E-PORTFOLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/153 |
Resumo: | O presente artigo evidencia o equilíbrio entre o E-Portfolio para a aprendizagem e para a avaliação pela apresentação da primeira análise efetuada aos E-Portfolia de professores do Mestrado de Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo, no contexto de desenvolvimento do Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES). A análise realiza-se no âmbito de um trabalho de investigação – múltiplo estudo de caso – cujo objetivo é analisar o equilíbrio entre o E-Portfolio para a aprendizagem (centrado nos propósitos do aluno) e para a avaliação sumativa (centrado nos propósitos da instituição), com o objetivo de um desenvolvimento profissional ao longo da vida. Esta análise, ainda que seja a primeira de outras recolhas de dados a realizar, cujas técnicas privilegiadas são a entrevista, a observação e a análise documental, permite constatar a presença do E-Portfolio com os dois propósitos, contrariando a tendência de implementação do E-Portfolio com propósitos sumativos em detrimento do EPortfolio para a aprendizagem. Assim, o E-Portfolio constitui-se como ferramenta de apoio ao desenvolvimento profissional ao longo da vida, sendo o equilíbrio entre os dois propósitos algo positivo para o professor em formação, porque por um lado reflete ao longo do processo (E-Portfolio com o propósito de apoio à aprendizagem) e no final reflete sobre as competências construídas até dado momento (E-Portfolio com propósitos de avaliação sumativa). |
id |
RCAP_73f448aadc4dd688994831a69590ff71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/153 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
E-PORTFOLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – ESTUDO DE CASO MÚLTIPLOE-portfolio in teacher education - multiple case studyE-PortfolioEspaço Europeu do Ensino SuperiorAprendizagem ao Longo da VidaFormação de ProfessoresE-Portfoliothe European Area of Higher EducationLifelong LearningTeacher EducationO presente artigo evidencia o equilíbrio entre o E-Portfolio para a aprendizagem e para a avaliação pela apresentação da primeira análise efetuada aos E-Portfolia de professores do Mestrado de Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo, no contexto de desenvolvimento do Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES). A análise realiza-se no âmbito de um trabalho de investigação – múltiplo estudo de caso – cujo objetivo é analisar o equilíbrio entre o E-Portfolio para a aprendizagem (centrado nos propósitos do aluno) e para a avaliação sumativa (centrado nos propósitos da instituição), com o objetivo de um desenvolvimento profissional ao longo da vida. Esta análise, ainda que seja a primeira de outras recolhas de dados a realizar, cujas técnicas privilegiadas são a entrevista, a observação e a análise documental, permite constatar a presença do E-Portfolio com os dois propósitos, contrariando a tendência de implementação do E-Portfolio com propósitos sumativos em detrimento do EPortfolio para a aprendizagem. Assim, o E-Portfolio constitui-se como ferramenta de apoio ao desenvolvimento profissional ao longo da vida, sendo o equilíbrio entre os dois propósitos algo positivo para o professor em formação, porque por um lado reflete ao longo do processo (E-Portfolio com o propósito de apoio à aprendizagem) e no final reflete sobre as competências construídas até dado momento (E-Portfolio com propósitos de avaliação sumativa).This article shows the balance between the E-Portfolio for learning and for assessment by presenting the first analysis made to E-Portfolio Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico Jean Piaget / Arcozelo in development context of the European Area of Higher Education (EAHE). The analysis is carried out under a research - multiple case study - which focuses on analysing the balance between the E-Portfolio for learning (focusing on the student's purposes) and summative assessment (focusing on the institution's purposes) with the goal of a professional development throughout life. This analysis, although it is the first of other data collection technique«es to perform which are privileged to interview, observation and document analysis, enables detection of the presence of E-Portfolio with two purposes, bucking the trend of implementing the EPortfolio summative purposes at the expense of E-Portfolio for learning. Thus, the EPortfolio was established as a tool to support professional development throughout life, with the balance between the two purposes of a good thing for the teacher education, because on one hand reflects throughout the process (with E-Portfolio the purpose of learning support) and in the end reflects on the skills built up one point (E-Portfolio for summative assessment purposes).MUNDIS2012-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/153oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/153ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 3 N.º 3 (2012): 10.ª Edição | ERAS; 54-661647-35582184-2116reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/153https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/153/143Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMesa, Lourdes MonteroGonçalves, Susana OliveiraRibeiro Lamas, Estela Pinto 2022-09-05T13:57:46Zoai:ojs2.eras.mundis.pt:article/153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:50.283377Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
E-PORTFOLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO E-portfolio in teacher education - multiple case study |
title |
E-PORTFOLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO |
spellingShingle |
E-PORTFOLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO Mesa, Lourdes Montero E-Portfolio Espaço Europeu do Ensino Superior Aprendizagem ao Longo da Vida Formação de Professores E-Portfolio the European Area of Higher Education Lifelong Learning Teacher Education |
title_short |
E-PORTFOLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO |
title_full |
E-PORTFOLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO |
title_fullStr |
E-PORTFOLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO |
title_full_unstemmed |
E-PORTFOLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO |
title_sort |
E-PORTFOLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO |
author |
Mesa, Lourdes Montero |
author_facet |
Mesa, Lourdes Montero Gonçalves, Susana Oliveira Ribeiro Lamas, Estela Pinto |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Susana Oliveira Ribeiro Lamas, Estela Pinto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesa, Lourdes Montero Gonçalves, Susana Oliveira Ribeiro Lamas, Estela Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
E-Portfolio Espaço Europeu do Ensino Superior Aprendizagem ao Longo da Vida Formação de Professores E-Portfolio the European Area of Higher Education Lifelong Learning Teacher Education |
topic |
E-Portfolio Espaço Europeu do Ensino Superior Aprendizagem ao Longo da Vida Formação de Professores E-Portfolio the European Area of Higher Education Lifelong Learning Teacher Education |
description |
O presente artigo evidencia o equilíbrio entre o E-Portfolio para a aprendizagem e para a avaliação pela apresentação da primeira análise efetuada aos E-Portfolia de professores do Mestrado de Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo, no contexto de desenvolvimento do Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES). A análise realiza-se no âmbito de um trabalho de investigação – múltiplo estudo de caso – cujo objetivo é analisar o equilíbrio entre o E-Portfolio para a aprendizagem (centrado nos propósitos do aluno) e para a avaliação sumativa (centrado nos propósitos da instituição), com o objetivo de um desenvolvimento profissional ao longo da vida. Esta análise, ainda que seja a primeira de outras recolhas de dados a realizar, cujas técnicas privilegiadas são a entrevista, a observação e a análise documental, permite constatar a presença do E-Portfolio com os dois propósitos, contrariando a tendência de implementação do E-Portfolio com propósitos sumativos em detrimento do EPortfolio para a aprendizagem. Assim, o E-Portfolio constitui-se como ferramenta de apoio ao desenvolvimento profissional ao longo da vida, sendo o equilíbrio entre os dois propósitos algo positivo para o professor em formação, porque por um lado reflete ao longo do processo (E-Portfolio com o propósito de apoio à aprendizagem) e no final reflete sobre as competências construídas até dado momento (E-Portfolio com propósitos de avaliação sumativa). |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-30T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/153 oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/153 |
url |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/153 |
identifier_str_mv |
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/153 https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/153/143 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MUNDIS |
publisher.none.fl_str_mv |
MUNDIS |
dc.source.none.fl_str_mv |
ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 3 N.º 3 (2012): 10.ª Edição | ERAS; 54-66 1647-3558 2184-2116 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129978618511360 |