O papel da Aprendizagem Organizacional na relação entre Plano Estratégico Racional e Desempenho Organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís, Lóide Gonçalves Vaz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11002
Resumo: Diversos desafios vêm sendo impostos à gestão das organizações contemporâneas na busca por diferenciais competitivos e conquista de posições estratégicas de mercado. A necessidade de estabelecer patamares mais elevados de desempenho estimula a reflexão acerca dos fatores que afetam o desempenho da organização diante de um contexto marcado pela competitividade e por constantes mudanças na dinâmica de mercados. As organizações que sobrevivem a longo prazo são aquelas que possuem a capacidade de pensar e questionar-se regularmente, as suas atividades, as suas estruturas e os seus sistemas. A renovação constante das condições da concorrência, proveniente da redefinição da postura estratégica da organização, é um ponto fulcral. Deste modo, as organizações criam e dominam novas fontes de valor e não se contentam em defender o que adquiriram anteriormente. Numa altura de mudança e constante desenvolvimento tecnológico, as organizações devem adotar ambientes propícios ao desenvolvimento de competências capazes de dar resposta às exigências do meio. A literatura acerca da teoria da gestão estratégica centra-se em torno do planeamento de uma missão e objetivos, dos quais o desempenho da empresa é parte, a implementação de estratégias para alcançar estes objetivos e controle para assegurar que os objetivos sejam alcançados. Em segundo lugar, o propósito do planeamento estratégico é melhorar a eficácia da gestão ao longo de toda a organização. Isso, por sua vez, poderia levar a melhorias indiretas no desempenho, embora sua eficácia possa, é claro, ser perdida na complexidade das variáveis com o potencial para influenciar o desempenho, como por exemplo a aprendizagem organizacional. A revisão da literatura acerca da aprendizagem organizacional e desempenho sugere que existe uma relação positiva entre estas duas variáveis. No entanto, em estudos empíricos anteriores concluiu-se que a relação direta entre o plano estratégico e o desempenho de uma organização produziram resultados contraditórios, mas existem poucos estudos que se tenham centrado nos efeitos moderadores entre essas variáveis. Nesta investigação, iremos dar continuidade ao estudo de Ouakouak & Ouedraogo (2013), o qual sugere para quefuturas investigações devem analisar o papel mediador da aprendizagem organizacional na relação entre o plano estratégico e o desempenho organizacional. Assim, o objetivo geral do presente estudo é avaliar o impacto mediador que a aprendizagem organizacional tem na definição do plano estratégico racional e no desempenho da organização. De forma a atingir esse objetivo optámos por uma abordagem quantitativa através do recurso a um questionário a 69 colaboradores de duas organizações do setor da distribuição alimentar. Os resultados revelam que um plano estratégico estruturado e a aprendizagem organizacional estão positiva e significativamente relacionados com a melhoria do desempenho. No entanto, apesar de haver consciência de que a promoção da aprendizagem organizacional e a formalização estruturada do plano estratégico são bastante benéficas e possibilitam o aumento da qualidade do trabalho, ambas mostraram não ter um efeito estatisticamente significativo na melhoria do desempenho. Os resultados indicam-nos ainda que é necessário investir cada vez mais na disseminação do conhecimento dentro das organizações, tanto a nível individual como a nível grupal em consonância com os objetivos estratégicos e melhorar os sistemas de aprendizagem organizacionais.
