Experiências de aprendizagem, no âmbito da expressão dramática, na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4357 |
Resumo: | A Expressão Dramática constitui um domínio de grande importância na Educação Pré- Escolar e, como tal, deverá revestir-se de uma intencionalidade que o educador tem que ter sempre presente na sua prática pedagógica. As experiências de aprendizagem que, neste âmbito devem ser proporcionadas às crianças são fulcrais para o seu desenvolvimento a todos os níveis. Dada a importância de que se reveste este estudo, no que respeita às suas componentes e às repercussões que poderá vir a ter na prática, delinearam-se como principais objetivos: Conhecer a intervenção educativa das Educadoras de Infância na área da Expressão Dramática; Conhecer formas diversificadas de desenvolvimento de ações neste domínio; Conhecer espaços e materiais a utilizar na implementação de ações; Identificar formas de ultrapassar as dificuldades sentidas na atuação educativa, no âmbito da Expressão Dramática. Para a realização do mesmo efetuou-se uma recolha de dados, cujos participantes foram inquiridos através da aplicação de entrevista, à Educadora da sala, e de um questionário às Educadoras que exercem funções nas salas de pré-escolar das I.P.S.S. da cidade de Beja. Após a análise de dados procedeu-se à identificação de necessidades que conduziu à elaboração de um plano de ação para colmatar essas fragilidades. Por se tratar de uma investigação sobre a própria ação e de desenvolvimento na prática, optou-se pela metodologia de investigação-ação e as atividades desenvolvidas foram sendo avaliadas para percebermos o seu impacto e, sempre que necessário, reformularmos o que estava planeado. |
id |
RCAP_4f343e2afdc7b465c5e25c4e1781a275 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4357 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Experiências de aprendizagem, no âmbito da expressão dramática, na educação pré-escolarEducação pré-escolarExperiências de aprendizagemExpressão dramáticaA Expressão Dramática constitui um domínio de grande importância na Educação Pré- Escolar e, como tal, deverá revestir-se de uma intencionalidade que o educador tem que ter sempre presente na sua prática pedagógica. As experiências de aprendizagem que, neste âmbito devem ser proporcionadas às crianças são fulcrais para o seu desenvolvimento a todos os níveis. Dada a importância de que se reveste este estudo, no que respeita às suas componentes e às repercussões que poderá vir a ter na prática, delinearam-se como principais objetivos: Conhecer a intervenção educativa das Educadoras de Infância na área da Expressão Dramática; Conhecer formas diversificadas de desenvolvimento de ações neste domínio; Conhecer espaços e materiais a utilizar na implementação de ações; Identificar formas de ultrapassar as dificuldades sentidas na atuação educativa, no âmbito da Expressão Dramática. Para a realização do mesmo efetuou-se uma recolha de dados, cujos participantes foram inquiridos através da aplicação de entrevista, à Educadora da sala, e de um questionário às Educadoras que exercem funções nas salas de pré-escolar das I.P.S.S. da cidade de Beja. Após a análise de dados procedeu-se à identificação de necessidades que conduziu à elaboração de um plano de ação para colmatar essas fragilidades. Por se tratar de uma investigação sobre a própria ação e de desenvolvimento na prática, optou-se pela metodologia de investigação-ação e as atividades desenvolvidas foram sendo avaliadas para percebermos o seu impacto e, sempre que necessário, reformularmos o que estava planeado.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2015-01-29T15:22:44Z2015-01-16T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4357porRibeiro, Ana Cristina Neves Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:43Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4357Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:30.229547Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências de aprendizagem, no âmbito da expressão dramática, na educação pré-escolar |
title |
Experiências de aprendizagem, no âmbito da expressão dramática, na educação pré-escolar |
spellingShingle |
Experiências de aprendizagem, no âmbito da expressão dramática, na educação pré-escolar Ribeiro, Ana Cristina Neves Gonçalves Educação pré-escolar Experiências de aprendizagem Expressão dramática |
title_short |
Experiências de aprendizagem, no âmbito da expressão dramática, na educação pré-escolar |
title_full |
Experiências de aprendizagem, no âmbito da expressão dramática, na educação pré-escolar |
title_fullStr |
Experiências de aprendizagem, no âmbito da expressão dramática, na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Experiências de aprendizagem, no âmbito da expressão dramática, na educação pré-escolar |
title_sort |
Experiências de aprendizagem, no âmbito da expressão dramática, na educação pré-escolar |
author |
Ribeiro, Ana Cristina Neves Gonçalves |
author_facet |
Ribeiro, Ana Cristina Neves Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Ana Cristina Neves Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Experiências de aprendizagem Expressão dramática |
topic |
Educação pré-escolar Experiências de aprendizagem Expressão dramática |
description |
A Expressão Dramática constitui um domínio de grande importância na Educação Pré- Escolar e, como tal, deverá revestir-se de uma intencionalidade que o educador tem que ter sempre presente na sua prática pedagógica. As experiências de aprendizagem que, neste âmbito devem ser proporcionadas às crianças são fulcrais para o seu desenvolvimento a todos os níveis. Dada a importância de que se reveste este estudo, no que respeita às suas componentes e às repercussões que poderá vir a ter na prática, delinearam-se como principais objetivos: Conhecer a intervenção educativa das Educadoras de Infância na área da Expressão Dramática; Conhecer formas diversificadas de desenvolvimento de ações neste domínio; Conhecer espaços e materiais a utilizar na implementação de ações; Identificar formas de ultrapassar as dificuldades sentidas na atuação educativa, no âmbito da Expressão Dramática. Para a realização do mesmo efetuou-se uma recolha de dados, cujos participantes foram inquiridos através da aplicação de entrevista, à Educadora da sala, e de um questionário às Educadoras que exercem funções nas salas de pré-escolar das I.P.S.S. da cidade de Beja. Após a análise de dados procedeu-se à identificação de necessidades que conduziu à elaboração de um plano de ação para colmatar essas fragilidades. Por se tratar de uma investigação sobre a própria ação e de desenvolvimento na prática, optou-se pela metodologia de investigação-ação e as atividades desenvolvidas foram sendo avaliadas para percebermos o seu impacto e, sempre que necessário, reformularmos o que estava planeado. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-01-29T15:22:44Z 2015-01-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4357 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129858071068672 |