O contributo dos manuais escolares no ensino da filosofia no ensino secundário: recursos didáticos ou cicerones simplificadores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Henrique Veloso Ferreira da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23783
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
id RCAP_cde7e1fe088184c91c948cada1d02873
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23783
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo dos manuais escolares no ensino da filosofia no ensino secundário: recursos didáticos ou cicerones simplificadores?19:372.819372.819:19371.671Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino SecundárioO presente Relatório de Estágio pretende ser um registo e uma avaliação da implementação, nas aulas de filosofia da turma do 10ºA do Colégio Arautos do Evangelho, em Guimarães, do Plano de Intervenção Pedagógica intitulado O contributo dos manuais escolares para o ensino da filosofia no Ensino Secundário: recursos didáticos ou cicerones simplificadores? concebido no âmbito do estágio profissional do curso de Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, da Universidade do Minho e levado acabo pelo mestrando autor deste relatório. Este estágio, visando a aquisição de uma experiencia preparatória para o exercício da docência de filosofia no Ensino Secundário, teve a sua preparação e fundamentação teórica assimilada na frequência às aulas do mesmo curso de mestrado, cujas componentes englobam uma multiplicidade de matérias de suma utilidade aos futuros professores, entre as quais estão conteúdos específicos da Filosofia e outros da Psicologia, Pedagogia e Didática. No decurso do estágio foram contempladas duas vertentes: A vertente pedagógica, composta pela lecionação planeada de 10 aulas (15 horas letivas) inseridas no programa oficial do 10º ano de Filosofia, cujo objetivo é a prática de planificação, gestão de aula e lecionação de conteúdos programáticos pré-definidos. A vertente investigadora, conforme mencionado no título deste relatório, visou estudar o contributo dos manuais escolares para o ensino da Filosofia no Ensino Secundário, a partir de diversos métodos e estratégias de avaliação que serão especificadas na primeira parte do mesmo. Esta componente de investigação procurará registar os motivos, os contextos, os métodos, a forma de implementação, os resultados e as conclusões que dirigiram e foram auridas nesta experiência pedagógica.This Teaching Practice Report is intended to be a record and an evaluation of the implementation, in philosophy classes of the 10th class at Heralds of the Gospel College, in Guimarães, of the Pedagogical Intervention Plan entitled “The contribution of school textbooks for the teaching of philosophy in Secondary Education: teaching resources or simplifying guides?” designed under the apprenticeship of the of the Master Course in Teaching Philosophy in Secondary Education, at the Institute of Education of the University of Minho The teaching practice, for the acquisition of an experiment preparatory to the exercise of teaching philosophy in secondary education, had its theoretical preparation assimilated in class attendance into the same master program, whose components include a variety of extremely useful materials for future teachers, among which some are content-specific of philosophy and other of Psychology and Pedagogy. During the teaching practice were covered two aspects: The educational aspect, composed by teaching of 10 planned classes (15 teaching hours) inserted in the official program of the 10th year of philosophy, whose objective is the practice of planning, classroom management, and teaching predefined program contents. The investigative strand, as mentioned in the title of this report, evaluates the contribution of school textbooks for the teaching of philosophy in secondary education from a variety of methods and evaluation strategies that will be specified in the first part of it. This component will be predominantly on research that this report will address, attempting to document the reasons, contexts, methods, means of implementation, results and conclusions that directed and were earned on this pedagogical experience.Martins, CustódiaDias, Júlio EstevesUniversidade do MinhoSilva, Paulo Henrique Veloso Ferreira da20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23783porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:57.359430Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo dos manuais escolares no ensino da filosofia no ensino secundário: recursos didáticos ou cicerones simplificadores?
title O contributo dos manuais escolares no ensino da filosofia no ensino secundário: recursos didáticos ou cicerones simplificadores?
spellingShingle O contributo dos manuais escolares no ensino da filosofia no ensino secundário: recursos didáticos ou cicerones simplificadores?
Silva, Paulo Henrique Veloso Ferreira da
19:372.819
372.819:19
371.671
title_short O contributo dos manuais escolares no ensino da filosofia no ensino secundário: recursos didáticos ou cicerones simplificadores?
title_full O contributo dos manuais escolares no ensino da filosofia no ensino secundário: recursos didáticos ou cicerones simplificadores?
title_fullStr O contributo dos manuais escolares no ensino da filosofia no ensino secundário: recursos didáticos ou cicerones simplificadores?
title_full_unstemmed O contributo dos manuais escolares no ensino da filosofia no ensino secundário: recursos didáticos ou cicerones simplificadores?
title_sort O contributo dos manuais escolares no ensino da filosofia no ensino secundário: recursos didáticos ou cicerones simplificadores?
author Silva, Paulo Henrique Veloso Ferreira da
author_facet Silva, Paulo Henrique Veloso Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Custódia
Dias, Júlio Esteves
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paulo Henrique Veloso Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv 19:372.819
372.819:19
371.671
topic 19:372.819
372.819:19
371.671
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/23783
url http://hdl.handle.net/1822/23783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132731438792704