id RCAP_74aa5e326e8ee3342afda02f1411162d
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11002
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da Aprendizagem Organizacional na relação entre Plano Estratégico Racional e Desempenho OrganizacionalAprendizagem IndividualAprendizagem OrganizacionalDesempenho OrganizacionalEstratégiaPlano Estratégico RacionalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDiversos desafios vêm sendo impostos à gestão das organizações contemporâneas na busca por diferenciais competitivos e conquista de posições estratégicas de mercado. A necessidade de estabelecer patamares mais elevados de desempenho estimula a reflexão acerca dos fatores que afetam o desempenho da organização diante de um contexto marcado pela competitividade e por constantes mudanças na dinâmica de mercados. As organizações que sobrevivem a longo prazo são aquelas que possuem a capacidade de pensar e questionar-se regularmente, as suas atividades, as suas estruturas e os seus sistemas. A renovação constante das condições da concorrência, proveniente da redefinição da postura estratégica da organização, é um ponto fulcral. Deste modo, as organizações criam e dominam novas fontes de valor e não se contentam em defender o que adquiriram anteriormente. Numa altura de mudança e constante desenvolvimento tecnológico, as organizações devem adotar ambientes propícios ao desenvolvimento de competências capazes de dar resposta às exigências do meio. A literatura acerca da teoria da gestão estratégica centra-se em torno do planeamento de uma missão e objetivos, dos quais o desempenho da empresa é parte, a implementação de estratégias para alcançar estes objetivos e controle para assegurar que os objetivos sejam alcançados. Em segundo lugar, o propósito do planeamento estratégico é melhorar a eficácia da gestão ao longo de toda a organização. Isso, por sua vez, poderia levar a melhorias indiretas no desempenho, embora sua eficácia possa, é claro, ser perdida na complexidade das variáveis com o potencial para influenciar o desempenho, como por exemplo a aprendizagem organizacional. A revisão da literatura acerca da aprendizagem organizacional e desempenho sugere que existe uma relação positiva entre estas duas variáveis. No entanto, em estudos empíricos anteriores concluiu-se que a relação direta entre o plano estratégico e o desempenho de uma organização produziram resultados contraditórios, mas existem poucos estudos que se tenham centrado nos efeitos moderadores entre essas variáveis. Nesta investigação, iremos dar continuidade ao estudo de Ouakouak & Ouedraogo (2013), o qual sugere para quefuturas investigações devem analisar o papel mediador da aprendizagem organizacional na relação entre o plano estratégico e o desempenho organizacional. Assim, o objetivo geral do presente estudo é avaliar o impacto mediador que a aprendizagem organizacional tem na definição do plano estratégico racional e no desempenho da organização. De forma a atingir esse objetivo optámos por uma abordagem quantitativa através do recurso a um questionário a 69 colaboradores de duas organizações do setor da distribuição alimentar. Os resultados revelam que um plano estratégico estruturado e a aprendizagem organizacional estão positiva e significativamente relacionados com a melhoria do desempenho. No entanto, apesar de haver consciência de que a promoção da aprendizagem organizacional e a formalização estruturada do plano estratégico são bastante benéficas e possibilitam o aumento da qualidade do trabalho, ambas mostraram não ter um efeito estatisticamente significativo na melhoria do desempenho. Os resultados indicam-nos ainda que é necessário investir cada vez mais na disseminação do conhecimento dentro das organizações, tanto a nível individual como a nível grupal em consonância com os objetivos estratégicos e melhorar os sistemas de aprendizagem organizacionais.Several challenges have been imposed on the management of contemporary organizations in the search for competitive differentials and the achievement of strategic market positions. The need to establish higher levels of performance stimulates the reflection about the factors that affect the performance of the organization in the context of competitiveness and constant changes in the market dynamics. Organizations that survive in the long run are those that have the capability to think and question themselves regularly, their activities, their structures and their systems. The constant renewal of the conditions of competition, resulting from the redefinition of the strategic posture of the organization, is a key point. In this way, organizations create and dominate new sources of value and are not satisfied to defend what they have acquired previously. At a time of change and constant technological development, organizations must adopt environments that are conducive to the development of skills capable of responding to the environment demands. The literature on strategic management theory focuses around the planning of a mission and objectives, of which the company's performance is a part, implementing strategies to achieve these goals and control to ensure that the objectives are achieved. Secondly, the purpose of strategic planning is to improve the effectiveness of management throughout the organization. This, in turn, could lead to indirect improvements in performance, although their effectiveness can of course be lost in the complexity of the variables with the potential to influence performance, such as organizational learning. Literature review on organizational learning and performance suggests that there is a positive relationship between these two variables. However, in previous empirical studies, it was concluded that the direct relationship between the strategic plan and the performance of an organization produced contradictory results, but there are few studies that focus on the moderating effect among these variables. In this research we will continue the Ouakouak & Ouedraogo’s study (2 013) which suggests for future investigations to analyse the mediating role of organizational learning in the relationship between the strategic plan and organizational performance. The general objective of the present study is to evaluate the mediating impact that organizational learning has on the definition of the rational strategic plan and the performance of the organization. In order to reach this objective, a quantitative approach was chosen with resource to a questionnaire to 69 employees of two companies in the food distribution