As linguagens e escrita musical actuais aplicadas ao ensino artístico especializado da música: a contribuição do compositor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, António Laertes Bela Leal Pereira Amorim
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16967
Resumo: A presença das novas linguagens musicais no ensino básico e secundário da música é diminuta. Com o avançar do tempo essas linguagens desenvolvem-se naturalmente criando hiatos temporais ainda maiores. Para fazer face a essa lacuna foi criado o Grupo de Música Contemporânea do Conservatório Regional de Setúbal, ensemble que serviu de base para a realização de projectos no âmbito desta dissertação. A pluralidade de linguagens, a dualidade Compositor-Professor e adequação e criação de repertório são os aspectos desenvolvidos nesta investigação. Foram analisados os objectivos pedagógicos das obras trabalhadas e recolhida informação para a produção de uma avaliação. Foram recolhidas e analisadas entrevistas em 2010 e em 2015. As reflexões efectuadas constituem as conclusões para futuras revisões, restruturações e investigações nesta área em expansão, na procura da definição do perfil de um educador artístico que reúna todas estas valências; NEW LANGUAGES AND COMPOSITIONAL TECHNIQUES APPLIED TO COURSE IN MUSIC EDUCATION: A COMPOSER CONTRIBUTION ABSTRACT: New musical languages at middle and high school levels are hardly ever used. As time goes by, those languages evolve, which will naturally create larger time gaps. The Contemporary Music Ensemble of Conservatório Regional de Setúbal was created to address this problem, and has been used as the basis for several projects carried out ever since. This investigation was developed focusing on the plurality of languages, the Composer-Teacher duality and the adequation and creation of repertoire. The pedagogical goals of each piece that was played were analyzed and data was collected aiming at the investigation's evaluation. Interviews were collected and analyzed both in 2010 and in 2015. The observations are the conclusions for future revisions, restructuring and research in this expanding field, in the search for defining the profile of an artistic educator who combines all these features.
id RCAP_74ab178af36907a25b74d2b854d2a6c0
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16967
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As linguagens e escrita musical actuais aplicadas ao ensino artístico especializado da música: a contribuição do compositorLinguagens musicais actuaisEscrita musicalEnsino artístico especializadoMúsicaComposiçãoProfessorGrupo de música contemporâneaEducador artísticoCurrent musical languagesMusical writingSpecialized music educationMusicCompositionTeacherContemporary music ensembleArtistic educatorA presença das novas linguagens musicais no ensino básico e secundário da música é diminuta. Com o avançar do tempo essas linguagens desenvolvem-se naturalmente criando hiatos temporais ainda maiores. Para fazer face a essa lacuna foi criado o Grupo de Música Contemporânea do Conservatório Regional de Setúbal, ensemble que serviu de base para a realização de projectos no âmbito desta dissertação. A pluralidade de linguagens, a dualidade Compositor-Professor e adequação e criação de repertório são os aspectos desenvolvidos nesta investigação. Foram analisados os objectivos pedagógicos das obras trabalhadas e recolhida informação para a produção de uma avaliação. Foram recolhidas e analisadas entrevistas em 2010 e em 2015. As reflexões efectuadas constituem as conclusões para futuras revisões, restruturações e investigações nesta área em expansão, na procura da definição do perfil de um educador artístico que reúna todas estas valências; NEW LANGUAGES AND COMPOSITIONAL TECHNIQUES APPLIED TO COURSE IN MUSIC EDUCATION: A COMPOSER CONTRIBUTION ABSTRACT: New musical languages at middle and high school levels are hardly ever used. As time goes by, those languages evolve, which will naturally create larger time gaps. The Contemporary Music Ensemble of Conservatório Regional de Setúbal was created to address this problem, and has been used as the basis for several projects carried out ever since. This investigation was developed focusing on the plurality of languages, the Composer-Teacher duality and the adequation and creation of repertoire. The pedagogical goals of each piece that was played were analyzed and data was collected aiming at the investigation's evaluation. Interviews were collected and analyzed both in 2010 and in 2015. The observations are the conclusions for future revisions, restructuring and research in this expanding field, in the search for defining the profile of an artistic educator who combines all these features.Universidade de Évora2016-01-27T18:22:36Z2016-01-272015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16967http://hdl.handle.net/10174/16967TID:201226014pordepartamento de Músicaalaertes@gmail.com203Lopes, António Laertes Bela Leal Pereira Amoriminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:04:10Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:14.222159Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As linguagens e escrita musical actuais aplicadas ao ensino artístico especializado da música: a contribuição do compositor
