Equipamento de ensaios a cross car beams
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/15768 |
Resumo: | O desenvolvimento de produtos é uma parte muito importante de qualquer processo de engenharia de hoje em dia. Como tal, ferramentas para testar, avaliar e verificar o que foi desenvolvido ou construído são uma necessidade para garantir que o processo de desenvolvimento está correto e que dá resposta aos requisitos de um determinado projeto, produto ou necessidade. Esta tese descreve o projeto e engenharia de uma ferramenta para testar, avaliar, controlar e verificar o desenvolvimento de cross car beams. Atualmente, a indústria automóvel é exigente, precisa e cara, em que um simples defeito numa estrutura mecânica pode causar uma perda monetária considerável para uma empresa, bem como, e mais importante, a possível perda de vida humana. Devido a isso, as equipas de engenharia da indústria automóvel de hoje colocam uma grande ênfase no desenvolvimento de produtos, análise e design, antes de produzir qualquer elemento estrutural, para tentar reduzir o custo após a produção e o risco de erro, criando produtos e estruturas melhores e mais económicas. Esta ferramenta/equipamento precisa de dar resultados fidedignos da resistência mecânica a cargas estáticas e repetitivas (fadiga) assim como da capacidade de desempenho de vibração. Deve ser possível aplicar cargas de diferentes magnitudes e direções. Este trabalho está dividido em três partes principais; uma introdução onde estão descritos os objetivos principais do equipamento assim como os seus requisitos; Desenho e desenvolvimento onde as fases de desenho e desenvolvimento são descritas, assim como as alterações, dificuldades e explicações do desenho e engenharia por detrás do equipamento e das decisões tomadas; Análise estrutural onde são mostradas algumas das partes analisadas da estrutura e equipamento. Tanto análises por elementos finitos, como analíticas/numéricas foram utilizadas neste trabalho. |
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Equipamento de ensaios a cross car beamsTestes a produtosCross Car BeamIndústria automóvelNVHEnsaios mecânicosEstruturas automóveisProduct testingAutomotive industryMechanical testingAutomotive structuresO desenvolvimento de produtos é uma parte muito importante de qualquer processo de engenharia de hoje em dia. Como tal, ferramentas para testar, avaliar e verificar o que foi desenvolvido ou construído são uma necessidade para garantir que o processo de desenvolvimento está correto e que dá resposta aos requisitos de um determinado projeto, produto ou necessidade. Esta tese descreve o projeto e engenharia de uma ferramenta para testar, avaliar, controlar e verificar o desenvolvimento de cross car beams. Atualmente, a indústria automóvel é exigente, precisa e cara, em que um simples defeito numa estrutura mecânica pode causar uma perda monetária considerável para uma empresa, bem como, e mais importante, a possível perda de vida humana. Devido a isso, as equipas de engenharia da indústria automóvel de hoje colocam uma grande ênfase no desenvolvimento de produtos, análise e design, antes de produzir qualquer elemento estrutural, para tentar reduzir o custo após a produção e o risco de erro, criando produtos e estruturas melhores e mais económicas. Esta ferramenta/equipamento precisa de dar resultados fidedignos da resistência mecânica a cargas estáticas e repetitivas (fadiga) assim como da capacidade de desempenho de vibração. Deve ser possível aplicar cargas de diferentes magnitudes e direções. Este trabalho está dividido em três partes principais; uma introdução onde estão descritos os objetivos principais do equipamento assim como os seus requisitos; Desenho e desenvolvimento onde as fases de desenho e desenvolvimento são descritas, assim como as alterações, dificuldades e explicações do desenho e engenharia por detrás do equipamento e das decisões tomadas; Análise estrutural onde são mostradas algumas das partes analisadas da estrutura e equipamento. Tanto análises por elementos finitos, como analíticas/numéricas foram utilizadas neste trabalho.Product development is a critical part of today’s engineering process. As such, tools to test, access and verify what has been developed or built are a necessity to ensure the development process is correct and gives answers to the requirements of a given project, product or need. This thesis describes the design and engineering of a tool to test, access, control and verify the development of Cross Car Beams. Nowadays, automotive industry, in which the Cross Car Beam product is a part of, is a very challenging, precise and expensive industry, in which a simple defect in a mechanical structure can cause considerable monetary loss to a company as well as, and most importantly, the possible loss of human life. Given that, today’s automotive industry engineering teams place a high emphasis on product development, analysis and design, before producing any structural element, to try and reduce cost after production and the risk of error, creating better and cheaper products and structures. The tool needs to give accurate results about structural strength, vibration performance as well as fatigue resistance. All the tests needed must be able to be performed with a different variety of loads, load directions and load types. The work is divided in three main parts; Introduction where the main objectives of the equipment as well as it’s requirements are listed; Design and development where the stages of design and development are described as well as the changes, difficulties and justifications of the design and engineering underlying the equipment; Structural analysis where some of the analysis made for the structure and equipment are shown and described. Both FEM and analytical analysis were done in this work.Ferreira, Fernando JoséRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Tiago Daniel Santos2020-10-28T01:30:25Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15768TID:202468925porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:55Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:28.326183Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O desenvolvimento de produtos é uma parte muito importante de qualquer processo de engenharia de hoje em dia. Como tal, ferramentas para testar, avaliar e verificar o que foi desenvolvido ou construído são uma necessidade para garantir que o processo de desenvolvimento está correto e que dá resposta aos requisitos de um determinado projeto, produto ou necessidade. Esta tese descreve o projeto e engenharia de uma ferramenta para testar, avaliar, controlar e verificar o desenvolvimento de cross car beams. Atualmente, a indústria automóvel é exigente, precisa e cara, em que um simples defeito numa estrutura mecânica pode causar uma perda monetária considerável para uma empresa, bem como, e mais importante, a possível perda de vida humana. Devido a isso, as equipas de engenharia da indústria automóvel de hoje colocam uma grande ênfase no desenvolvimento de produtos, análise e design, antes de produzir qualquer elemento estrutural, para tentar reduzir o custo após a produção e o risco de erro, criando produtos e estruturas melhores e mais económicas. Esta ferramenta/equipamento precisa de dar resultados fidedignos da resistência mecânica a cargas estáticas e repetitivas (fadiga) assim como da capacidade de desempenho de vibração. Deve ser possível aplicar cargas de diferentes magnitudes e direções. Este trabalho está dividido em três partes principais; uma introdução onde estão descritos os objetivos principais do equipamento assim como os seus requisitos; Desenho e desenvolvimento onde as fases de desenho e desenvolvimento são descritas, assim como as alterações, dificuldades e explicações do desenho e engenharia por detrás do equipamento e das decisões tomadas; Análise estrutural onde são mostradas algumas das partes analisadas da estrutura e equipamento. Tanto análises por elementos finitos, como analíticas/numéricas foram utilizadas neste trabalho. |
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