Voice Search Marketing: o panorama de pesquisas por voz em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/37366 |
Resumo: | Esta investigação tem como área científica as pesquisas por voz, dentro do ecossistema de Search Engine Marketing. Voice search é o termo atribuído ao contexto em que um utilizador realiza uma pesquisa através de um assistente virtual utilizando a sua voz (Rehkopf, 2019). A urgência deste estudo parte da mudança de paradigma na forma como os consumidores realizam as suas pesquisas online – assistindo-se a uma transição da pesquisa escrita para a voz. Tendo em conta esta oportunidade de mercado, procurei analisar o panorama de voice search em Portugal, identificando o impacto das tecnologias de pesquisa por voz na vida do consumidor português e compreendendo as melhores estratégias de otimização, para assistentes digitais, que as empresas nacionais poderão vir a aplicar. Para tal, foi realizada uma recolha de dados primária, assente numa metodologia de investigação mista. Em termos quantitativos, foram distribuídos inquéritos online com o intuito de identificar a forma como os portugueses realizam as suas pesquisas por voz. Já na vertente qualitativa, foram concretizadas entrevistas a marketers e especialistas em SEO, de modo a compreender as estratégias essenciais associadas a voice search marketing. Através dos principais resultados recolhidos quer na análise literária quer na recolha de dados primária, desenvolvi um framework que clarifica a forma como as empresas portuguesas poderão vir a desenvolver uma estratégia integrada de otimização para pesquisas por voz – “As 3 Dimensões de Voice Search Marketing”. Este modelo assenta em 3 grandes pilares: estratégias de voice SEO, desenvolvimento de ações de voz personalizadas em Actions on Google, Alexa Skills e SiriKit e fortalecimento do branding da organização. |
id |
RCAP_743d34dd3423781513329a50bc61f413 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37366 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Voice Search Marketing: o panorama de pesquisas por voz em PortugalVoice search marketingPesquisas por vozVoice SEOAssistentes digitaisDispositivos inteligentesSearch engine marketingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEsta investigação tem como área científica as pesquisas por voz, dentro do ecossistema de Search Engine Marketing. Voice search é o termo atribuído ao contexto em que um utilizador realiza uma pesquisa através de um assistente virtual utilizando a sua voz (Rehkopf, 2019). A urgência deste estudo parte da mudança de paradigma na forma como os consumidores realizam as suas pesquisas online – assistindo-se a uma transição da pesquisa escrita para a voz. Tendo em conta esta oportunidade de mercado, procurei analisar o panorama de voice search em Portugal, identificando o impacto das tecnologias de pesquisa por voz na vida do consumidor português e compreendendo as melhores estratégias de otimização, para assistentes digitais, que as empresas nacionais poderão vir a aplicar. Para tal, foi realizada uma recolha de dados primária, assente numa metodologia de investigação mista. Em termos quantitativos, foram distribuídos inquéritos online com o intuito de identificar a forma como os portugueses realizam as suas pesquisas por voz. Já na vertente qualitativa, foram concretizadas entrevistas a marketers e especialistas em SEO, de modo a compreender as estratégias essenciais associadas a voice search marketing. Através dos principais resultados recolhidos quer na análise literária quer na recolha de dados primária, desenvolvi um framework que clarifica a forma como as empresas portuguesas poderão vir a desenvolver uma estratégia integrada de otimização para pesquisas por voz – “As 3 Dimensões de Voice Search Marketing”. Este modelo assenta em 3 grandes pilares: estratégias de voice SEO, desenvolvimento de ações de voz personalizadas em Actions on Google, Alexa Skills e SiriKit e fortalecimento do branding da organização.This research has voice search as its scientific area, within the search engine marketing ecosystem. Voice search is the term assigned to the context where a user uses his voice to conduct a search through a virtual assistant (Rehkopf, 2019). The urgency of this study derives from the paradigm shift in the way consumers conduct their online searches – switching from text search to voice search. Considering this market opportunity, I sought to analyze the voice search scene in Portugal, identifying the voice search technologies impact on the Portuguese customer's life and understanding the main optimization strategies for digital assistants that Portuguese companies could apply. To this purpose, a primary data research was conducted, based