A responsabilidade social como variável antecedentes dos climas autentizóticos, da satisfação e do empenhamento afectivo : um estudo aplicado a alguns Institutos Politécnicos Portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Marta Aleixo Figueiras dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/21009
Resumo: O estudo da responsabilidade social tem suscitado acrescido interesse, na perspectiva de compreender o desempenho das organizações (Peterson, 2004), como variável que permite compreender organizações mais autentizóticas (Kets de Vries, 2001; Rego e Souto, 2004) e as atitudes dos colaboradores perante o trabalho (Gavin e Maynard, 1975; Peterson, 2004; Rego et al., 2009). O presente trabalho tem por objectivo investigar como as práticas de responsabilidade social e as percepções dos colaboradores sobre as mesmas, podem favorecer as suas percepções de clima autentizótico e influenciar as atitudes com o trabalho (a satisfação e o empenhamento afectivo). Através de um inquérito por questionário distribuído a uma amostra de 239 colaboradores apurou-se que: (i) As práticas de RSO influenciam positivamente percepções de RSO; (ii) As percepções de RSO explicam grande parte das percepções de clima autentizótico, do empenhamento afectivo e da satisfação; (iii) As percepções de clima autentizótico medeiam o efeito das percepções de RSO sobre o empenhamento afectivo, sobre a satisfação com o trabalho e colegas e sobre a satisfação com os superiores; (iv) As percepções de clima autentizótico não influenciam a satisfação com o salário e promoções e não medeiam o efeito das percepções de RSO sobre a satisfação com o salário e promoções. - ABSTRACT: The study of social responsibility has received increased interest, from the perspective of understanding organizations performance (Peterson, 2004), has a variable that allows comprehending more authentizotic organizations (Kets de Vries; Rego e Souto, 2004) and also the employee's attitudes towards work (Gavin & Maynard, 1975; Peterson, 2004; Rego et al., 2009). The present work has the objective of investigate how social responsibility practices and the employee's perceptions about it, can favour their authentizotic climate perceptions and influence the work attitudes (satisfaction and affective commitment). Trough an inquiry by questionnaire distributed to a sample of 239 employees it was found that: (i) CSR practices positively influence CSR perceptions; (ii) CSR perceptions explain a great part of authentizotic climate perceptions, affective commitment and job satisfaction; (iii) Authentizotic climate perceptions mediate CSR perceptions effects on affective commitment and on job satisfaction, satisfaction with co-workers and satisfaction with superiors; (iv) Authentizotic climate perceptions do not influence wages and promotions satisfaction and do not mediate CSR perceptions effects on wages and promotions satisfaction.
id RCAP_73f8a535449c94b1663447e7cdbcd5a2
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/21009
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A responsabilidade social como variável antecedentes dos climas autentizóticos, da satisfação e do empenhamento afectivo : um estudo aplicado a alguns Institutos Politécnicos PortuguesesResponsabilidade social das organizaçõesOrganizações autentizóticasSatisfaçãoEmpenhamento afectivoIntitutos politécnicos portuguesesCorporate social responsabilityAuthentizotic organizationsSatisfactionAffective commitment and portuguese polytechnicsO estudo da responsabilidade social tem suscitado acrescido interesse, na perspectiva de compreender o desempenho das organizações (Peterson, 2004), como variável que permite compreender organizações mais autentizóticas (Kets de Vries, 2001; Rego e Souto, 2004) e as atitudes dos colaboradores perante o trabalho (Gavin e Maynard, 1975; Peterson, 2004; Rego et al., 2009). O presente trabalho tem por objectivo investigar como as práticas de responsabilidade social e as percepções dos colaboradores sobre as mesmas, podem favorecer as suas percepções de clima autentizótico e influenciar as atitudes com o trabalho (a satisfação e o empenhamento afectivo). Através de um inquérito por questionário distribuído a uma amostra de 239 colaboradores apurou-se que: (i) As práticas de RSO influenciam positivamente percepções de RSO; (ii) As percepções de RSO explicam grande parte das percepções de clima autentizótico, do empenhamento afectivo e da satisfação; (iii) As percepções de clima autentizótico medeiam o efeito das percepções de RSO sobre o empenhamento afectivo, sobre a satisfação com o trabalho e colegas e sobre a satisfação com os superiores; (iv) As percepções de clima autentizótico não influenciam a satisfação com o salário e promoções e não medeiam o efeito das percepções de RSO sobre a satisfação com o salário e promoções. - ABSTRACT: The study of social responsibility has received increased interest, from the perspective of understanding organizations performance (Peterson, 2004), has a variable that allows comprehending more authentizotic organizations (Kets de Vries; Rego e Souto, 2004) and also the employee's attitudes towards work (Gavin & Maynard, 1975; Peterson, 2004; Rego et al., 2009). The present work has the objective of investigate how social responsibility practices and the employee's perceptions about it, can favour their authentizotic climate perceptions and influence the work attitudes (satisfaction and affective commitment). Trough an inquiry by questionnaire distributed to a sample of 239 employees it was found that: (i) CSR practices positively influence CSR perceptions; (ii) CSR perceptions explain a great part of authentizotic climate perceptions, affective commitment and job satisfaction; (iii) Authentizotic climate perceptions mediate CSR perceptions effects on affective commitment and on job satisfaction, satisfaction with co-workers and satisfaction with superiors; (iv) Authentizotic climate perceptions do not influence wages and promotions satisfaction and do not mediate CSR perceptions effects on wages and promotions satisfaction.Universidade de Évora2017-05-11T09:22:10Z2017-05-112010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/21009http://hdl.handle.net/10174/21009porEsc. C. S.teses@bib.uevora.pt665Santos, Ana Marta Aleixo Figueiras dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:11:18Zoai:dspace.uevora.pt:10174/21009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:20.416198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A responsabilidade social como variável antecedentes dos climas autentizóticos, da satisfação e do empenhamento afectivo : um estudo aplicado a alguns Institutos Politécnicos Portugueses