sector. The results show that a structured strategic plan and organizational learning are positive and significantly related to performance improvement. However, in spite of the awareness that the promotion of organizational learning and the structured formalization of the strategic plan are very beneficial and can increase work quality, both have shown to have no statistically significant effect on performance improvement. The results also indicate that it is necessary to invest more and more in the dissemination of knowledge within the organization, both individually and at the group level, in line with strategic objectives and to improve organizational learning systems.Ferreira, João José de MatosuBibliorumLuís, Lóide Gonçalves Vaz2021-01-18T14:12:23Z2020-06-252020-05-182020-06-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11002TID:202577554porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:53:06Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:52.682230Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da Aprendizagem Organizacional na relação entre Plano Estratégico Racional e Desempenho Organizacional
title O papel da Aprendizagem Organizacional na relação entre Plano Estratégico Racional e Desempenho Organizacional
spellingShingle O papel da Aprendizagem Organizacional na relação entre Plano Estratégico Racional e Desempenho Organizacional
Luís, Lóide Gonçalves Vaz
Aprendizagem Individual
Aprendizagem Organizacional
Desempenho Organizacional
Estratégia
Plano Estratégico Racional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O papel da Aprendizagem Organizacional na relação entre Plano Estratégico Racional e Desempenho Organizacional
title_full O papel da Aprendizagem Organizacional na relação entre Plano Estratégico Racional e Desempenho Organizacional
title_fullStr O papel da Aprendizagem Organizacional na relação entre Plano Estratégico Racional e Desempenho Organizacional
title_full_unstemmed O papel da Aprendizagem Organizacional na relação entre Plano Estratégico Racional e Desempenho Organizacional
title_sort O papel da Aprendizagem Organizacional na relação entre Plano Estratégico Racional e Desempenho Organizacional
author Luís, Lóide Gonçalves Vaz
author_facet Luís, Lóide Gonçalves Vaz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, João José de Matos
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Luís, Lóide Gonçalves Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Individual
Aprendizagem Organizacional
Desempenho Organizacional
Estratégia
Plano Estratégico Racional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Aprendizagem Individual
Aprendizagem Organizacional
Desempenho Organizacional
Estratégia
Plano Estratégico Racional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Diversos desafios vêm sendo impostos à gestão das organizações contemporâneas na busca por diferenciais competitivos e conquista de posições estratégicas de mercado. A necessidade de estabelecer patamares mais elevados de desempenho estimula a reflexão acerca dos fatores que afetam o desempenho da organização diante de um contexto marcado pela competitividade e por constantes mudanças na dinâmica de mercados. As organizações que sobrevivem a longo prazo são aquelas que possuem a capacidade de pensar e questionar-se regularmente, as suas atividades, as suas estruturas e os seus sistemas. A renovação constante das condições da concorrência, proveniente da redefinição da postura estratégica da organização, é um ponto fulcral. Deste modo, as organizações criam e dominam novas fontes de valor e não se contentam em defender o que adquiriram anteriormente. Numa altura de mudança e constante desenvolvimento tecnológico, as organizações devem adotar ambientes propícios ao desenvolvimento de competências capazes de dar resposta às exigências do meio. A literatura acerca da teoria da gestão estratégica centra-se em torno do planeamento de uma missão e objetivos, dos quais o desempenho da empresa é parte, a implementação de estratégias para alcançar estes objetivos e controle para assegurar que os objetivos sejam alcançados. Em segundo lugar, o propósito do planeamento estratégico é melhorar a eficácia da gestão ao longo de toda a organização. Isso, por sua vez, poderia levar a melhorias indiretas no desempenho, embora sua eficácia possa, é claro, ser perdida na complexidade das variáveis com o potencial para influenciar o desempenho, como por exemplo a aprendizagem organizacional. A revisão da literatura acerca da aprendizagem organizacional e desempenho sugere que existe uma relação positiva entre estas duas variáveis. No entanto, em estudos empíricos anteriores concluiu-se que a relação direta entre o plano estratégico e o desempenho de uma organização produziram resultados contraditórios, mas existem poucos estudos que se tenham centrado nos efeitos moderadores entre essas variáveis. Nesta investigação, iremos dar continuidade ao estudo de Ouakouak & Ouedraogo (2013), o qual sugere para quefuturas investigações devem analisar o papel mediador da aprendizagem organizacional na relação entre o plano estratégico e o desempenho organizacional. Assim, o objetivo geral do presente estudo é avaliar o impacto mediador que a aprendizagem organizacional tem na definição do plano estratégico racional e no desempenho da organização. De forma a atingir esse objetivo optámos por uma abordagem quantitativa através do recurso a um questionário a 69 colaboradores de duas organizações do setor da distribuição alimentar. Os resultados revelam que um plano estratégico estruturado e a aprendizagem organizacional estão positiva e significativamente relacionados com a melhoria do desempenho. No entanto, apesar de haver consciência de que a promoção da aprendizagem organizacional e a formalização estruturada do plano estratégico são bastante benéficas e possibilitam o aumento da qualidade do trabalho, ambas mostraram não ter um efeito estatisticamente significativo na melhoria do desempenho. Os resultados indicam-nos ainda que é necessário investir cada vez mais na disseminação do conhecimento dentro das organizações, tanto a nível individual como a nível grupal em consonância com os objetivos estratégicos e melhorar os sistemas de aprendizagem organizacionais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-25
2020-05-18
2020-06-25T00:00:00Z
2021-01-18T14:12:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/11002
TID:202577554
url http://hdl.handle.net/10400.6/11002
identifier_str_mv TID:202577554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136398252441600