Connected but not Engaged: a tale of two Governorship candidates? social media mobilization in a gubernatorial contest in Oyo State, Southwest Nigeria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/Ademola, A., Olansile, A. e Opeyemi, O. 2020. Ligados, mas n?o comprometidos: Um Conto de Mobiliza??o dos Meios de Comunica??o Social de Dois Candidatos a Governador numa Disputa Governamental no Estado de Oyo, Sudoeste da Nig?ria. Intera??es: Sociedade e as novas modernidades. 38 (Jun. 2020), 78-105. DOI:https://doi.org/10.31211/interacoes.n38.2020.a3. https://doi.org/10.31211/interacoes.n38.2020.a3 |
Resumo: | O estudo analisa o envolvimento de potenciais eleitores com dois grandes candidatos a governador nas elei??es governamentais de 2019 no Estado de Oyo, no sudoeste da Nig?ria. O estudo explorou a intera??o, o padr?o de envolvimento, assim como a medida em que os seus seguidores se focaram nas quest?es das suas campanhas no Facebook, Twitter e Linkedin. Para alcan?ar estes objetivos, os investigadores apresentaram uma an?lise de conte?do de 3.193 coment?rios dos seguidores dos dois candidatos nas tr?s plataformas entre Dezembro de 2018 e Fevereiro de 2019, utilizando t?cnicas de amostragem com objetivos espec?ficos e constru?das durante a semana. Os resultados mostraram que os dois candidatos conseguiram atrair seguidores para as plataformas de redes sociais em linha selecionadas. No entanto, um tinha um compromisso mais robusto do que o seu rival. Foi igualmente observado que uma grande percentagem dos seus seguidores (1.409 em 3.193) n?o se envolveu nas quest?es da campanha, como previsto. Apesar do n?vel de envolvimento, foi observado um padr?o de comunica??o unidirecional por parte dos dois candidatos. As perguntas e observa??es dos seus seguidores foram ignoradas. Por conseguinte, recomenda-se que os estrategas dos meios de comunica??o social dos pol?ticos fa?am sempre com que o seu envolvimento com os cidad?os on-line seja sim?trico nos dois sentidos. As plataformas dos meios de comunica??o social tamb?m n?o devem ser menosprezadas nas campanhas pol?ticas dos pol?ticos nigerianos. |
id |
RCAP_7450b70de72331f518387530d4c2c1b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1180 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Connected but not Engaged: a tale of two Governorship candidates? social media mobilization in a gubernatorial contest in Oyo State, Southwest NigeriaLigados, mas n?o comprometidos: um conto de mobiliza??o dos meios de comunica??o social de dois candidatos a Governador numa disputa governamental no estado de Oyo, sudoeste da Nig?riaComunica??o social, Envolvimento do cidad?o, LinkedIn, Facebook, Twitter, Adelabu, MakindeO estudo analisa o envolvimento de potenciais eleitores com dois grandes candidatos a governador nas elei??es governamentais de 2019 no Estado de Oyo, no sudoeste da Nig?ria. O estudo explorou a intera??o, o padr?o de envolvimento, assim como a medida em que os seus seguidores se focaram nas quest?es das suas campanhas no Facebook, Twitter e Linkedin. Para alcan?ar estes objetivos, os investigadores apresentaram uma an?lise de conte?do de 3.193 coment?rios dos seguidores dos dois candidatos nas tr?s plataformas entre Dezembro de 2018 e Fevereiro de 2019, utilizando t?cnicas de amostragem com objetivos espec?ficos e constru?das durante a semana. Os resultados mostraram que os dois candidatos conseguiram atrair seguidores para as plataformas de redes sociais em linha selecionadas. No entanto, um tinha um compromisso mais robusto do que o seu rival. Foi igualmente observado que uma grande percentagem dos seus seguidores (1.409 em 3.193) n?o se envolveu nas quest?es da campanha, como previsto. Apesar do n?vel de envolvimento, foi observado um padr?o de comunica??o unidirecional por parte dos dois candidatos. As perguntas e observa??es dos seus seguidores foram ignoradas. Por conseguinte, recomenda-se que os estrategas dos meios de comunica??o social dos pol?ticos fa?am sempre com que o seu envolvimento com os cidad?os on-line seja sim?trico nos dois sentidos. As plataformas dos meios de comunica??o social tamb?m n?o devem ser menosprezadas nas campanhas pol?ticas dos pol?ticos nigerianos.ISMT2020-07-16T09:34:54Z2020-07-162020-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/Ademola, A., Olansile, A. e Opeyemi, O. 2020. Ligados, mas n?o comprometidos: Um Conto de Mobiliza??o dos Meios de Comunica??o Social de Dois Candidatos a Governador numa Disputa Governamental no Estado de Oyo, Sudoeste da Nig?ria. Intera??es: Sociedade e as novas modernidades. 38 (Jun. 2020), 78-105. DOI:https://doi.org/10.31211/interacoes.n38.2020.a3.https://doi.org/10.31211/interacoes.n38.2020.a3https://doi.org/Ademola, A., Olansile, A. e Opeyemi, O. 2020. Ligados, mas n?o comprometidos: Um Conto de Mobiliza??o dos Meios de Comunica??o Social de Dois Candidatos a Governador numa Disputa Governamental no Estado de Oyo, Sudoeste da Nig?ria. Intera??es: Sociedade e as novas modernidades. 38 (Jun. 2020), 78-105. DOI:https://doi.org/10.31211/interacoes.n38.2020.a3.https://doi.org/10.31211/interacoes.n38.2020.a3eng2184-2929http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1180Ademola, Adebiyi RasheedOlansile, Ajetunmobi UmarOpeyemi, Olawale Jelilatinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:19Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1180Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:58.510008Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Connected but not Engaged: a tale of two Governorship candidates? social media mobilization in a gubernatorial contest in Oyo State, Southwest Nigeria Ligados, mas n?o comprometidos: um conto de mobiliza??o dos meios de comunica??o social de dois candidatos a Governador numa disputa governamental no estado de Oyo, sudoeste da Nig?ria |
