O caso da educação desfundamentada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/543 |
Resumo: | Partindo do princípio que, a partir dos finais do século XIX, se começa a assistir a um lento processo de desfundamentação da educação e ensino tradicionais, tenta-se acompanhar este itinerário até aos nossos dias. Finalmente, mostra-se como esse processo de desfundamentação ganha maior inteligibilidade se for analisado à luz dos desafios que nos são colocados pela entrada numa sociedade e cultura genericamente consideradas pós-modernas. |
id |
RCAP_744dc10b787ff8d502d31f195da19e71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/543 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O caso da educação desfundamentadaPartindo do princípio que, a partir dos finais do século XIX, se começa a assistir a um lento processo de desfundamentação da educação e ensino tradicionais, tenta-se acompanhar este itinerário até aos nossos dias. Finalmente, mostra-se como esse processo de desfundamentação ganha maior inteligibilidade se for analisado à luz dos desafios que nos são colocados pela entrada numa sociedade e cultura genericamente consideradas pós-modernas.Based on the premise that towards the end of the 19th century a slow process of erosion began to occur as regards the foundations of education and traditional schooling, this essay attempts to trace the itinerary of this cultural fact up to the present time. In conclusion, it demonstrates how this progressive loss of foundations can be better understood when analysed in the light of the challenges coming from our insertion in a society and culture which are generally considered as post-modern.Universidade do Minho. Instituto de Educação (IE)Universidade do MinhoSantos, Laura Ferreira dos19931993-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/543por"Revista Portuguesa de Educação". 6:1 (1993) 53-70.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/543Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:46:49.689944Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O caso da educação desfundamentada |
title |
O caso da educação desfundamentada |
spellingShingle |
O caso da educação desfundamentada Santos, Laura Ferreira dos |
title_short |
O caso da educação desfundamentada |
title_full |
O caso da educação desfundamentada |
title_fullStr |
O caso da educação desfundamentada |
title_full_unstemmed |
O caso da educação desfundamentada |
title_sort |
O caso da educação desfundamentada |
author |
Santos, Laura Ferreira dos |
author_facet |
Santos, Laura Ferreira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Laura Ferreira dos |
description |
Partindo do princípio que, a partir dos finais do século XIX, se começa a assistir a um lento processo de desfundamentação da educação e ensino tradicionais, tenta-se acompanhar este itinerário até aos nossos dias. Finalmente, mostra-se como esse processo de desfundamentação ganha maior inteligibilidade se for analisado à luz dos desafios que nos são colocados pela entrada numa sociedade e cultura genericamente consideradas pós-modernas. |
publishDate |
1993 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1993 1993-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/543 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Revista Portuguesa de Educação". 6:1 (1993) 53-70. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Instituto de Educação (IE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Instituto de Educação (IE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133038598160384 |