Equipamento de ensaios a cross car beams

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tiago Daniel Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15768
Resumo: O desenvolvimento de produtos é uma parte muito importante de qualquer processo de engenharia de hoje em dia. Como tal, ferramentas para testar, avaliar e verificar o que foi desenvolvido ou construído são uma necessidade para garantir que o processo de desenvolvimento está correto e que dá resposta aos requisitos de um determinado projeto, produto ou necessidade. Esta tese descreve o projeto e engenharia de uma ferramenta para testar, avaliar, controlar e verificar o desenvolvimento de cross car beams. Atualmente, a indústria automóvel é exigente, precisa e cara, em que um simples defeito numa estrutura mecânica pode causar uma perda monetária considerável para uma empresa, bem como, e mais importante, a possível perda de vida humana. Devido a isso, as equipas de engenharia da indústria automóvel de hoje colocam uma grande ênfase no desenvolvimento de produtos, análise e design, antes de produzir qualquer elemento estrutural, para tentar reduzir o custo após a produção e o risco de erro, criando produtos e estruturas melhores e mais económicas. Esta ferramenta/equipamento precisa de dar resultados fidedignos da resistência mecânica a cargas estáticas e repetitivas (fadiga) assim como da capacidade de desempenho de vibração. Deve ser possível aplicar cargas de diferentes magnitudes e direções. Este trabalho está dividido em três partes principais; uma introdução onde estão descritos os objetivos principais do equipamento assim como os seus requisitos; Desenho e desenvolvimento onde as fases de desenho e desenvolvimento são descritas, assim como as alterações, dificuldades e explicações do desenho e engenharia por detrás do equipamento e das decisões tomadas; Análise estrutural onde são mostradas algumas das partes analisadas da estrutura e equipamento. Tanto análises por elementos finitos, como analíticas/numéricas foram utilizadas neste trabalho.
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