Práticas de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico : exploração das potencialidades do jogo pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Carolina Paula Faria
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4345
Resumo: Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 5 de Maio de 2017, Universidade dos Açores.
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Neste domínio assumiu, para nós, particular relevância a análise aos perfis (geral e específicos) de desempenho profissional para a docência, que constituem, também, quadros orientadores para a organização e acreditação dos cursos que conferem a habilitação profissional para a docência. Considerando a importância fundamental da integração curricular para a promoção do sucesso e da qualidade educativa, optámos por abordar, à luz da bibliografia da especialidade, fundamentos e perspetivas neste domínio. Aqui, em complementaridade, decidimos proceder à exploração das potencialidades do jogo pedagógico para a promoção da integração curricular, considerada numa perspetiva rica e abrangente. A abordagem aos fundamentos cientifico-pedagógicos do jogo e das dinâmicas a ele associadas permitiu-nos constatar a sua riqueza e o seu elevado potencial para o desenvolvimento integral das crianças/ alunos, bem como para a integração curricular, nas suas múltiplas aceções. Assim sendo, e procurando uma compreensão mais abrangente sobre a prática da integração curricular e, nomeadamente sobre as potencialidades do jogo pedagógico neste domínio, considerámos duas abordagens complementares: uma centrada na análise e reflexão sobre as práticas desenvolvidas pela estagiária neste domínio, e outra baseada na realização de um pequeno estudo exploratório (utilizando o inquérito por questionário) sobre as conceções e representações de educadores e de professores relativamente à integração curricular e às suas próprias práticas neste âmbito, nomeadamente as que envolvem o jogo pedagógico. As práticas pedagógicas desenvolvidas nos estágios revelaram-se fundamentais para a nossa formação, permitindo-nos desenvolver e mobilizar conhecimentos competências diversos, no sentido da organização e gestão adequada, coerente, integradora e significativa dos processos de ensino e de aprendizagem pelos quais eramos responsáveis. O estudo realizado, por seu turno, possibilitou uma compreensão mais ampla deste assunto, revelando a predominância de conceções parciais e redutoras da integração curricular, nomeadamente associadas à integração dos conhecimentos/conteúdos/ áreas disciplinares. Do mesmo modo, apurámos a necessidade de os docentes participantes neste estudo conferirem maior destaque e protagonismo ao jogo no contexto global das suas práticas, a fim de se puderem concretizar as inúmeras vantagens e potencialidades reconhecidas ao jogo no que respeita à promoção de aprendizagens ativas, motivadoras, integradas e significativas. Neste enquadramento, considerando articuladamente os contributos da bibliografia da especialidade consultada, destacamos o facto de as práticas de integração curricular, bem como as práticas de jogo com esse propósito, requererem intencionalidade, organização e reflexão, no sentido da plena concretização do seu potencial.ABSTRACT: The current internship report refers to the pedagogical practices developed in the framework of the Pedagogical Internships I (developed in the context of Pre-School Education) and II (developed in the context of the 1st Cycle of Basic Education), in the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The approach was implied by the analysis and reflection of the formative paths experienced from the literature of the specialty to perspectives and foundations on the nature and scope of the teaching, training of teachers and the importance of the pedagogic internship. In this field, the analysis of the (general and specific) profiles of professional performance for teaching has been of particular relevance to us, which are also guiding frameworks for the organization and accreditation of courses that confer professional qualifications for teaching. Considering the fundamental importance of curricular integration for the promotion of success and educational quality, we have chosen to approach, in the light of the literature of the specialty, fundamentals and perspectives in this field. Here, in complementarity, we decided to explore the potentialities of the pedagogical game for the promotion of curricular integration, considered a rich and comprehensive perspective. The approach to the scientific-pedagogical foundations of the game and the dynamics associated with it enabled us to verify its richness and its high potential for the integral development of the children / students, as well as for the curricular integration, in its multiple ways. Therefore, and seeking a broader understanding of the practice of curricular integration, and in particular the potential of the pedagogical game in this field, we considered two complementary approaches: one focused on the analysis and reflection of the practices developed by the trainee in this field, and another based on a small exploratory study (using a questionnaire survey) about the conceptions and representations of educators and teachers regarding the curricular integration and their own practices in this field, especially those involving the pedagogical game. The pedagogical practices developed during the internships have proved to be fundamental to our training, allowing us to develop and mobilize diverse knowledge and competences, in the sense of adequate, coherent, integrative and meaningful organization and management of the teaching and learning processes for which we were responsible. The study, in turn, enabled a broader understanding of this subject, revealing the predominance of partial conceptions and reducers of curricular integration, namely associated to the integration of knowledge / contents / disciplinary areas. Likewise, we verified the need for the teachers participating in this study to give greater prominence to the game in the global context of their practices, in order to be able to realize the innumerable advantages and potentialities of the game regarding the promotion of active, motivating, integrated and meaningful learning. In this context, considering the contributions of the bibliography of the specialty consulted, we highlight the fact that practices of curricular integration, as well as the game practices with this purpose, require intentionality, organization and reflection, in the sense of the full realization of its potential.Dinis, Raquel José de Jesus VigárioRepositório da Universidade dos AçoresCoelho, Carolina Paula Faria2017-08-03T10:40:58Z2017-05-052017-05-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4345201718774porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:30Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4345Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:44.359929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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