Ser professora: ensinar a aprender, aprender ensinando

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Tânia Patrícia Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8799
Resumo: O presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa Supervisionada e representa o culminar de um longo percurso de formação que, tendo tido início na Licenciatura em Educação Básica, termina, agora, com a conclusão do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Nas páginas deste relatório é demonstrado um pouco do percurso formativo desenvolvido ao longo do último ano deste ciclo de estudos, onde a prática e teoria se unem de uma forma reflexiva, conduzindo ao desenvolvimento de uma prática educativa consistente e fundamentada, sempre com o cunho pessoal da mestranda. Uma viagem retrospetiva pelos momentos de aprendizagem, na qual é possível verificar que, para ser um bom professor, deve ser-se indagador da própria prática, investindo na qualidade da mesma, não permitindo a sua estagnação perante o progresso constante do mundo atual. Paralelamente, verifica-se a complexidade inerente a uma formação docente generalista, sendo que, por um lado, esta permite uma visão holística da profissão, dotando a formanda de um maior leque de competências e, por outro lado, este tipo de formação acarreta responsabilidades acrescidas, devido ao seu carácter mais abrangente. O sentimento de crescimento, quer pessoal quer profissional, fica, então, explanado ao longo deste documento, cuja construção permitiu aprender e refletir novamente sobre esta evolução.
id RCAP_937dc761098122c77e0e1f4ec0861b1e
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8799
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ser professora: ensinar a aprender, aprender ensinandoRelatório de EstágioPrática educativa supervisionadaReflexãoFormação docenteCrescimento profissional e pessoalSupervised educational practiceReflectionTeacher developmentProfessional and personal growthDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa Supervisionada e representa o culminar de um longo percurso de formação que, tendo tido início na Licenciatura em Educação Básica, termina, agora, com a conclusão do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Nas páginas deste relatório é demonstrado um pouco do percurso formativo desenvolvido ao longo do último ano deste ciclo de estudos, onde a prática e teoria se unem de uma forma reflexiva, conduzindo ao desenvolvimento de uma prática educativa consistente e fundamentada, sempre com o cunho pessoal da mestranda. Uma viagem retrospetiva pelos momentos de aprendizagem, na qual é possível verificar que, para ser um bom professor, deve ser-se indagador da própria prática, investindo na qualidade da mesma, não permitindo a sua estagnação perante o progresso constante do mundo atual. Paralelamente, verifica-se a complexidade inerente a uma formação docente generalista, sendo que, por um lado, esta permite uma visão holística da profissão, dotando a formanda de um maior leque de competências e, por outro lado, este tipo de formação acarreta responsabilidades acrescidas, devido ao seu carácter mais abrangente. O sentimento de crescimento, quer pessoal quer profissional, fica, então, explanado ao longo deste documento, cuja construção permitiu aprender e refletir novamente sobre esta evolução.This internship report is as part of the curricular unity of Curricular Integration: Educational Practice and Training Report and represents the culmination of a long journey of training, that having begun with a degree in Basic Education, ends now with the completion of this Master’s degree in Teaching of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. The pages of this report reflect the formative process developed over the last year of this cycle of studies, where theory and practice come together in a reflexive way, leading to the development of a consistent and reasoned educational pratice, always anchored in a personal perspective. A retrospective journey through the learning process, in which is possible to verify that, to be a good teacher, one not only must question the pratice but also invest on its quality preventing its stagnation before the steady progress in the world today. At the same time, there is the inherent complexity of a generalist teacher education as, on the one hand, this allows a holistic view of the profession, providing the trainee to a wider range of skills and, on the other hand, due to its more comprehensive nature, this type of training entails added responsibilities. The feeling of personal and professional growth is then explained throughout this document because, the construction of which allowed to learn and reflect once more.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Carla Patrícia da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMagalhães, Tânia Patrícia Pereira2016-12-14T11:46:20Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8799TID:201404818porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:28Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:34.065669Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ser professora: ensinar a aprender, aprender ensinando
Relatório de Estágio
title Ser professora: ensinar a aprender, aprender ensinando
spellingShingle Ser professora: ensinar a aprender, aprender ensinando
Magalhães, Tânia Patrícia Pereira
Prática educativa supervisionada
Reflexão
Formação docente
Crescimento profissional e pessoal
Supervised educational practice
Reflection
Teacher development
Professional and personal growth
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ser professora: ensinar a aprender, aprender ensinando
title_full Ser professora: ensinar a aprender, aprender ensinando
title_fullStr Ser professora: ensinar a aprender, aprender ensinando
title_full_unstemmed Ser professora: ensinar a aprender, aprender ensinando
title_sort Ser professora: ensinar a aprender, aprender ensinando
author Magalhães, Tânia Patrícia Pereira
author_facet Magalhães, Tânia Patrícia Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Carla Patrícia da Silva
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Tânia Patrícia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa supervisionada
Reflexão
Formação docente
Crescimento profissional e pessoal
Supervised educational practice
Reflection
Teacher development
Professional and personal growth
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática educativa supervisionada
Reflexão
Formação docente
Crescimento profissional e pessoal
Supervised educational practice
Reflection
Teacher development
Professional and personal growth
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa Supervisionada e representa o culminar de um longo percurso de formação que, tendo tido início na Licenciatura em Educação Básica, termina, agora, com a conclusão do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Nas páginas deste relatório é demonstrado um pouco do percurso formativo desenvolvido ao longo do último ano deste ciclo de estudos, onde a prática e teoria se unem de uma forma reflexiva, conduzindo ao desenvolvimento de uma prática educativa consistente e fundamentada, sempre com o cunho pessoal da mestranda. Uma viagem retrospetiva pelos momentos de aprendizagem, na qual é possível verificar que, para ser um bom professor, deve ser-se indagador da própria prática, investindo na qualidade da mesma, não permitindo a sua estagnação perante o progresso constante do mundo atual. Paralelamente, verifica-se a complexidade inerente a uma formação docente generalista, sendo que, por um lado, esta permite uma visão holística da profissão, dotando a formanda de um maior leque de competências e, por outro lado, este tipo de formação acarreta responsabilidades acrescidas, devido ao seu carácter mais abrangente. O sentimento de crescimento, quer pessoal quer profissional, fica, então, explanado ao longo deste documento, cuja construção permitiu aprender e refletir novamente sobre esta evolução.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-12-14T11:46:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8799
TID:201404818
url http://hdl.handle.net/10400.22/8799
identifier_str_mv TID:201404818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131391783337984