Sob a superfície do Marketing Desportivo - Um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, João Pedro Quintans
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/4555
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_74399160142b06291c692d07eb0dec6b
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/4555
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sob a superfície do Marketing Desportivo - Um estudo de casodensidade de valorrelacionamentosdesenvolvimento de novas ofertasvalue densityrelationshipsnew product developmentMestrado em MarketingA literatura existente sobre Marketing Desportivo não aborda a questão relacional que existe entre diferentes entidades. O presente estudo debruça-se sobre o conceito de densidade de valor, em particular, se o aumento desta mesma densidade é igualmente acompanhado por um aumento na complexidade da relação entre actores. Para o efeito, utiliza-se a noção de densidade de valor no sentido de se compreender de que forma se combinam informações, conhecimento, recursos e competências disponíveis, utilizando como contexto empírico as actividades de marketing de dois clubes de futebol. As conclusões do estudo evidenciam que os clubes de futebol desenvolvem relações com outras empresas com base em contratos de licenciamento, para desenvolver a sua oferta. Destes relacionamentos surgem não só novos produtos e serviços, mas igualmente novas oportunidades de negócio e contactos com outras empresas.The literature on sports marketing does not address the relational issue that exists between different entities. This study focuses on the concept of value density, in particular, if the increase of this density is also accompanied by an increase in the complexity of the relationship between actors. To this end, the concept of value density is applied to the empirical context of two football clubs and their marketing activities, in order to understand how to combine information, knowledge, resources and competencies. The findings show that football clubs establish and develop relationships with other companies based on licensing agreements, in order to expand their offerings. These relationships bring forth not only new products and services, but also new business opportunities and connections with other companies.Instituto Superior de Economia e GestãoMota, JoãoRepositório da Universidade de LisboaCruz, João Pedro Quintans2012-07-20T14:06:34Z2011-09-302011-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/4555porCruz, João Pedro Quintans. 2011. "Sob a superfície do Marketing Desportivo - Um estudo de caso". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:32Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/4555Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:11.666698Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sob a superfície do Marketing Desportivo - Um estudo de caso
title Sob a superfície do Marketing Desportivo - Um estudo de caso
spellingShingle Sob a superfície do Marketing Desportivo - Um estudo de caso
Cruz, João Pedro Quintans
densidade de valor
relacionamentos
desenvolvimento de novas ofertas
value density
relationships
new product development
title_short Sob a superfície do Marketing Desportivo - Um estudo de caso
title_full Sob a superfície do Marketing Desportivo - Um estudo de caso
title_fullStr Sob a superfície do Marketing Desportivo - Um estudo de caso
title_full_unstemmed Sob a superfície do Marketing Desportivo - Um estudo de caso
title_sort Sob a superfície do Marketing Desportivo - Um estudo de caso
author Cruz, João Pedro Quintans
author_facet Cruz, João Pedro Quintans
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mota, João
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, João Pedro Quintans
dc.subject.por.fl_str_mv densidade de valor
relacionamentos
desenvolvimento de novas ofertas
value density
relationships
new product development
topic densidade de valor
relacionamentos
desenvolvimento de novas ofertas
value density
relationships
new product development
description Mestrado em Marketing
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-30
2011-09-30T00:00:00Z
2012-07-20T14:06:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/4555
url http://hdl.handle.net/10400.5/4555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cruz, João Pedro Quintans. 2011. "Sob a superfície do Marketing Desportivo - Um estudo de caso". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130998090235904