A responsabilidade social como variável antecedentes dos climas autentizóticos, da satisfação e do empenhamento afectivo : um estudo aplicado a alguns Institutos Politécnicos Portugueses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/21009 |
Resumo: | O estudo da responsabilidade social tem suscitado acrescido interesse, na perspectiva de compreender o desempenho das organizações (Peterson, 2004), como variável que permite compreender organizações mais autentizóticas (Kets de Vries, 2001; Rego e Souto, 2004) e as atitudes dos colaboradores perante o trabalho (Gavin e Maynard, 1975; Peterson, 2004; Rego et al., 2009). O presente trabalho tem por objectivo investigar como as práticas de responsabilidade social e as percepções dos colaboradores sobre as mesmas, podem favorecer as suas percepções de clima autentizótico e influenciar as atitudes com o trabalho (a satisfação e o empenhamento afectivo). Através de um inquérito por questionário distribuído a uma amostra de 239 colaboradores apurou-se que: (i) As práticas de RSO influenciam positivamente percepções de RSO; (ii) As percepções de RSO explicam grande parte das percepções de clima autentizótico, do empenhamento afectivo e da satisfação; (iii) As percepções de clima autentizótico medeiam o efeito das percepções de RSO sobre o empenhamento afectivo, sobre a satisfação com o trabalho e colegas e sobre a satisfação com os superiores; (iv) As percepções de clima autentizótico não influenciam a satisfação com o salário e promoções e não medeiam o efeito das percepções de RSO sobre a satisfação com o salário e promoções. - ABSTRACT: The study of social responsibility has received increased interest, from the perspective of understanding organizations performance (Peterson, 2004), has a variable that allows comprehending more authentizotic organizations (Kets de Vries; Rego e Souto, 2004) and also the employee's attitudes towards work (Gavin & Maynard, 1975; Peterson, 2004; Rego et al., 2009). The present work has the objective of investigate how social responsibility practices and the employee's perceptions about it, can favour their authentizotic climate perceptions and influence the work attitudes (satisfaction and affective commitment). Trough an inquiry by questionnaire distributed to a sample of 239 employees it was found that: (i) CSR practices positively influence CSR perceptions; (ii) CSR perceptions explain a great part of authentizotic climate perceptions, affective commitment and job satisfaction; (iii) Authentizotic climate perceptions mediate CSR perceptions effects on affective commitment and on job satisfaction, satisfaction with co-workers and satisfaction with superiors; (iv) Authentizotic climate perceptions do not influence wages and promotions satisfaction and do not mediate CSR perceptions effects on wages and promotions satisfaction. |
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A responsabilidade social como variável antecedentes dos climas autentizóticos, da satisfação e do empenhamento afectivo : um estudo aplicado a alguns Institutos Politécnicos PortuguesesResponsabilidade social das organizaçõesOrganizações autentizóticasSatisfaçãoEmpenhamento afectivoIntitutos politécnicos portuguesesCorporate social responsabilityAuthentizotic organizationsSatisfactionAffective commitment and portuguese polytechnicsO estudo da responsabilidade social tem suscitado acrescido interesse, na perspectiva de compreender o desempenho das organizações (Peterson, 2004), como variável que permite compreender organizações mais autentizóticas (Kets de Vries, 2001; Rego e Souto, 2004) e as atitudes dos colaboradores perante o trabalho (Gavin e Maynard, 1975; Peterson, 2004; Rego et al., 2009). O presente trabalho tem por objectivo investigar como as práticas de responsabilidade social e as percepções dos colaboradores sobre as mesmas, podem favorecer as suas percepções de clima autentizótico e influenciar as atitudes com o trabalho (a satisfação e o empenhamento afectivo). Através de um inquérito por questionário distribuído a uma amostra de 239 colaboradores apurou-se que: (i) As práticas de RSO influenciam positivamente percepções de RSO; (ii) As percepções de RSO explicam grande parte das percepções de clima autentizótico, do empenhamento afectivo e da satisfação; (iii) As percepções de clima autentizótico medeiam o efeito das percepções de RSO sobre o empenhamento afectivo, sobre a satisfação com o trabalho e colegas e sobre a satisfação com os superiores; (iv) As percepções de clima autentizótico não influenciam a satisfação com o salário e promoções e não medeiam o efeito das percepções de RSO sobre a satisfação com o salário e promoções. - ABSTRACT: The study of social responsibility has received increased interest, from the perspective of understanding organizations performance (Peterson, 2004), has a variable that allows comprehending more authentizotic organizations (Kets de Vries; Rego e Souto, 2004) and also the employee's attitudes towards work (Gavin & Maynard, 1975; Peterson, 2004; Rego et al., 2009). The present work has the objective of investigate how social responsibility practices and the employee's perceptions about it, can favour their authentizotic climate perceptions and influence the work attitudes (satisfaction and affective commitment). Trough an inquiry by questionnaire distributed to a sample of 239 employees it was found that: (i) CSR practices positively influence CSR perceptions; (ii) CSR perceptions explain a great part of authentizotic climate perceptions, affective commitment and job satisfaction; (iii) Authentizotic climate perceptions mediate CSR perceptions effects on affective commitment and on job satisfaction, satisfaction with co-workers and satisfaction with superiors; (iv) Authentizotic climate perceptions do not influence wages and promotions satisfaction and do not mediate CSR perceptions effects on wages and promotions satisfaction.Universidade de Évora2017-05-11T09:22:10Z2017-05-112010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/21009http://hdl.handle.net/10174/21009porEsc. C. S.teses@bib.uevora.pt665Santos, Ana Marta Aleixo Figueiras dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:11:18Zoai:dspace.uevora.pt:10174/21009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:20.416198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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