A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativos ao meio ambiente no pré-escolar: alguns contributos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Cristiana Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44491
Resumo: presente relatório intitulado “A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativo ao meio ambiente no Pré-Escolar: Alguns contributos”, surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este é um documento reflexivo e crítico, que aborda temas como a leitura e exploração de histórias em contexto de sala de atividade do Pré-Escolar e os seus benefícios relativos à promoção da Educação Ambiental e o papel do educador de infância e da na família na leitura de histórias. Com esta investigação, pretende-se determinar o que é que as crianças podem desenvolver a partir da mediação de histórias e quais os contributos que a literatura para a infância pode trazer em relação ao meio ambiente. É neste contexto que este Relatório Final pretende fazer uma reflexão sobre a importância das histórias na promoção da Educação Ambiental, enfatizando não só o papel do adulto, mas, também, o papel da criança como público-alvo.
id RCAP_2e147c3d796a3a213b45436b6db339d2
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44491
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativos ao meio ambiente no pré-escolar: alguns contributosCriançasLeituraExploração de HistóriasEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloEducação AmbientalLiterautra Para a Infânciapresente relatório intitulado “A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativo ao meio ambiente no Pré-Escolar: Alguns contributos”, surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este é um documento reflexivo e crítico, que aborda temas como a leitura e exploração de histórias em contexto de sala de atividade do Pré-Escolar e os seus benefícios relativos à promoção da Educação Ambiental e o papel do educador de infância e da na família na leitura de histórias. Com esta investigação, pretende-se determinar o que é que as crianças podem desenvolver a partir da mediação de histórias e quais os contributos que a literatura para a infância pode trazer em relação ao meio ambiente. É neste contexto que este Relatório Final pretende fazer uma reflexão sobre a importância das histórias na promoção da Educação Ambiental, enfatizando não só o papel do adulto, mas, também, o papel da criança como público-alvo.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumRaposo, Cristiana Ferreira2023-04-11T10:26:27Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44491TID:203260511porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-13T02:15:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44491Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:08.388355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativos ao meio ambiente no pré-escolar: alguns contributos
title A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativos ao meio ambiente no pré-escolar: alguns contributos
spellingShingle A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativos ao meio ambiente no pré-escolar: alguns contributos
Raposo, Cristiana Ferreira
Crianças
Leitura
Exploração de Histórias
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Educação Ambiental
Literautra Para a Infância
title_short A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativos ao meio ambiente no pré-escolar: alguns contributos
title_full A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativos ao meio ambiente no pré-escolar: alguns contributos
title_fullStr A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativos ao meio ambiente no pré-escolar: alguns contributos
title_full_unstemmed A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativos ao meio ambiente no pré-escolar: alguns contributos
title_sort A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativos ao meio ambiente no pré-escolar: alguns contributos
author Raposo, Cristiana Ferreira
author_facet Raposo, Cristiana Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Custódio, Pedro Balaus, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, Cristiana Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Leitura
Exploração de Histórias
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Educação Ambiental
Literautra Para a Infância
topic Crianças
Leitura
Exploração de Histórias
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Educação Ambiental
Literautra Para a Infância
description presente relatório intitulado “A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativo ao meio ambiente no Pré-Escolar: Alguns contributos”, surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este é um documento reflexivo e crítico, que aborda temas como a leitura e exploração de histórias em contexto de sala de atividade do Pré-Escolar e os seus benefícios relativos à promoção da Educação Ambiental e o papel do educador de infância e da na família na leitura de histórias. Com esta investigação, pretende-se determinar o que é que as crianças podem desenvolver a partir da mediação de histórias e quais os contributos que a literatura para a infância pode trazer em relação ao meio ambiente. É neste contexto que este Relatório Final pretende fazer uma reflexão sobre a importância das histórias na promoção da Educação Ambiental, enfatizando não só o papel do adulto, mas, também, o papel da criança como público-alvo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-11T10:26:27Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/44491
TID:203260511
url http://hdl.handle.net/10400.26/44491
identifier_str_mv TID:203260511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131573042282496