Um percurso para aquisição de competências na área da pessoa em situação crítica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/41338 |
Resumo: | Este relatório tem como objetivo evidenciar o processo de aprendizagem obtido ao longo de todo o percurso do 15º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica da Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa, mais precisamente o desenvolvimento de competências adquiridas através dos estágios da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório. Estruturalmente, o relatório divide-se em três partes, introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução pretendeu-se enquadrar e contextualizar os estágios realizados, referindo os objetivos deste trabalho e metodologia utilizada. O desenvolvimento foi dividido em quatro capítulos, sendo o primeiro referente ao estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular Estágio Vigilância e Decisão clínica realizado no 2º semestre do 1ºano, tendo este sido exercido no Serviço de Urgência de um hospital do norte e, sendo feita uma breve apresentação e análise deste período. No segundo capítulo é feita referência e contextualização dos locais de estágio no âmbito da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, em que o primeiro foi realizado numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente de um centro hospitalar do norte e o segundo numa Unidade de Cuidados Intensivos Monovalente do mesmo centro hospitalar. No terceiro capítulo pretendeu-se refletir sobre as atividades mais significativas desenvolvidas nestes contextos de prática clínica que visaram dar resposta aos objetivos anteriormente delineados, cujo enquadramento tinha sido organizado com o foco nas competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Esta análise foi reflexiva e devidamente fundamentada na evidência para contribuir para a consolidação do perfil de Mestre em Enfermagem na área previamente supracitada. Em cada contexto clínico foram realizados trabalhos baseados na melhor evidência científica e pretendeu-se especificar e enquadrar as competências desenvolvidas através da elaboração destes trabalhos. O quarto e último capítulo foi desenvolvido para apresentar uma revisão da literatura realizada no âmbito de uma inquietação emergida da prática, contextualizando a sua realização e as conclusões que daí surgiram. Com a conclusão pretendeu-se realizar uma síntese com análise crítica e reflexiva dos itens abordados no desenvolvimento, assim como os principais contributos realizados para a melhoria dos cuidados na prática clínica e considerações finais sobre este processo de aprendizagem. A metodologia utilizada foi essencialmente descritiva e reflexiva, de forma a descrever o pensamento e processo de tomada de decisão desenvolvidos enquanto futura enfermeira especialista durante este percurso de aquisição e desenvolvimento das competências nos contextos de prática clínica. |
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Um percurso para aquisição de competências na área da pessoa em situação críticaA journey for acquisition of skills in the area of people in critical situationEnfermagem médico-cirúrgicaEnfermeiro especialistaUnidade de cuidados intensivosPessoa em situação críticaMedical-surgical nursingSpecialist nurseIntensive care unitCritical care patientDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeEste relatório tem como objetivo evidenciar o processo de aprendizagem obtido ao longo de todo o percurso do 15º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica da Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa, mais precisamente o desenvolvimento de competências adquiridas através dos estágios da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório. Estruturalmente, o relatório divide-se em três partes, introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução pretendeu-se enquadrar e contextualizar os estágios realizados, referindo os objetivos deste trabalho e metodologia utilizada. O desenvolvimento foi dividido em quatro capítulos, sendo o primeiro referente ao estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular Estágio Vigilância e Decisão clínica realizado no 2º semestre do 1ºano, tendo este sido exercido no Serviço de Urgência de um hospital do norte e, sendo feita uma breve apresentação e análise deste período. No segundo capítulo é feita referência e contextualização dos locais de estágio no âmbito da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, em que o primeiro foi realizado numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente de um centro hospitalar do norte e o segundo numa Unidade de Cuidados Intensivos Monovalente do mesmo centro hospitalar. No terceiro capítulo pretendeu-se refletir sobre as atividades mais significativas desenvolvidas nestes contextos de prática clínica que visaram dar resposta aos objetivos anteriormente delineados, cujo enquadramento tinha sido organizado com o foco nas competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Esta análise foi reflexiva e devidamente fundamentada na evidência para contribuir para a consolidação do perfil de Mestre em Enfermagem na área previamente supracitada. Em cada contexto clínico foram realizados trabalhos baseados na melhor evidência científica e pretendeu-se especificar e enquadrar as competências desenvolvidas através da elaboração destes trabalhos. O quarto e último capítulo foi desenvolvido para apresentar uma revisão da literatura realizada no âmbito de uma inquietação emergida da prática, contextualizando a sua realização e as conclusões que daí surgiram. Com a conclusão pretendeu-se realizar uma síntese com análise crítica e reflexiva dos itens abordados no desenvolvimento, assim como os principais contributos realizados para a melhoria dos cuidados na prática clínica e considerações finais sobre este processo de aprendizagem. A metodologia utilizada foi essencialmente descritiva e reflexiva, de forma a descrever