E-PORTFOLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesa, Lourdes Montero
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gonçalves, Susana Oliveira, Ribeiro Lamas, Estela Pinto 
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/153
Resumo: O presente artigo evidencia o equilíbrio entre o E-Portfolio para a aprendizagem e para a avaliação pela apresentação da primeira análise efetuada aos E-Portfolia de professores do Mestrado de Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo, no contexto de desenvolvimento do Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES). A análise realiza-se no âmbito de um trabalho de investigação – múltiplo estudo de caso – cujo objetivo é analisar o equilíbrio entre o E-Portfolio para a aprendizagem (centrado nos propósitos do aluno) e para a avaliação sumativa (centrado nos propósitos da instituição), com o objetivo de um desenvolvimento profissional ao longo da vida. Esta análise, ainda que seja a primeira de outras recolhas de dados a realizar, cujas técnicas privilegiadas são a entrevista, a observação e a análise documental, permite constatar a presença do E-Portfolio com os dois propósitos, contrariando a tendência de implementação do E-Portfolio com propósitos sumativos em detrimento do EPortfolio para a aprendizagem. Assim, o E-Portfolio constitui-se como ferramenta de apoio ao desenvolvimento profissional ao longo da vida, sendo o equilíbrio entre os dois propósitos algo positivo para o professor em formação, porque por um lado reflete ao longo do processo (E-Portfolio com o propósito de apoio à aprendizagem) e no final reflete sobre as competências construídas até dado momento (E-Portfolio com propósitos de avaliação sumativa).
id RCAP_73f448aadc4dd688994831a69590ff71
oai_identifier_str oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/153
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling E-PORTFOLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – ESTUDO DE CASO MÚLTIPLOE-portfolio in teacher education - multiple case studyE-PortfolioEspaço Europeu do Ensino SuperiorAprendizagem ao Longo da VidaFormação de ProfessoresE-Portfoliothe European Area of Higher EducationLifelong LearningTeacher EducationO presente artigo evidencia o equilíbrio entre o E-Portfolio para a aprendizagem e para a avaliação pela apresentação da primeira análise efetuada aos E-Portfolia de professores do Mestrado de Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo, no contexto de desenvolvimento do Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES). A análise realiza-se no âmbito de um trabalho de investigação – múltiplo estudo de caso – cujo objetivo é analisar o equilíbrio entre o E-Portfolio para a aprendizagem (centrado nos propósitos do aluno) e para a avaliação sumativa (centrado nos propósitos da instituição), com o objetivo de um desenvolvimento profissional ao longo da vida. Esta análise, ainda que seja a primeira de outras recolhas de dados a realizar, cujas técnicas privilegiadas são a entrevista, a observação e a análise documental, permite constatar a presença do E-Portfolio com os dois propósitos, contrariando a tendência de implementação do E-Portfolio com propósitos sumativos em detrimento do EPortfolio para a aprendizagem. Assim, o E-Portfolio constitui-se como ferramenta de apoio ao desenvolvimento profissional ao longo da vida, sendo o equilíbrio entre os dois propósitos algo positivo para o professor em formação, porque por um lado reflete ao longo do processo (E-Portfolio com o propósito de apoio à aprendizagem) e no final reflete sobre as competências construídas até dado momento (E-Portfolio com propósitos de avaliação sumativa).This article shows the balance between the E-Portfolio for learning and for assessment by presenting the first analysis made to E-Portfolio Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico Jean Piaget / Arcozelo in development context of the European Area of Higher Education (EAHE). The analysis is carried out under a research - multiple case study - which focuses on analysing the balance between the E-Portfolio for learning (focusing on the student's purposes) and summative assessment (focusing on the institution's purposes) with the goal of a professional development throughout life. This analysis, although it is the first of other data collection technique«es to perform which are privileged to interview, observation and document analysis, enables detection of the presence of E-Portfolio with two purposes, bucking the trend of implementing the EPortfolio summative purposes at the expense of E-Portfolio for learning. Thus, the EPortfolio was established as a tool to support professional development throughout life, with the balance between the two purposes of a good thing for the teacher education, because on one hand reflects throughout the process (with E-Portfolio the purpose of learning support) and in the end reflects on the skills built up one point (E-Portfolio for summative assessment purposes).MUNDIS2012-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/153oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/153ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 3 N.