Relatório da prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalheira, Rúben Vicente
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10657
Resumo: O presente documento está inserido na Unidade Curricular Estágio integrada no plano de estudos do 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). É apresentado como um dos requisitos para a aquisição do grau de Mestre e tem o objetivo de descrever os momentos e as experiências enquanto professor estagiário no decorrer do ano letivo de 2020/2021. Relativamente ao estágio foi realizado na Escola EB 2,3/S Dr. José Leite de Vasconcelos, situada em Tarouca, com a supervisão do professor orientador Rui Ferreira e pelo supervisor da universidade António Silva, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O estágio pedagógico é considerado o fim de uma etapa e o início de outra, tendo o intuito de alicerçar toda uma formação que se pretende constante, contínua e reflexiva na vida de um professor. Com a efetuação deste estágio, foi possível adquirir diversas competências necessárias para exercer com sucesso, no futuro, a profissão de professor de Educação Física. Neste relatório, transmito um conjunto de experiências que me acompanharam ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, refiro aquelas que foram as minhas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a minha intervenção nas diversas áreas de desempenho. Ao finalizar o documento, posso garantir que todo este processo permitiu melhorar o desempenho todos os dias, ajudando assim a evoluir enquanto docente, sem nunca esquecer o sucesso escolar e a superação de todos os alunos.
id RCAP_74db988530a42b490ddc03275b439068
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10657
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionadaEducação Físicaestágio pedagógicoO presente documento está inserido na Unidade Curricular Estágio integrada no plano de estudos do 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). É apresentado como um dos requisitos para a aquisição do grau de Mestre e tem o objetivo de descrever os momentos e as experiências enquanto professor estagiário no decorrer do ano letivo de 2020/2021. Relativamente ao estágio foi realizado na Escola EB 2,3/S Dr. José Leite de Vasconcelos, situada em Tarouca, com a supervisão do professor orientador Rui Ferreira e pelo supervisor da universidade António Silva, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O estágio pedagógico é considerado o fim de uma etapa e o início de outra, tendo o intuito de alicerçar toda uma formação que se pretende constante, contínua e reflexiva na vida de um professor. Com a efetuação deste estágio, foi possível adquirir diversas competências necessárias para exercer com sucesso, no futuro, a profissão de professor de Educação Física. Neste relatório, transmito um conjunto de experiências que me acompanharam ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, refiro aquelas que foram as minhas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a minha intervenção nas diversas áreas de desempenho. Ao finalizar o documento, posso garantir que todo este processo permitiu melhorar o desempenho todos os dias, ajudando assim a evoluir enquanto docente, sem nunca esquecer o sucesso escolar e a superação de todos os alunos.This document is included in the Pedagogical Stage (EP) integrated in the study plan of the 2nd Cycle in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education of the University Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD). It is presented as one of the requirements for the acquisition of the Master's degree and aims to describe the moments and experiences as a trainee teacher during the academic year 2020/2021. Regarding the internship, it was carried out at the EB 2,3/S Dr. José Leite de Vasconcelos school, located in Tarouca, with the supervision of the cooperating teacher Rui Ferreira and the teacher António Silva, from UTAD. The Pedagogical Internship is thus considered the end of one stage and the beginning of another, with the aim of supporting a whole formation that is intended to be constant, continuous and reflective in the life of a teacher. With the completion of this internship, it was possible to acquire several skills necessary to successfully exercise the job of physical education teacher in the future. In this report, I transmit a set of experiences that accompanied me over the course of an academic year as a trainee teacher of Physical Education. Through a critical and conscious process, I declare those that were my difficulties, doubts, anxieties and concerns, but also strategies, resources and solutions present in the professional development that characterized my intervention in the various performance areas. At the end of the document, I can guarantee that this whole process allowed to improve performance every day, thus helping to evolve as a teacher, never forgetting school success and overcoming all students.2021-08-10T13:42:53Z2021-07-28T00:00:00Z2021-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10657pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalheira, Rúben Vicentereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:32:23Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10657Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:48.892432Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada
title Relatório da prática de ensino supervisionada
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada
Carvalheira, Rúben Vicente
Educação Física
estágio pedagógico
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada
author Carvalheira, Rúben Vicente
author_facet Carvalheira, Rúben Vicente
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalheira, Rúben Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
estágio pedagógico
topic Educação Física
estágio pedagógico
description O presente documento está inserido na Unidade Curricular Estágio integrada no plano de estudos do 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). É apresentado como um dos requisitos para a aquisição do grau de Mestre e tem o objetivo de descrever os momentos e as experiências enquanto professor estagiário no decorrer do ano letivo de 2020/2021. Relativamente ao estágio foi realizado na Escola EB 2,3/S Dr. José Leite de Vasconcelos, situada em Tarouca, com a supervisão do professor orientador Rui Ferreira e pelo supervisor da universidade António Silva, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O estágio pedagógico é considerado o fim de uma etapa e o início de outra, tendo o intuito de alicerçar toda uma formação que se pretende constante, contínua e reflexiva na vida de um professor. Com a efetuação deste estágio, foi possível adquirir diversas competências necessárias para exercer com sucesso, no futuro, a profissão de professor de Educação Física. Neste relatório, transmito um conjunto de experiências que me acompanharam ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, refiro aquelas que foram as minhas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a minha intervenção nas diversas áreas de desempenho. Ao finalizar o documento, posso garantir que todo este processo permitiu melhorar o desempenho todos os dias, ajudando assim a evoluir enquanto docente, sem nunca esquecer o sucesso escolar e a superação de todos os alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-10T13:42:53Z
2021-07-28T00:00:00Z
2021-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10657
url http://hdl.handle.net/10348/10657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137092341596160