Connected but not Engaged: a tale of two Governorship candidates? social media mobilization in a gubernatorial contest in Oyo State, Southwest Nigeria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ademola, Adebiyi Rasheed
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Olansile, Ajetunmobi Umar, Opeyemi, Olawale Jelilat
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/Ademola, A., Olansile, A. e Opeyemi, O. 2020. Ligados, mas n?o comprometidos: Um Conto de Mobiliza??o dos Meios de Comunica??o Social de Dois Candidatos a Governador numa Disputa Governamental no Estado de Oyo, Sudoeste da Nig?ria. Intera??es: Sociedade e as novas modernidades. 38 (Jun. 2020), 78-105. DOI:https://doi.org/10.31211/interacoes.n38.2020.a3.
https://doi.org/10.31211/interacoes.n38.2020.a3
Resumo: O estudo analisa o envolvimento de potenciais eleitores com dois grandes candidatos a governador nas elei??es governamentais de 2019 no Estado de Oyo, no sudoeste da Nig?ria. O estudo explorou a intera??o, o padr?o de envolvimento, assim como a medida em que os seus seguidores se focaram nas quest?es das suas campanhas no Facebook, Twitter e Linkedin. Para alcan?ar estes objetivos, os investigadores apresentaram uma an?lise de conte?do de 3.193 coment?rios dos seguidores dos dois candidatos nas tr?s plataformas entre Dezembro de 2018 e Fevereiro de 2019, utilizando t?cnicas de amostragem com objetivos espec?ficos e constru?das durante a semana. Os resultados mostraram que os dois candidatos conseguiram atrair seguidores para as plataformas de redes sociais em linha selecionadas. No entanto, um tinha um compromisso mais robusto do que o seu rival. Foi igualmente observado que uma grande percentagem dos seus seguidores (1.409 em 3.193) n?o se envolveu nas quest?es da campanha, como previsto. Apesar do n?vel de envolvimento, foi observado um padr?o de comunica??o unidirecional por parte dos dois candidatos. As perguntas e observa??es dos seus seguidores foram ignoradas. Por conseguinte, recomenda-se que os estrategas dos meios de comunica??o social dos pol?ticos fa?am sempre com que o seu envolvimento com os cidad?os on-line seja sim?trico nos dois sentidos. As plataformas dos meios de comunica??o social tamb?m n?o devem ser menosprezadas nas campanhas pol?ticas dos pol?ticos nigerianos.
id RCAP_7450b70de72331f518387530d4c2c1b7
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1180
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Connected but not Engaged: a tale of two Governorship candidates? social media mobilization in a gubernatorial contest in Oyo State, Southwest NigeriaLigados, mas n?o comprometidos: um conto de mobiliza??o dos meios de comunica??o social de dois candidatos a Governador numa disputa governamental no estado de Oyo, sudoeste da Nig?riaComunica??o social, Envolvimento do cidad?o, LinkedIn, Facebook, Twitter, Adelabu, MakindeO estudo analisa o envolvimento de potenciais eleitores com dois grandes candidatos a governador nas elei??es governamentais de 2019 no Estado de Oyo, no sudoeste da Nig?ria. O estudo explorou a intera??o, o padr?o de envolvimento, assim como a medida em que os seus seguidores se focaram nas quest?es das suas campanhas no Facebook, Twitter e Linkedin. Para alcan?ar estes objetivos, os investigadores apresentaram uma an?lise de conte?do de 3.193 coment?rios dos seguidores dos dois candidatos nas tr?s plataformas entre Dezembro de 2018 e Fevereiro de 2019, utilizando t?cnicas de amostragem com objetivos espec?ficos e constru?das durante a semana. Os resultados mostraram que os dois candidatos conseguiram atrair seguidores para as plataformas de redes sociais em linha selecionadas. No entanto, um tinha um compromisso mais robusto do que o seu rival. Foi igualmente observado que uma grande percentagem dos seus seguidores (1.409 em 3.193) n?o se envolveu nas quest?es da campanha, como previsto. Apesar do n?vel de envolvimento, foi observado um padr?o de comunica??o unidirecional por parte dos dois candidatos. As perguntas e observa??es dos seus seguidores foram ignoradas. Por conseguinte, recomenda-se que os estrategas dos meios de comunica??o social dos pol?ticos fa?am sempre com que o seu envolvimento com os cidad?os on-line seja sim?trico nos dois sentidos. As plataformas dos meios de comunica??o social tamb?m n?o devem ser menosprezadas nas campanhas pol?ticas dos pol?ticos nigerianos.ISMT2020-07-16T09:34:54Z2020-07-162020-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/Ademola, A., Olansile, A. e Opeyemi, O. 2020. Ligados, mas n?o comprometidos: Um Conto de Mobiliza??o dos Meios de Comunica??o Social de Dois Candidatos a Governador numa Disputa Governamental no Estado de Oyo, Sudoeste da Nig?ria. Intera??es: Sociedade e as novas modernidades. 38 (Jun. 2020), 78-105. DOI:https://doi.org/10.31211/interacoes.n38.2020.a3.https://doi.org/10.31211/interacoes.n38.2020.a3https://doi.org/Ademola, A., Olansile, A. e Opeyemi, O. 2020. Ligados, mas n?o comprometidos: Um Conto de Mobiliza??o dos Meios de Comunica??o Social de Dois Candidatos a Governador numa Disputa Governamental no Estado de Oyo, Sudoeste da Nig?ria. Intera??es: Sociedade e as novas modernidades. 38 (Jun. 2020), 78-105. DOI:https://doi.org/10.31211/interacoes.n38.2020.a3.https://doi.org/10.31211/interacoes.n38.2020.a3eng2184-2929http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1180Ademola, Adebiyi RasheedOlansile, Ajetunmobi UmarOpeyemi, Olawale Jelilatinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:19Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1180Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:58.510008Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Connected but not Engaged: a tale of two Governorship candidates? social media mobilization in a gubernatorial contest in Oyo State, Southwest Nigeria