title As linguagens e escrita musical actuais aplicadas ao ensino artístico especializado da música: a contribuição do compositor
spellingShingle As linguagens e escrita musical actuais aplicadas ao ensino artístico especializado da música: a contribuição do compositor
Lopes, António Laertes Bela Leal Pereira Amorim
Linguagens musicais actuais
Escrita musical
Ensino artístico especializado
Música
Composição
Professor
Grupo de música contemporânea
Educador artístico
Current musical languages
Musical writing
Specialized music education
Music
Composition
Teacher
Contemporary music ensemble
Artistic educator
title_short As linguagens e escrita musical actuais aplicadas ao ensino artístico especializado da música: a contribuição do compositor
title_full As linguagens e escrita musical actuais aplicadas ao ensino artístico especializado da música: a contribuição do compositor
title_fullStr As linguagens e escrita musical actuais aplicadas ao ensino artístico especializado da música: a contribuição do compositor
title_full_unstemmed As linguagens e escrita musical actuais aplicadas ao ensino artístico especializado da música: a contribuição do compositor
title_sort As linguagens e escrita musical actuais aplicadas ao ensino artístico especializado da música: a contribuição do compositor
author Lopes, António Laertes Bela Leal Pereira Amorim
author_facet Lopes, António Laertes Bela Leal Pereira Amorim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, António Laertes Bela Leal Pereira Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagens musicais actuais
Escrita musical
Ensino artístico especializado
Música
Composição
Professor
Grupo de música contemporânea
Educador artístico
Current musical languages
Musical writing
Specialized music education
Music
Composition
Teacher
Contemporary music ensemble
Artistic educator
topic Linguagens musicais actuais
Escrita musical
Ensino artístico especializado
Música
Composição
Professor
Grupo de música contemporânea
Educador artístico
Current musical languages
Musical writing
Specialized music education
Music
Composition
Teacher
Contemporary music ensemble
Artistic educator
description A presença das novas linguagens musicais no ensino básico e secundário da música é diminuta. Com o avançar do tempo essas linguagens desenvolvem-se naturalmente criando hiatos temporais ainda maiores. Para fazer face a essa lacuna foi criado o Grupo de Música Contemporânea do Conservatório Regional de Setúbal, ensemble que serviu de base para a realização de projectos no âmbito desta dissertação. A pluralidade de linguagens, a dualidade Compositor-Professor e adequação e criação de repertório são os aspectos desenvolvidos nesta investigação. Foram analisados os objectivos pedagógicos das obras trabalhadas e recolhida informação para a produção de uma avaliação. Foram recolhidas e analisadas entrevistas em 2010 e em 2015. As reflexões efectuadas constituem as conclusões para futuras revisões, restruturações e investigações nesta área em expansão, na procura da definição do perfil de um educador artístico que reúna todas estas valências; NEW LANGUAGES AND COMPOSITIONAL TECHNIQUES APPLIED TO COURSE IN MUSIC EDUCATION: A COMPOSER CONTRIBUTION ABSTRACT: New musical languages at middle and high school levels are hardly ever used. As time goes by, those languages evolve, which will naturally create larger time gaps. The Contemporary Music Ensemble of Conservatório Regional de Setúbal was created to address this problem, and has been used as the basis for several projects carried out ever since. This investigation was developed focusing on the plurality of languages, the Composer-Teacher duality and the adequation and creation of repertoire. The pedagogical goals of each piece that was played were analyzed and data was collected aiming at the investigation's evaluation. Interviews were collected and analyzed both in 2010 and in 2015. The observations are the conclusions for future revisions, restructuring and research in this expanding field, in the search for defining the profile of an artistic educator who combines all these features.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-01-27T18:22:36Z
2016-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16967
http://hdl.handle.net/10174/16967
TID:201226014
url http://hdl.handle.net/10174/16967
identifier_str_mv TID:201226014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv departamento de Música
alaertes@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136574862000128