º 3 (2012): 10.ª Edição | ERAS; 54-661647-35582184-2116reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/153https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/153/143Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMesa, Lourdes MonteroGonçalves, Susana OliveiraRibeiro Lamas, Estela Pinto 2022-09-05T13:57:46Zoai:ojs2.eras.mundis.pt:article/153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:50.283377Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv E-PORTFOLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO
E-portfolio in teacher education - multiple case study
title E-PORTFOLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO
spellingShingle E-PORTFOLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO
Mesa, Lourdes Montero
E-Portfolio
Espaço Europeu do Ensino Superior
Aprendizagem ao Longo da Vida
Formação de Professores
E-Portfolio
the European Area of Higher Education
Lifelong Learning
Teacher Education
title_short E-PORTFOLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO
title_full E-PORTFOLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO
title_fullStr E-PORTFOLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO
title_full_unstemmed E-PORTFOLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO
title_sort E-PORTFOLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO
author Mesa, Lourdes Montero
author_facet Mesa, Lourdes Montero
Gonçalves, Susana Oliveira
Ribeiro Lamas, Estela Pinto 
author_role author
author2 Gonçalves, Susana Oliveira
Ribeiro Lamas, Estela Pinto 
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesa, Lourdes Montero
Gonçalves, Susana Oliveira
Ribeiro Lamas, Estela Pinto 
dc.subject.por.fl_str_mv E-Portfolio
Espaço Europeu do Ensino Superior
Aprendizagem ao Longo da Vida
Formação de Professores
E-Portfolio
the European Area of Higher Education
Lifelong Learning
Teacher Education
topic E-Portfolio
Espaço Europeu do Ensino Superior
Aprendizagem ao Longo da Vida
Formação de Professores
E-Portfolio
the European Area of Higher Education
Lifelong Learning
Teacher Education
description O presente artigo evidencia o equilíbrio entre o E-Portfolio para a aprendizagem e para a avaliação pela apresentação da primeira análise efetuada aos E-Portfolia de professores do Mestrado de Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo, no contexto de desenvolvimento do Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES). A análise realiza-se no âmbito de um trabalho de investigação – múltiplo estudo de caso – cujo objetivo é analisar o equilíbrio entre o E-Portfolio para a aprendizagem (centrado nos propósitos do aluno) e para a avaliação sumativa (centrado nos propósitos da instituição), com o objetivo de um desenvolvimento profissional ao longo da vida. Esta análise, ainda que seja a primeira de outras recolhas de dados a realizar, cujas técnicas privilegiadas são a entrevista, a observação e a análise documental, permite constatar a presença do E-Portfolio com os dois propósitos, contrariando a tendência de implementação do E-Portfolio com propósitos sumativos em detrimento do EPortfolio para a aprendizagem. Assim, o E-Portfolio constitui-se como ferramenta de apoio ao desenvolvimento profissional ao longo da vida, sendo o equilíbrio entre os dois propósitos algo positivo para o professor em formação, porque por um lado reflete ao longo do processo (E-Portfolio com o propósito de apoio à aprendizagem) e no final reflete sobre as competências construídas até dado momento (E-Portfolio com propósitos de avaliação sumativa).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-30T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/153
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/153
url https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/153
identifier_str_mv oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/153
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/153/143
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv MUNDIS
publisher.none.fl_str_mv MUNDIS
dc.source.none.fl_str_mv ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 3 N.º 3 (2012): 10.ª Edição | ERAS; 54-66
1647-3558
2184-2116
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129978618511360