A aula de filosofia como exercício filosófico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Ricardo Miguel Sardinha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9504
Resumo: Este trabalho é o relatório final do estágio pedagógico feito no âmbito do mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário e tem por base a investigação feita sobre os melhores métodos para o ensino da filosofia e do filosofar que despertem genuinamente nos alunos o interesse pelo exame crítico das ideias. Nele se explora, num primeiro momento, a conceção de educação e a possibilidade e importância do ensino de filosofia. Num segundo momento, investigamos a estratégia de ensino-aprendizagem denominada de aprendizagem por inquirição, visto esta ser uma estratégia que estimula a atitude zetética, a cooperação, a tutoria entre pares e a investigação. Num terceiro momento procuramos relatar como foi a aplicação desta estratégia na nossa prática de ensino supervisionada.
id RCAP_7409bd1f49bdd36fa983af0f778a2bec
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9504
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aula de filosofia como exercício filosóficoRelatório de pesquisa sobre a aprendizagem baseada na investigação para o ensino da filosofia e do filosofar a adolescentesAprendizagem Por InquiriçãoAtitude ZetéticaEnsino da FilosofiaExperiência FilosóficaRelatório de EstágioDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoEste trabalho é o relatório final do estágio pedagógico feito no âmbito do mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário e tem por base a investigação feita sobre os melhores métodos para o ensino da filosofia e do filosofar que despertem genuinamente nos alunos o interesse pelo exame crítico das ideias. Nele se explora, num primeiro momento, a conceção de educação e a possibilidade e importância do ensino de filosofia. Num segundo momento, investigamos a estratégia de ensino-aprendizagem denominada de aprendizagem por inquirição, visto esta ser uma estratégia que estimula a atitude zetética, a cooperação, a tutoria entre pares e a investigação. Num terceiro momento procuramos relatar como foi a aplicação desta estratégia na nossa prática de ensino supervisionada.This work is the final report of the pedagogical internship done in the scope of the Master's Degree in Teaching Philosophy in Secondary Education that is based on research done on the best methods for teaching philosophy and philosophize that genuinely arouse in students the interest in critical examination of ideas. It explores, in a first moment, the conception of education and the possibility and importance of the teaching of philosophy. Secondly, we investigate the teaching-learning strategy called Inquiry-Based Learning, since this is a strategy that stimulates zetetic attitude, cooperation, peer tutoring and research. In a third moment we try to report how the strategy was applied in our supervised teaching practice.Domingues, José António DuarteAmaral, José António Campelo de SousauBibliorumBaptista, Ricardo Miguel Sardinha2020-02-24T16:46:23Z2017-10-32017-11-022017-11-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9504TID:202336999porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:50:47Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:43.389020Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aula de filosofia como exercício filosófico
Relatório de pesquisa sobre a aprendizagem baseada na investigação para o ensino da filosofia e do filosofar a adolescentes
title A aula de filosofia como exercício filosófico
spellingShingle A aula de filosofia como exercício filosófico
Baptista, Ricardo Miguel Sardinha
Aprendizagem Por Inquirição
Atitude Zetética
Ensino da Filosofia
Experiência Filosófica
Relatório de Estágio
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
title_short A aula de filosofia como exercício filosófico
title_full A aula de filosofia como exercício filosófico
title_fullStr A aula de filosofia como exercício filosófico
title_full_unstemmed A aula de filosofia como exercício filosófico
title_sort A aula de filosofia como exercício filosófico
author Baptista, Ricardo Miguel Sardinha
author_facet Baptista, Ricardo Miguel Sardinha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domingues, José António Duarte
Amaral, José António Campelo de Sousa
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Ricardo Miguel Sardinha
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Por Inquirição
Atitude Zetética
Ensino da Filosofia
Experiência Filosófica
Relatório de Estágio
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
topic Aprendizagem Por Inquirição
Atitude Zetética
Ensino da Filosofia
Experiência Filosófica
Relatório de Estágio
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
description Este trabalho é o relatório final do estágio pedagógico feito no âmbito do mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário e tem por base a investigação feita sobre os melhores métodos para o ensino da filosofia e do filosofar que despertem genuinamente nos alunos o interesse pelo exame crítico das ideias. Nele se explora, num primeiro momento, a conceção de educação e a possibilidade e importância do ensino de filosofia. Num segundo momento, investigamos a estratégia de ensino-aprendizagem denominada de aprendizagem por inquirição, visto esta ser uma estratégia que estimula a atitude zetética, a cooperação, a tutoria entre pares e a investigação. Num terceiro momento procuramos relatar como foi a aplicação desta estratégia na nossa prática de ensino supervisionada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-3
2017-11-02
2017-11-02T00:00:00Z
2020-02-24T16:46:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/9504
TID:202336999
url http://hdl.handle.net/10400.6/9504
identifier_str_mv TID:202336999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136388763877376