A importância da promoção da leitura em contexto de jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Filipa Almeida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31133
Resumo: O presente relatório intitulado “A importância da promoção da leitura em contexto de Jardim-de-Infância” surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este é um documento ilustrativo, reflexivo e crítico, que aborda temas como a leitura e exploração de histórias em contexto de sala de atividades do Pré-Escolar e os seus benefícios. A problemática acima referida debruça-se sobre a importância da leitura e exploração de histórias na educação Pré-Escolar, em contexto de sala de atividades, passando por ser abordado o papel do educador de infância e da família na leitura de histórias, mas também a relação das crianças com o livro de histórias, entre outros. Com esta investigação, pretende-se determinar o que podem as crianças desenvolver a partir da mediação de histórias, como é operacionalizado esse processo e quais os contributos que a literatura infantil pode trazer numa dimensão oral, que na maioria das vezes não é registada, mas é desenvolvida. É neste contexto que este Relatório Final pretende fazer uma reflexão sobre a importância das histórias no imaginário das crianças, no desenvolvimento das suas competências, enfatizando não só o papel do adulto mas, também, o papel da criança como público-alvo.
id RCAP_47fa6598204518ac20ba5101cd91a1ea
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31133
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da promoção da leitura em contexto de jardim-de-infânciaEducação Pré-EscolarLeitura e Exploração de HistóriasEducadores de InfânciaCriançasLiteratura InfantilO presente relatório intitulado “A importância da promoção da leitura em contexto de Jardim-de-Infância” surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este é um documento ilustrativo, reflexivo e crítico, que aborda temas como a leitura e exploração de histórias em contexto de sala de atividades do Pré-Escolar e os seus benefícios. A problemática acima referida debruça-se sobre a importância da leitura e exploração de histórias na educação Pré-Escolar, em contexto de sala de atividades, passando por ser abordado o papel do educador de infância e da família na leitura de histórias, mas também a relação das crianças com o livro de histórias, entre outros. Com esta investigação, pretende-se determinar o que podem as crianças desenvolver a partir da mediação de histórias, como é operacionalizado esse processo e quais os contributos que a literatura infantil pode trazer numa dimensão oral, que na maioria das vezes não é registada, mas é desenvolvida. É neste contexto que este Relatório Final pretende fazer uma reflexão sobre a importância das histórias no imaginário das crianças, no desenvolvimento das suas competências, enfatizando não só o papel do adulto mas, também, o papel da criança como público-alvo.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumCarvalho, Ana Filipa Almeida2020-01-30T12:04:12Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31133202382753porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:52Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:40.898056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da promoção da leitura em contexto de jardim-de-infância
title A importância da promoção da leitura em contexto de jardim-de-infância
spellingShingle A importância da promoção da leitura em contexto de jardim-de-infância
Carvalho, Ana Filipa Almeida
Educação Pré-Escolar
Leitura e Exploração de Histórias
Educadores de Infância
Crianças
Literatura Infantil
title_short A importância da promoção da leitura em contexto de jardim-de-infância
title_full A importância da promoção da leitura em contexto de jardim-de-infância
title_fullStr A importância da promoção da leitura em contexto de jardim-de-infância
title_full_unstemmed A importância da promoção da leitura em contexto de jardim-de-infância
title_sort A importância da promoção da leitura em contexto de jardim-de-infância
author Carvalho, Ana Filipa Almeida
author_facet Carvalho, Ana Filipa Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Custódio, Pedro Balaus, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Filipa Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Leitura e Exploração de Histórias
Educadores de Infância
Crianças
Literatura Infantil
topic Educação Pré-Escolar
Leitura e Exploração de Histórias
Educadores de Infância
Crianças
Literatura Infantil
description O presente relatório intitulado “A importância da promoção da leitura em contexto de Jardim-de-Infância” surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este é um documento ilustrativo, reflexivo e crítico, que aborda temas como a leitura e exploração de histórias em contexto de sala de atividades do Pré-Escolar e os seus benefícios. A problemática acima referida debruça-se sobre a importância da leitura e exploração de histórias na educação Pré-Escolar, em contexto de sala de atividades, passando por ser abordado o papel do educador de infância e da família na leitura de histórias, mas também a relação das crianças com o livro de histórias, entre outros. Com esta investigação, pretende-se determinar o que podem as crianças desenvolver a partir da mediação de histórias, como é operacionalizado esse processo e quais os contributos que a literatura infantil pode trazer numa dimensão oral, que na maioria das vezes não é registada, mas é desenvolvida. É neste contexto que este Relatório Final pretende fazer uma reflexão sobre a importância das histórias no imaginário das crianças, no desenvolvimento das suas competências, enfatizando não só o papel do adulto mas, também, o papel da criança como público-alvo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-30T12:04:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/31133
202382753
url http://hdl.handle.net/10400.26/31133
identifier_str_mv 202382753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130030205304832