofia no ensino secundário
title_full_unstemmed Os recursos didáticos no ensino-aprendizagem de filosofia no ensino secundário
title_sort Os recursos didáticos no ensino-aprendizagem de filosofia no ensino secundário
author Martinho, Cláudia Marina Teixeira
author_facet Martinho, Cláudia Marina Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Manso, Artur
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinho, Cláudia Marina Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de filosofia
Recursos didáticos
Processo de ensino-aprendizagem
Philosophy teaching
Didactic resources
Teaching-learning process
19:372.819
372.819:19
371.6
topic Ensino de filosofia
Recursos didáticos
Processo de ensino-aprendizagem
Philosophy teaching
Didactic resources
Teaching-learning process
19:372.819
372.819:19
371.6
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/23824
url https://hdl.handle.net/1822/23824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132860631744512