title |
Connected but not Engaged: a tale of two Governorship candidates? social media mobilization in a gubernatorial contest in Oyo State, Southwest Nigeria |
spellingShingle |
Connected but not Engaged: a tale of two Governorship candidates? social media mobilization in a gubernatorial contest in Oyo State, Southwest Nigeria Ademola, Adebiyi Rasheed Comunica??o social, Envolvimento do cidad?o, LinkedIn, Facebook, Twitter, Adelabu, Makinde |
title_short |
Connected but not Engaged: a tale of two Governorship candidates? social media mobilization in a gubernatorial contest in Oyo State, Southwest Nigeria |
title_full |
Connected but not Engaged: a tale of two Governorship candidates? social media mobilization in a gubernatorial contest in Oyo State, Southwest Nigeria |
title_fullStr |
Connected but not Engaged: a tale of two Governorship candidates? social media mobilization in a gubernatorial contest in Oyo State, Southwest Nigeria |
title_full_unstemmed |
Connected but not Engaged: a tale of two Governorship candidates? social media mobilization in a gubernatorial contest in Oyo State, Southwest Nigeria |
title_sort |
Connected but not Engaged: a tale of two Governorship candidates? social media mobilization in a gubernatorial contest in Oyo State, Southwest Nigeria |
author |
Ademola, Adebiyi Rasheed |
author_facet |
Ademola, Adebiyi Rasheed Olansile, Ajetunmobi Umar Opeyemi, Olawale Jelilat |
author_role |
author |
author2 |
Olansile, Ajetunmobi Umar Opeyemi, Olawale Jelilat |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ademola, Adebiyi Rasheed Olansile, Ajetunmobi Umar Opeyemi, Olawale Jelilat |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunica??o social, Envolvimento do cidad?o, LinkedIn, Facebook, Twitter, Adelabu, Makinde |
topic |
Comunica??o social, Envolvimento do cidad?o, LinkedIn, Facebook, Twitter, Adelabu, Makinde |
description |
O estudo analisa o envolvimento de potenciais eleitores com dois grandes candidatos a governador nas elei??es governamentais de 2019 no Estado de Oyo, no sudoeste da Nig?ria. O estudo explorou a intera??o, o padr?o de envolvimento, assim como a medida em que os seus seguidores se focaram nas quest?es das suas campanhas no Facebook, Twitter e Linkedin. Para alcan?ar estes objetivos, os investigadores apresentaram uma an?lise de conte?do de 3.193 coment?rios dos seguidores dos dois candidatos nas tr?s plataformas entre Dezembro de 2018 e Fevereiro de 2019, utilizando t?cnicas de amostragem com objetivos espec?ficos e constru?das durante a semana. Os resultados mostraram que os dois candidatos conseguiram atrair seguidores para as plataformas de redes sociais em linha selecionadas. No entanto, um tinha um compromisso mais robusto do que o seu rival. Foi igualmente observado que uma grande percentagem dos seus seguidores (1.409 em 3.193) n?o se envolveu nas quest?es da campanha, como previsto. Apesar do n?vel de envolvimento, foi observado um padr?o de comunica??o unidirecional por parte dos dois candidatos. As perguntas e observa??es dos seus seguidores foram ignoradas. Por conseguinte, recomenda-se que os estrategas dos meios de comunica??o social dos pol?ticos fa?am sempre com que o seu envolvimento com os cidad?os on-line seja sim?trico nos dois sentidos. As plataformas dos meios de comunica??o social tamb?m n?o devem ser menosprezadas nas campanhas pol?ticas dos pol?ticos nigerianos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-16T09:34:54Z 2020-07-16 2020-06-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/Ademola, A., Olansile, A. e Opeyemi, O. 2020. Ligados, mas n?o comprometidos: Um Conto de Mobiliza??o dos Meios de Comunica??o Social de Dois Candidatos a Governador numa Disputa Governamental no Estado de Oyo, Sudoeste da Nig?ria. Intera??es: Sociedade e as novas modernidades. 38 (Jun. 2020), 78-105. DOI:https://doi.org/10.31211/interacoes.n38.2020.a3. https://doi.org/10.31211/interacoes.n38.2020.a3 https://doi.org/Ademola, A., Olansile, A. e Opeyemi, O. 2020. Ligados, mas n?o comprometidos: Um Conto de Mobiliza??o dos Meios de Comunica??o Social de Dois Candidatos a Governador numa Disputa Governamental no Estado de Oyo, Sudoeste da Nig?ria. Intera??es: Sociedade e as novas modernidades. 38 (Jun. 2020), 78-105. DOI:https://doi.org/10.31211/interacoes.n38.2020.a3. https://doi.org/10.31211/interacoes.n38.2020.a3 |
url |
https://doi.org/Ademola, A., Olansile, A. e Opeyemi, O. 2020. Ligados, mas n?o comprometidos: Um Conto de Mobiliza??o dos Meios de Comunica??o Social de Dois Candidatos a Governador numa Disputa Governamental no Estado de Oyo, Sudoeste da Nig?ria. Intera??es: Sociedade e as novas modernidades. 38 (Jun. 2020), 78-105. DOI:https://doi.org/10.31211/interacoes.n38.2020.a3. https://doi.org/10.31211/interacoes.n38.2020.a3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2184-2929 http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1180 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136427849547776 |