Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/38252 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito do 14º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Saúde Infantil e Pediátrica, cumprido na Escola de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa campus Porto e refere-se à Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, com um total de 750 horas. O estágio decorreu entre 6 de setembro de 2021 a 18 de dezembro de 2021, em contexto de Cuidados de Saúde Primários, numa Unidade de Cuidados na Comunidade com passagem por uma Unidade de Saúde Familiar, e em contexto de Cuidados de Saúde Diferenciados, num Serviço de Urgência Pediátrica e num Serviço de Neonatologia, com uma carga horária total de 90 horas de contacto em cada contexto. O principal objetivo deste relatório foi analisar, de forma fundamentada, o processo de aquisição e desenvolvimento de competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. A metodologia utilizada foi a descrição das atividades e reflexão sobre as mesmas, tendo em atenção a evidência científica e ainda a mobilização de conhecimentos. As competências foram dividas em quatro domínios: prestação de cuidados, gestão, formação e investigação, seguindo as recomendações do plano de estudos. Em cada domínio foram identificados os objetivos específicos, explanadas as atividades desenvolvidas e efetuada uma análise crítica, traduzindo o percurso desenvolvido ao longo do estágio. Conclui-se que a pertinência deste estágio, em Saúde Infantil e Pediátrica, contribuiu de forma positiva, para o desenvolvimento e melhoria de competências especializadas a crianças de diversas faixas etárias e suas famílias com base no modelo de parceria de cuidados, com especial atenção, na promoção do desenvolvimento infantil e da parentalidade, na comunicação adequada e eficaz com a criança e família e na minimização do impacto da hospitalização. A integração eficiente nas equipas proporcionou momentos oportunos e enriquecedores de aprendizagem nos quatro domínios de atuação do Enfermeiro Especialista. |
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Relatório de estágioInternship reportDesenvolvimento infantilParentalidadeParceria de cuidadosEnfermagemComunicaçãoChild developmentParentingCare partnershipNursingCommunicationDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório foi realizado no âmbito do 14º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Saúde Infantil e Pediátrica, cumprido na Escola de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa campus Porto e refere-se à Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, com um total de 750 horas. O estágio decorreu entre 6 de setembro de 2021 a 18 de dezembro de 2021, em contexto de Cuidados de Saúde Primários, numa Unidade de Cuidados na Comunidade com passagem por uma Unidade de Saúde Familiar, e em contexto de Cuidados de Saúde Diferenciados, num Serviço de Urgência Pediátrica e num Serviço de Neonatologia, com uma carga horária total de 90 horas de contacto em cada contexto. O principal objetivo deste relatório foi analisar, de forma fundamentada, o processo de aquisição e desenvolvimento de competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. A metodologia utilizada foi a descrição das atividades e reflexão sobre as mesmas, tendo em atenção a evidência científica e ainda a mobilização de conhecimentos. As competências foram dividas em quatro domínios: prestação de cuidados, gestão, formação e investigação, seguindo as recomendações do plano de estudos. Em cada domínio foram identificados os objetivos específicos, explanadas as atividades desenvolvidas e efetuada uma análise crítica, traduzindo o percurso desenvolvido ao longo do estágio. Conclui-se que a pertinência deste estágio, em Saúde Infantil e Pediátrica, contribuiu de forma positiva, para o desenvolvimento e melhoria de competências especializadas a crianças de diversas faixas etárias e suas famílias com base no modelo de parceria de cuidados, com especial atenção, na promoção do desenvolvimento infantil e da parentalidade, na comunicação adequada e eficaz com a criança e família e na minimização do impacto da hospitalização. A integração eficiente nas equipas proporcionou momentos oportunos e enriquecedores de aprendizagem nos quatro domínios de atuação do Enfermeiro Especialista.This report was carried out within the scope of the 14th Master's Course in Nursing with Specialization in Child and Pediatrics Health, held at the School of Nursing at the Institute of Health Sciences, of Universidade Católica Portuguesa, Porto campus, and refers to the Final Internship and Report, with a total of 750 hours. The internship took place between September 6, 2021 and December 18, 2021, in Primary Health Care settings, in a Community Care Unit with passage through a Family Health Unit, and in Specialized Health Care settings, in a Pediatric Emergency Department and in a Neonatology Department, with a total of 90 contact hours in each setting. The main objective of this report was to analyze, in a reasoned way, the process of acquisition and development of competencies of the Nurse Specialist in Child Health and Pediatrics. The methodology used was the description of activities and reflection on them, taking into account the scientific evidence and also the mobilization of knowledge. The competencies were divided into four domains: care provision, management, training and research, following the recommendations of the study plan. In each domain, the specific objectives were identified, the activities developed were explained, and a critical analysis was performed, reflecting the path developed throughout the internship. It is concluded that the relevance of this internship in Child Health and Paediatrics contributed positively to the development and improvement of specialized skills to children of different age groups and their families based on the care partnership model, with special attention to the promotion of child development and parenting, the adequate and effective communication with the child and family and the minimization of the impact of hospitalization. The efficient integration in the teams provided opportune and enriching learning moments in the four domains of action of the Nurse Specialist.Barbosa, Constança Maria Silva FestasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBeça, Raquel da Conceição Cerqueira2022-07-18T13:55:25Z2022-06-292022-032022-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38252TID:203035577porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:43:44Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38252Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:11.024169Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório foi realizado no âmbito do 14º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Saúde Infantil e Pediátrica, cumprido na Escola de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa campus Porto e refere-se à Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, com um total de 750 horas. O estágio decorreu entre 6 de setembro de 2021 a 18 de dezembro de 2021, em contexto de Cuidados de Saúde Primários, numa Unidade de Cuidados na Comunidade com passagem por uma Unidade de Saúde Familiar, e em contexto de Cuidados de Saúde Diferenciados, num Serviço de Urgência Pediátrica e num Serviço de Neonatologia, com uma carga horária total de 90 horas de contacto em cada contexto. O principal objetivo deste relatório foi analisar, de forma fundamentada, o processo de aquisição e desenvolvimento de competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. A metodologia utilizada foi a descrição das atividades e reflexão sobre as mesmas, tendo em atenção a evidência científica e ainda a mobilização de conhecimentos. As competências foram dividas em quatro domínios: prestação de cuidados, gestão, formação e investigação, seguindo as recomendações do plano de estudos. Em cada domínio foram identificados os objetivos específicos, explanadas as atividades desenvolvidas e efetuada uma análise crítica, traduzindo o percurso desenvolvido ao longo do estágio. Conclui-se que a pertinência deste estágio, em Saúde Infantil e Pediátrica, contribuiu de forma positiva, para o desenvolvimento e melhoria de competências especializadas a crianças de diversas faixas etárias e suas famílias com base no modelo de parceria de cuidados, com especial atenção, na promoção do desenvolvimento infantil e da parentalidade, na comunicação adequada e eficaz com a criança e família e na minimização do impacto da hospitalização. A integração eficiente nas equipas proporcionou momentos oportunos e enriquecedores de aprendizagem nos quatro domínios de atuação do Enfermeiro Especialista. |
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