title A responsabilidade social como variável antecedentes dos climas autentizóticos, da satisfação e do empenhamento afectivo : um estudo aplicado a alguns Institutos Politécnicos Portugueses
spellingShingle A responsabilidade social como variável antecedentes dos climas autentizóticos, da satisfação e do empenhamento afectivo : um estudo aplicado a alguns Institutos Politécnicos Portugueses
Santos, Ana Marta Aleixo Figueiras dos
Responsabilidade social das organizações
Organizações autentizóticas
Satisfação
Empenhamento afectivo
Intitutos politécnicos portugueses
Corporate social responsability
Authentizotic organizations
Satisfaction
Affective commitment and portuguese polytechnics
title_short A responsabilidade social como variável antecedentes dos climas autentizóticos, da satisfação e do empenhamento afectivo : um estudo aplicado a alguns Institutos Politécnicos Portugueses
title_full A responsabilidade social como variável antecedentes dos climas autentizóticos, da satisfação e do empenhamento afectivo : um estudo aplicado a alguns Institutos Politécnicos Portugueses
title_fullStr A responsabilidade social como variável antecedentes dos climas autentizóticos, da satisfação e do empenhamento afectivo : um estudo aplicado a alguns Institutos Politécnicos Portugueses
title_full_unstemmed A responsabilidade social como variável antecedentes dos climas autentizóticos, da satisfação e do empenhamento afectivo : um estudo aplicado a alguns Institutos Politécnicos Portugueses
title_sort A responsabilidade social como variável antecedentes dos climas autentizóticos, da satisfação e do empenhamento afectivo : um estudo aplicado a alguns Institutos Politécnicos Portugueses
author Santos, Ana Marta Aleixo Figueiras dos
author_facet Santos, Ana Marta Aleixo Figueiras dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Marta Aleixo Figueiras dos
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social das organizações
Organizações autentizóticas
Satisfação
Empenhamento afectivo
Intitutos politécnicos portugueses
Corporate social responsability
Authentizotic organizations
Satisfaction
Affective commitment and portuguese polytechnics
topic Responsabilidade social das organizações
Organizações autentizóticas
Satisfação
Empenhamento afectivo
Intitutos politécnicos portugueses
Corporate social responsability
Authentizotic organizations
Satisfaction
Affective commitment and portuguese polytechnics
description O estudo da responsabilidade social tem suscitado acrescido interesse, na perspectiva de compreender o desempenho das organizações (Peterson, 2004), como variável que permite compreender organizações mais autentizóticas (Kets de Vries, 2001; Rego e Souto, 2004) e as atitudes dos colaboradores perante o trabalho (Gavin e Maynard, 1975; Peterson, 2004; Rego et al., 2009). O presente trabalho tem por objectivo investigar como as práticas de responsabilidade social e as percepções dos colaboradores sobre as mesmas, podem favorecer as suas percepções de clima autentizótico e influenciar as atitudes com o trabalho (a satisfação e o empenhamento afectivo). Através de um inquérito por questionário distribuído a uma amostra de 239 colaboradores apurou-se que: (i) As práticas de RSO influenciam positivamente percepções de RSO; (ii) As percepções de RSO explicam grande parte das percepções de clima autentizótico, do empenhamento afectivo e da satisfação; (iii) As percepções de clima autentizótico medeiam o efeito das percepções de RSO sobre o empenhamento afectivo, sobre a satisfação com o trabalho e colegas e sobre a satisfação com os superiores; (iv) As percepções de clima autentizótico não influenciam a satisfação com o salário e promoções e não medeiam o efeito das percepções de RSO sobre a satisfação com o salário e promoções. - ABSTRACT: The study of social responsibility has received increased interest, from the perspective of understanding organizations performance (Peterson, 2004), has a variable that allows comprehending more authentizotic organizations (Kets de Vries; Rego e Souto, 2004) and also the employee's attitudes towards work (Gavin & Maynard, 1975; Peterson, 2004; Rego et al., 2009). The present work has the objective of investigate how social responsibility practices and the employee's perceptions about it, can favour their authentizotic climate perceptions and influence the work attitudes (satisfaction and affective commitment). Trough an inquiry by questionnaire distributed to a sample of 239 employees it was found that: (i) CSR practices positively influence CSR perceptions; (ii) CSR perceptions explain a great part of authentizotic climate perceptions, affective commitment and job satisfaction; (iii) Authentizotic climate perceptions mediate CSR perceptions effects on affective commitment and on job satisfaction, satisfaction with co-workers and satisfaction with superiors; (iv) Authentizotic climate perceptions do not influence wages and promotions satisfaction and do not mediate CSR perceptions effects on wages and promotions satisfaction.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2017-05-11T09:22:10Z
2017-05-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/21009
http://hdl.handle.net/10174/21009
url http://hdl.handle.net/10174/21009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Esc. C. S.
teses@bib.uevora.pt
665
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136604966617088