Relação entre inteligência emocional e bem-estar em contexto de trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/27541 |
Resumo: | Nesta dissertação, pretende-se investigar a relação entre a inteligência emocional (IE) e o bem-estar (BE) na profissão de professores, através do envolvimento no trabalho (engagement). Trata-se de um estudo de índole quantitativa, em que foi considerada uma amostra de 170 professores do ensino secundário que responderam ao questionário da relação entre IE e BE no contexto de trabalho, com base nas escalas de inteligência emocional (Rego & Fernandes, 2001) e engagement (Schaufeli & Bakker, 2003 cit in Schaufeli, Bakker & Salanova, 2006). Posteriormente, os dados recolhidos foram analisados através da correlação de Pearson, a partir do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados obtidos demonstraram que a IE se relaciona positivamente com o engagement. Logo, partindo da definição de envolvimento no trabalho, que é considerado um estado positivo de BE (Bakker, Schaufeli, Leiter & Taris, 2008), podemos concluir que a IE se relaciona positivamente com o mesmo. |
id |
RCAP_7412d6e74d12786d58056b050e993535 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27541 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relação entre inteligência emocional e bem-estar em contexto de trabalhoInteligência emocional (IE)Bem-estar (BE)Envolvimento no trabalho (engagement)Professores (docentes)Emotional intelligenceWellbeingEngagementTeachersDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaNesta dissertação, pretende-se investigar a relação entre a inteligência emocional (IE) e o bem-estar (BE) na profissão de professores, através do envolvimento no trabalho (engagement). Trata-se de um estudo de índole quantitativa, em que foi considerada uma amostra de 170 professores do ensino secundário que responderam ao questionário da relação entre IE e BE no contexto de trabalho, com base nas escalas de inteligência emocional (Rego & Fernandes, 2001) e engagement (Schaufeli & Bakker, 2003 cit in Schaufeli, Bakker & Salanova, 2006). Posteriormente, os dados recolhidos foram analisados através da correlação de Pearson, a partir do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados obtidos demonstraram que a IE se relaciona positivamente com o engagement. Logo, partindo da definição de envolvimento no trabalho, que é considerado um estado positivo de BE (Bakker, Schaufeli, Leiter & Taris, 2008), podemos concluir que a IE se relaciona positivamente com o mesmo.In this dissertation, we intend to investigate the relationship between emotional intelligence (IE) and wellbeing (BE) in the profession of teachers, through engagement in work. This is a quantitative study in which a sample of 170 secondary school teachers who answered the questionnaire about the relationship between IE and BE in the work context was considered, based on the emotional intelligence scales (Rego & Fernandes, 2001) and engagement (Schaufeli & Bakker, 2003 cit in Schaufeli, Bakker & Salanova, 2006). Subsequently, the collected data was analyzed through the Pearson correlation, from the statistical program Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). The results obtained showed that IE is positively related to engagement. Therefore, we can conclude that IE is positively related to Wellbeing, since work involvement is considered to be a positive state of BE (Bakker, Schaufeli, Leiter & Taris, 2008).Monarca, Maria Adélia de JesusVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSousa, Maria Elisabete Abreu e2019-05-02T09:42:53Z2018-07-0220182018-07-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27541TID:202196950porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:07Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27541Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:04.048284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre inteligência emocional e bem-estar em contexto de trabalho |
title |
Relação entre inteligência emocional e bem-estar em contexto de trabalho |
spellingShingle |
Relação entre inteligência emocional e bem-estar em contexto de trabalho Sousa, Maria Elisabete Abreu e Inteligência emocional (IE) Bem-estar (BE) Envolvimento no trabalho (engagement) Professores (docentes) Emotional intelligence Wellbeing Engagement Teachers Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Relação entre inteligência emocional e bem-estar em contexto de trabalho |
title_full |
Relação entre inteligência emocional e bem-estar em contexto de trabalho |
title_fullStr |
Relação entre inteligência emocional e bem-estar em contexto de trabalho |
title_full_unstemmed |
Relação entre inteligência emocional e bem-estar em contexto de trabalho |
title_sort |
Relação entre inteligência emocional e bem-estar em contexto de trabalho |
author |
Sousa, Maria Elisabete Abreu e |
author_facet |
Sousa, Maria Elisabete Abreu e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monarca, Maria Adélia de Jesus Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Maria Elisabete Abreu e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência emocional (IE) Bem-estar (BE) Envolvimento no trabalho (engagement) Professores (docentes) Emotional intelligence Wellbeing Engagement Teachers Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Inteligência emocional (IE) Bem-estar (BE) Envolvimento no trabalho (engagement) Professores (docentes) Emotional intelligence Wellbeing Engagement Teachers Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Nesta dissertação, pretende-se investigar a relação entre a inteligência emocional (IE) e o bem-estar (BE) na profissão de professores, através do envolvimento no trabalho (engagement). Trata-se de um estudo de índole quantitativa, em que foi considerada uma amostra de 170 professores do ensino secundário que responderam ao questionário da relação entre IE e BE no contexto de trabalho, com base nas escalas de inteligência emocional (Rego & Fernandes, 2001) e engagement (Schaufeli & Bakker, 2003 cit in Schaufeli, Bakker & Salanova, 2006). Posteriormente, os dados recolhidos foram analisados através da correlação de Pearson, a partir do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados obtidos demonstraram que a IE se relaciona positivamente com o engagement. Logo, partindo da definição de envolvimento no trabalho, que é considerado um estado positivo de BE (Bakker, Schaufeli, Leiter & Taris, 2008), podemos concluir que a IE se relaciona positivamente com o mesmo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-02 2018 2018-07-02T00:00:00Z 2019-05-02T09:42:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/27541 TID:202196950 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/27541 |
identifier_str_mv |
TID:202196950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131923726991360 |