Ligados, mas n?o comprometidos: um conto de mobiliza??o dos meios de comunica??o social de dois candidatos a Governador numa disputa governamental no estado de Oyo, sudoeste da Nig?ria
title Connected but not Engaged: a tale of two Governorship candidates? social media mobilization in a gubernatorial contest in Oyo State, Southwest Nigeria
spellingShingle Connected but not Engaged: a tale of two Governorship candidates? social media mobilization in a gubernatorial contest in Oyo State, Southwest Nigeria
Ademola, Adebiyi Rasheed
Comunica??o social, Envolvimento do cidad?o, LinkedIn, Facebook, Twitter, Adelabu, Makinde
title_short Connected but not Engaged: a tale of two Governorship candidates? social media mobilization in a gubernatorial contest in Oyo State, Southwest Nigeria
title_full Connected but not Engaged: a tale of two Governorship candidates? social media mobilization in a gubernatorial contest in Oyo State, Southwest Nigeria
title_fullStr Connected but not Engaged: a tale of two Governorship candidates? social media mobilization in a gubernatorial contest in Oyo State, Southwest Nigeria
title_full_unstemmed Connected but not Engaged: a tale of two Governorship candidates? social media mobilization in a gubernatorial contest in Oyo State, Southwest Nigeria
title_sort Connected but not Engaged: a tale of two Governorship candidates? social media mobilization in a gubernatorial contest in Oyo State, Southwest Nigeria
author Ademola, Adebiyi Rasheed
author_facet Ademola, Adebiyi Rasheed
Olansile, Ajetunmobi Umar
Opeyemi, Olawale Jelilat
author_role author
author2 Olansile, Ajetunmobi Umar
Opeyemi, Olawale Jelilat
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ademola, Adebiyi Rasheed
Olansile, Ajetunmobi Umar
Opeyemi, Olawale Jelilat
dc.subject.por.fl_str_mv Comunica??o social, Envolvimento do cidad?o, LinkedIn, Facebook, Twitter, Adelabu, Makinde
topic Comunica??o social, Envolvimento do cidad?o, LinkedIn, Facebook, Twitter, Adelabu, Makinde
description O estudo analisa o envolvimento de potenciais eleitores com dois grandes candidatos a governador nas elei??es governamentais de 2019 no Estado de Oyo, no sudoeste da Nig?ria. O estudo explorou a intera??o, o padr?o de envolvimento, assim como a medida em que os seus seguidores se focaram nas quest?es das suas campanhas no Facebook, Twitter e Linkedin. Para alcan?ar estes objetivos, os investigadores apresentaram uma an?lise de conte?do de 3.193 coment?rios dos seguidores dos dois candidatos nas tr?s plataformas entre Dezembro de 2018 e Fevereiro de 2019, utilizando t?cnicas de amostragem com objetivos espec?ficos e constru?das durante a semana. Os resultados mostraram que os dois candidatos conseguiram atrair seguidores para as plataformas de redes sociais em linha selecionadas. No entanto, um tinha um compromisso mais robusto do que o seu rival. Foi igualmente observado que uma grande percentagem dos seus seguidores (1.409 em 3.193) n?o se envolveu nas quest?es da campanha, como previsto. Apesar do n?vel de envolvimento, foi observado um padr?o de comunica??o unidirecional por parte dos dois candidatos. As perguntas e observa??es dos seus seguidores foram ignoradas. Por conseguinte, recomenda-se que os estrategas dos meios de comunica??o social dos pol?ticos fa?am sempre com que o seu envolvimento com os cidad?os on-line seja sim?trico nos dois sentidos. As plataformas dos meios de comunica??o social tamb?m n?o devem ser menosprezadas nas campanhas pol?ticas dos pol?ticos nigerianos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-16T09:34:54Z
2020-07-16
2020-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/Ademola, A., Olansile, A. e Opeyemi, O. 2020. Ligados, mas n?o comprometidos: Um Conto de Mobiliza??o dos Meios de Comunica??o Social de Dois Candidatos a Governador numa Disputa Governamental no Estado de Oyo, Sudoeste da Nig?ria. Intera??es: Sociedade e as novas modernidades. 38 (Jun. 2020), 78-105. DOI:https://doi.org/10.31211/interacoes.n38.2020.a3.
https://doi.org/10.31211/interacoes.n38.2020.a3
https://doi.org/Ademola, A., Olansile, A. e Opeyemi, O. 2020. Ligados, mas n?o comprometidos: Um Conto de Mobiliza??o dos Meios de Comunica??o Social de Dois Candidatos a Governador numa Disputa Governamental no Estado de Oyo, Sudoeste da Nig?ria. Intera??es: Sociedade e as novas modernidades. 38 (Jun. 2020), 78-105. DOI:https://doi.org/10.31211/interacoes.n38.2020.a3.
https://doi.org/10.31211/interacoes.n38.2020.a3
url https://doi.org/Ademola, A., Olansile, A. e Opeyemi, O. 2020. Ligados, mas n?o comprometidos: Um Conto de Mobiliza??o dos Meios de Comunica??o Social de Dois Candidatos a Governador numa Disputa Governamental no Estado de Oyo, Sudoeste da Nig?ria. Intera??es: Sociedade e as novas modernidades. 38 (Jun. 2020), 78-105. DOI:https://doi.org/10.31211/interacoes.n38.2020.a3.
https://doi.org/10.31211/interacoes.n38.2020.a3
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-2929
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1180
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136427849547776