A relevância das oficinas de escrita no processo de ensino-aprendizagem de uma língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Tânia Patrícia Pires da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5860
Resumo: O relatório de estágio que agora se apresenta constitui uma reflexão em torno das atividades, letivas e não letivas, dinamizadas no âmbito do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Afonso de Albuquerque, Guarda, no ano letivo 2014/2015. Além da descrição natural que um trabalho científico desta natureza implica, procurámos apresentar vários momentos reflexivos, quer sobre aspetos atinentes à prática pedagógica, quer sobre a Escola dos nossos dias, não deixando de lado alguns dos problemas que afetam direta ou indiretamente o ensino, em geral, e os nossos discentes, em particular. Identificado um dos maiores problemas das turmas com as quais laborámos, a dificuldade em escrever com qualidade, procurámos inspiração em certos especialistas consagrados nestas áreas e aplicámos alguns conhecimentos adquiridos que se materializaram em atividades específicas para o efeito que, de resto, evidenciaram a importância das oficinas de escrita (e do trabalho por tarefas) para o processo de ensino-aprendizagem da mencionada competência.
id RCAP_745aa71dc316bfc79bfc4b1075ca4a28
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5860
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relevância das oficinas de escrita no processo de ensino-aprendizagem de uma línguaExpressão EscritaOficina de EscritaRelatório de EstágioDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO relatório de estágio que agora se apresenta constitui uma reflexão em torno das atividades, letivas e não letivas, dinamizadas no âmbito do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Afonso de Albuquerque, Guarda, no ano letivo 2014/2015. Além da descrição natural que um trabalho científico desta natureza implica, procurámos apresentar vários momentos reflexivos, quer sobre aspetos atinentes à prática pedagógica, quer sobre a Escola dos nossos dias, não deixando de lado alguns dos problemas que afetam direta ou indiretamente o ensino, em geral, e os nossos discentes, em particular. Identificado um dos maiores problemas das turmas com as quais laborámos, a dificuldade em escrever com qualidade, procurámos inspiração em certos especialistas consagrados nestas áreas e aplicámos alguns conhecimentos adquiridos que se materializaram em atividades específicas para o efeito que, de resto, evidenciaram a importância das oficinas de escrita (e do trabalho por tarefas) para o processo de ensino-aprendizagem da mencionada competência.Luís, Carla Sofia Gomes XavieruBibliorumCosta, Tânia Patrícia Pires da2018-08-29T15:52:43Z2015-10-52015-11-062015-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5860TID:201647028porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:03Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5860Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:42.998089Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relevância das oficinas de escrita no processo de ensino-aprendizagem de uma língua
title A relevância das oficinas de escrita no processo de ensino-aprendizagem de uma língua
spellingShingle A relevância das oficinas de escrita no processo de ensino-aprendizagem de uma língua
Costa, Tânia Patrícia Pires da
Expressão Escrita
Oficina de Escrita
Relatório de Estágio
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short A relevância das oficinas de escrita no processo de ensino-aprendizagem de uma língua
title_full A relevância das oficinas de escrita no processo de ensino-aprendizagem de uma língua
title_fullStr A relevância das oficinas de escrita no processo de ensino-aprendizagem de uma língua
title_full_unstemmed A relevância das oficinas de escrita no processo de ensino-aprendizagem de uma língua
title_sort A relevância das oficinas de escrita no processo de ensino-aprendizagem de uma língua
author Costa, Tânia Patrícia Pires da
author_facet Costa, Tânia Patrícia Pires da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luís, Carla Sofia Gomes Xavier
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Tânia Patrícia Pires da
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão Escrita
Oficina de Escrita
Relatório de Estágio
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Expressão Escrita
Oficina de Escrita
Relatório de Estágio
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description O relatório de estágio que agora se apresenta constitui uma reflexão em torno das atividades, letivas e não letivas, dinamizadas no âmbito do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Afonso de Albuquerque, Guarda, no ano letivo 2014/2015. Além da descrição natural que um trabalho científico desta natureza implica, procurámos apresentar vários momentos reflexivos, quer sobre aspetos atinentes à prática pedagógica, quer sobre a Escola dos nossos dias, não deixando de lado alguns dos problemas que afetam direta ou indiretamente o ensino, em geral, e os nossos discentes, em particular. Identificado um dos maiores problemas das turmas com as quais laborámos, a dificuldade em escrever com qualidade, procurámos inspiração em certos especialistas consagrados nestas áreas e aplicámos alguns conhecimentos adquiridos que se materializaram em atividades específicas para o efeito que, de resto, evidenciaram a importância das oficinas de escrita (e do trabalho por tarefas) para o processo de ensino-aprendizagem da mencionada competência.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-5
2015-11-06
2015-11-06T00:00:00Z
2018-08-29T15:52:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/5860
TID:201647028
url http://hdl.handle.net/10400.6/5860
identifier_str_mv TID:201647028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136363185963008