Ser professora: ensinar a aprender, aprender ensinando
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8799 |
Resumo: | O presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa Supervisionada e representa o culminar de um longo percurso de formação que, tendo tido início na Licenciatura em Educação Básica, termina, agora, com a conclusão do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Nas páginas deste relatório é demonstrado um pouco do percurso formativo desenvolvido ao longo do último ano deste ciclo de estudos, onde a prática e teoria se unem de uma forma reflexiva, conduzindo ao desenvolvimento de uma prática educativa consistente e fundamentada, sempre com o cunho pessoal da mestranda. Uma viagem retrospetiva pelos momentos de aprendizagem, na qual é possível verificar que, para ser um bom professor, deve ser-se indagador da própria prática, investindo na qualidade da mesma, não permitindo a sua estagnação perante o progresso constante do mundo atual. Paralelamente, verifica-se a complexidade inerente a uma formação docente generalista, sendo que, por um lado, esta permite uma visão holística da profissão, dotando a formanda de um maior leque de competências e, por outro lado, este tipo de formação acarreta responsabilidades acrescidas, devido ao seu carácter mais abrangente. O sentimento de crescimento, quer pessoal quer profissional, fica, então, explanado ao longo deste documento, cuja construção permitiu aprender e refletir novamente sobre esta evolução. |
id |
RCAP_937dc761098122c77e0e1f4ec0861b1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8799 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ser professora: ensinar a aprender, aprender ensinandoRelatório de EstágioPrática educativa supervisionadaReflexãoFormação docenteCrescimento profissional e pessoalSupervised educational practiceReflectionTeacher developmentProfessional and personal growthDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa Supervisionada e representa o culminar de um longo percurso de formação que, tendo tido início na Licenciatura em Educação Básica, termina, agora, com a conclusão do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Nas páginas deste relatório é demonstrado um pouco do percurso formativo desenvolvido ao longo do último ano deste ciclo de estudos, onde a prática e teoria se unem de uma forma reflexiva, conduzindo ao desenvolvimento de uma prática educativa consistente e fundamentada, sempre com o cunho pessoal da mestranda. Uma viagem retrospetiva pelos momentos de aprendizagem, na qual é possível verificar que, para ser um bom professor, deve ser-se indagador da própria prática, investindo na qualidade da mesma, não permitindo a sua estagnação perante o progresso constante do mundo atual. Paralelamente, verifica-se a complexidade inerente a uma formação docente generalista, sendo que, por um lado, esta permite uma visão holística da profissão, dotando a formanda de um maior leque de competências e, por outro lado, este tipo de formação acarreta responsabilidades acrescidas, devido ao seu carácter mais abrangente. O sentimento de crescimento, quer pessoal quer profissional, fica, então, explanado ao longo deste documento, cuja construção permitiu aprender e refletir novamente sobre esta evolução.This internship report is as part of the curricular unity of Curricular Integration: Educational Practice and Training Report and represents the culmination of a long journey of training, that having begun with a degree in Basic Education, ends now with the completion of this Master’s degree in Teaching of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. The pages of this report reflect the formative process developed over the last year of this cycle of studies, where theory and practice come together in a reflexive way, leading to the development of a consistent and reasoned educational pratice, always anchored in a personal perspective. A retrospective journey through the learning process, in which is possible to verify that, to be a good teacher, one not only must question the pratice but also invest on its quality preventing its stagnation before the steady progress in the world today. At the same time, there is the inherent complexity of a generalist teacher education as, on the one hand, this allows a holistic view of the profession, providing the trainee to a wider range of skills and, on the other hand, due to its more comprehensive nature, this type of training entails added responsibilities. The feeling of personal and professional growth is then explained throughout this document because, the construction of which allowed to learn and reflect once more.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Carla Patrícia da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMagalhães, Tânia Patrícia Pereira2016-12-14T11:46:20Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8799TID:201404818porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:28Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:34.065669Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser professora: ensinar a aprender, aprender ensinando Relatório de Estágio |
title |
Ser professora: ensinar a aprender, aprender ensinando |
spellingShingle |
Ser professora: ensinar a aprender, aprender ensinando Magalhães, Tânia Patrícia Pereira Prática educativa supervisionada Reflexão Formação docente Crescimento profissional e pessoal Supervised educational practice Reflection Teacher development Professional and personal growth Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Ser professora: ensinar a aprender, aprender ensinando |
title_full |
Ser professora: ensinar a aprender, aprender ensinando |
title_fullStr |
Ser professora: ensinar a aprender, aprender ensinando |
title_full_unstemmed |
Ser professora: ensinar a aprender, aprender ensinando |
title_sort |
Ser professora: ensinar a aprender, aprender ensinando |
author |
Magalhães, Tânia Patrícia Pereira |
author_facet |
Magalhães, Tânia Patrícia Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Carla Patrícia da Silva Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Tânia Patrícia Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática educativa supervisionada Reflexão Formação docente Crescimento profissional e pessoal Supervised educational practice Reflection Teacher development Professional and personal growth Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática educativa supervisionada Reflexão Formação docente Crescimento profissional e pessoal Supervised educational practice Reflection Teacher development Professional and personal growth Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa Supervisionada e representa o culminar de um longo percurso de formação que, tendo tido início na Licenciatura em Educação Básica, termina, agora, com a conclusão do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Nas páginas deste relatório é demonstrado um pouco do percurso formativo desenvolvido ao longo do último ano deste ciclo de estudos, onde a prática e teoria se unem de uma forma reflexiva, conduzindo ao desenvolvimento de uma prática educativa consistente e fundamentada, sempre com o cunho pessoal da mestranda. Uma viagem retrospetiva pelos momentos de aprendizagem, na qual é possível verificar que, para ser um bom professor, deve ser-se indagador da própria prática, investindo na qualidade da mesma, não permitindo a sua estagnação perante o progresso constante do mundo atual. Paralelamente, verifica-se a complexidade inerente a uma formação docente generalista, sendo que, por um lado, esta permite uma visão holística da profissão, dotando a formanda de um maior leque de competências e, por outro lado, este tipo de formação acarreta responsabilidades acrescidas, devido ao seu carácter mais abrangente. O sentimento de crescimento, quer pessoal quer profissional, fica, então, explanado ao longo deste documento, cuja construção permitiu aprender e refletir novamente sobre esta evolução. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-12-14T11:46:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8799 TID:201404818 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8799 |
identifier_str_mv |
TID:201404818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131391783337984 |