A aula de filosofia como exercício filosófico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/9504 |
Resumo: | Este trabalho é o relatório final do estágio pedagógico feito no âmbito do mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário e tem por base a investigação feita sobre os melhores métodos para o ensino da filosofia e do filosofar que despertem genuinamente nos alunos o interesse pelo exame crítico das ideias. Nele se explora, num primeiro momento, a conceção de educação e a possibilidade e importância do ensino de filosofia. Num segundo momento, investigamos a estratégia de ensino-aprendizagem denominada de aprendizagem por inquirição, visto esta ser uma estratégia que estimula a atitude zetética, a cooperação, a tutoria entre pares e a investigação. Num terceiro momento procuramos relatar como foi a aplicação desta estratégia na nossa prática de ensino supervisionada. |
id |
RCAP_7409bd1f49bdd36fa983af0f778a2bec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9504 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aula de filosofia como exercício filosóficoRelatório de pesquisa sobre a aprendizagem baseada na investigação para o ensino da filosofia e do filosofar a adolescentesAprendizagem Por InquiriçãoAtitude ZetéticaEnsino da FilosofiaExperiência FilosóficaRelatório de EstágioDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoEste trabalho é o relatório final do estágio pedagógico feito no âmbito do mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário e tem por base a investigação feita sobre os melhores métodos para o ensino da filosofia e do filosofar que despertem genuinamente nos alunos o interesse pelo exame crítico das ideias. Nele se explora, num primeiro momento, a conceção de educação e a possibilidade e importância do ensino de filosofia. Num segundo momento, investigamos a estratégia de ensino-aprendizagem denominada de aprendizagem por inquirição, visto esta ser uma estratégia que estimula a atitude zetética, a cooperação, a tutoria entre pares e a investigação. Num terceiro momento procuramos relatar como foi a aplicação desta estratégia na nossa prática de ensino supervisionada.This work is the final report of the pedagogical internship done in the scope of the Master's Degree in Teaching Philosophy in Secondary Education that is based on research done on the best methods for teaching philosophy and philosophize that genuinely arouse in students the interest in critical examination of ideas. It explores, in a first moment, the conception of education and the possibility and importance of the teaching of philosophy. Secondly, we investigate the teaching-learning strategy called Inquiry-Based Learning, since this is a strategy that stimulates zetetic attitude, cooperation, peer tutoring and research. In a third moment we try to report how the strategy was applied in our supervised teaching practice.Domingues, José António DuarteAmaral, José António Campelo de SousauBibliorumBaptista, Ricardo Miguel Sardinha2020-02-24T16:46:23Z2017-10-32017-11-022017-11-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9504TID:202336999porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:50:47Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:43.389020Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aula de filosofia como exercício filosófico Relatório de pesquisa sobre a aprendizagem baseada na investigação para o ensino da filosofia e do filosofar a adolescentes |
title |
A aula de filosofia como exercício filosófico |
spellingShingle |
A aula de filosofia como exercício filosófico Baptista, Ricardo Miguel Sardinha Aprendizagem Por Inquirição Atitude Zetética Ensino da Filosofia Experiência Filosófica Relatório de Estágio Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
title_short |
A aula de filosofia como exercício filosófico |
title_full |
A aula de filosofia como exercício filosófico |
title_fullStr |
A aula de filosofia como exercício filosófico |
title_full_unstemmed |
A aula de filosofia como exercício filosófico |
title_sort |
A aula de filosofia como exercício filosófico |
author |
Baptista, Ricardo Miguel Sardinha |
author_facet |
Baptista, Ricardo Miguel Sardinha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Domingues, José António Duarte Amaral, José António Campelo de Sousa uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptista, Ricardo Miguel Sardinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Por Inquirição Atitude Zetética Ensino da Filosofia Experiência Filosófica Relatório de Estágio Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
topic |
Aprendizagem Por Inquirição Atitude Zetética Ensino da Filosofia Experiência Filosófica Relatório de Estágio Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
description |
Este trabalho é o relatório final do estágio pedagógico feito no âmbito do mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário e tem por base a investigação feita sobre os melhores métodos para o ensino da filosofia e do filosofar que despertem genuinamente nos alunos o interesse pelo exame crítico das ideias. Nele se explora, num primeiro momento, a conceção de educação e a possibilidade e importância do ensino de filosofia. Num segundo momento, investigamos a estratégia de ensino-aprendizagem denominada de aprendizagem por inquirição, visto esta ser uma estratégia que estimula a atitude zetética, a cooperação, a tutoria entre pares e a investigação. Num terceiro momento procuramos relatar como foi a aplicação desta estratégia na nossa prática de ensino supervisionada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-3 2017-11-02 2017-11-02T00:00:00Z 2020-02-24T16:46:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/9504 TID:202336999 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/9504 |
identifier_str_mv |
TID:202336999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136388763877376 |