on a mixed methodology. In a quantitative way, online surveys were distributed in order to identify how the Portuguese conduct their voice searches. On the other hand, on a qualitative level, interviews with marketers and SEO specialists were made, in an attempt to understand the essential voice search marketing strategies that could be applied by national companies. Through the main insights gathered from the literature review and primary data research, I developed a framework that explains how companies could develop an integrated voice search optimization strategy - "The 3 Dimensions of Voice Search Marketing". This diagram is based on 3 main components: voice SEO strategies, customized voice actions in Actions on Google, Alexa Skills and SiriKit console development and branding empowerment.Freire, JoãoRepositório ComumFerreira, Bernardo André Gomes2021-08-25T09:48:30Z2021-07-19T00:00:00Z2021-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37366202757820porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:25:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37366Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:38.387902Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Voice Search Marketing: o panorama de pesquisas por voz em Portugal |
title |
Voice Search Marketing: o panorama de pesquisas por voz em Portugal |
spellingShingle |
Voice Search Marketing: o panorama de pesquisas por voz em Portugal Ferreira, Bernardo André Gomes Voice search marketing Pesquisas por voz Voice SEO Assistentes digitais Dispositivos inteligentes Search engine marketing Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Voice Search Marketing: o panorama de pesquisas por voz em Portugal |
title_full |
Voice Search Marketing: o panorama de pesquisas por voz em Portugal |
title_fullStr |
Voice Search Marketing: o panorama de pesquisas por voz em Portugal |
title_full_unstemmed |
Voice Search Marketing: o panorama de pesquisas por voz em Portugal |
title_sort |
Voice Search Marketing: o panorama de pesquisas por voz em Portugal |
author |
Ferreira, Bernardo André Gomes |
author_facet |
Ferreira, Bernardo André Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freire, João Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Bernardo André Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Voice search marketing Pesquisas por voz Voice SEO Assistentes digitais Dispositivos inteligentes Search engine marketing Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Voice search marketing Pesquisas por voz Voice SEO Assistentes digitais Dispositivos inteligentes Search engine marketing Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Esta investigação tem como área científica as pesquisas por voz, dentro do ecossistema de Search Engine Marketing. Voice search é o termo atribuído ao contexto em que um utilizador realiza uma pesquisa através de um assistente virtual utilizando a sua voz (Rehkopf, 2019). A urgência deste estudo parte da mudança de paradigma na forma como os consumidores realizam as suas pesquisas online – assistindo-se a uma transição da pesquisa escrita para a voz. Tendo em conta esta oportunidade de mercado, procurei analisar o panorama de voice search em Portugal, identificando o impacto das tecnologias de pesquisa por voz na vida do consumidor português e compreendendo as melhores estratégias de otimização, para assistentes digitais, que as empresas nacionais poderão vir a aplicar. Para tal, foi realizada uma recolha de dados primária, assente numa metodologia de investigação mista. Em termos quantitativos, foram distribuídos inquéritos online com o intuito de identificar a forma como os portugueses realizam as suas pesquisas por voz. Já na vertente qualitativa, foram concretizadas entrevistas a marketers e especialistas em SEO, de modo a compreender as estratégias essenciais associadas a voice search marketing. Através dos principais resultados recolhidos quer na análise literária quer na recolha de dados primária, desenvolvi um framework que clarifica a forma como as empresas portuguesas poderão vir a desenvolver uma estratégia integrada de otimização para pesquisas por voz – “As 3 Dimensões de Voice Search Marketing”. Este modelo assenta em 3 grandes pilares: estratégias de voice SEO, desenvolvimento de ações de voz personalizadas em Actions on Google, Alexa Skills e SiriKit e fortalecimento do branding da organização. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-25T09:48:30Z 2021-07-19T00:00:00Z 2021-07-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/37366 202757820 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/37366 |
identifier_str_mv |
202757820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130011977908224 |