o pensamento e processo de tomada de decisão desenvolvidos enquanto futura enfermeira especialista durante este percurso de aquisição e desenvolvimento das competências nos contextos de prática clínica.The present clinical report intends to describe the learning process that I experienced in the last year as a student of the Universidade Católica Portuguesa 15º master’s in nursing Specialization in Medical-Surgical with major in critical care patients, particularly focusing on the competencies acquired and developed during the Curricular Unit of Final Clinical Practice and Report. In brief overview the report is divided in three sections: introduction, development and conclusion. The introduction contextualizes the clinical practice, describing the objectives and the methodology utilized. Following this, the development encompasses four chapters. The first presents and analyses the period referent to the Curricular Unit of Vigilance and Clinical Decision that occurred on the second semester of the first year, located in the Emergency Department of a Northern Portugal Hospital. The second, pretends to the Curricular unit of Final Clinical Practice and Report and encompasses two moments: the first in a Medical-Surgical Intensive Care Unit of a major Northen Hospital, and the second in a Cardiothoracic Intensive Care Unit at the same hospital. The third chapter describes and reflects all the different activities that were developed during the clinical practice and relates them with the objectives that were previously defined based in the specific competences of the Medical-Surgical Nurse Specialist role with major in critical care patients. This was a reflexive analysis using fundaments of evidence-based practice in order to contribute to the achievement of my master’s degree in nursing. In each clinical context the essays were intended to describe the different competencies acquired and were produced based on the best scientific evidence. The fourth and final chapter presents a literature review that emerged from a concern in the clinical practice. In this chapter, are presented both the background of this literature review and the conclusions achieved. The conclusion presents a critical analysis that reflects the different aspects mentioned in the development, highlighting the contributes to the improvement of clinical practice and the contribution to the acquisition of competencies during the learning process. The methodology used was essentially descriptive and reflexive in order to allow the description of both thought and decision-making processes that I developed as a future specialized Nurse during the last curricular year.Ferreira, Maria Amélia DiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGuerra, Alcina Maria Costeira2023-06-12T08:34:55Z2023-05-222023-022023-05-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41338TID:203309251porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:46:54Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41338Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:33:59.722382Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este relatório tem como objetivo evidenciar o processo de aprendizagem obtido ao longo de todo o percurso do 15º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica da Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa, mais precisamente o desenvolvimento de competências adquiridas através dos estágios da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório. Estruturalmente, o relatório divide-se em três partes, introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução pretendeu-se enquadrar e contextualizar os estágios realizados, referindo os objetivos deste trabalho e metodologia utilizada. O desenvolvimento foi dividido em quatro capítulos, sendo o primeiro referente ao estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular Estágio Vigilância e Decisão clínica realizado no 2º semestre do 1ºano, tendo este sido exercido no Serviço de Urgência de um hospital do norte e, sendo feita uma breve apresentação e análise deste período. No segundo capítulo é feita referência e contextualização dos locais de estágio no âmbito da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, em que o primeiro foi realizado numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente de um centro hospitalar do norte e o segundo numa Unidade de Cuidados Intensivos Monovalente do mesmo centro hospitalar. No terceiro capítulo pretendeu-se refletir sobre as atividades mais significativas desenvolvidas nestes contextos de prática clínica que visaram dar resposta aos objetivos anteriormente delineados, cujo enquadramento tinha sido organizado com o foco nas competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Esta análise foi reflexiva e devidamente fundamentada na evidência para contribuir para a consolidação do perfil de Mestre em Enfermagem na área previamente supracitada. Em cada contexto clínico foram realizados trabalhos baseados na melhor evidência científica e pretendeu-se especificar e enquadrar as competências desenvolvidas através da elaboração destes trabalhos. O quarto e último capítulo foi desenvolvido para apresentar uma revisão da literatura realizada no âmbito de uma inquietação emergida da prática, contextualizando a sua realização e as conclusões que daí surgiram. Com a conclusão pretendeu-se realizar uma síntese com análise crítica e reflexiva dos itens abordados no desenvolvimento, assim como os principais contributos realizados para a melhoria dos cuidados na prática clínica e considerações finais sobre este processo de aprendizagem. A metodologia utilizada foi essencialmente descritiva e reflexiva, de forma a descrever o pensamento e processo de tomada de decisão desenvolvidos enquanto futura enfermeira especialista durante este percurso de aquisição e desenvolvimento das competências nos contextos de prática clínica. |
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