A natureza da ciência na educação em ciência: teorias e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Ana Maria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Neves, Isabel Pestana, Ferreira, Sílvia, Saraiva, Maria Leonor da Graça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40781
Resumo: O artigo parte de resultados da investigação realizada pelo Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) sobre a inclusão da natureza da ciência (metaciência) na educação científica. Os resultados, que se têm obtido da análise de vários textos e contextos educativos – currículos/programas, manuais escolares e práticas pedagógicas – e das relações entre esses textos/contextos, têm, em geral, revelado uma reduzida presença e uma baixa conceptualização da metaciência.No artigo, começa-se por apresentar o enquadramento teórico da investigação do Grupo ESSA sobre a inclusão da natureza da ciência na educação científica, fundamentalmente a teorização de Ziman (1984, 2000) sobre a metaciência e a teorização de Bernstein sobre a produção e reprodução do conhecimento, referindo-se particularmente o seu modelo do discurso pedagógico (1990, 2000) e as estruturas de conhecimento (1999). Segue-se a descrição de uma proposta de intervenção pedagógica, teoricamente sustentada, que explora a natureza da ciência em contexto de sala de aula. Pretende-se com essa proposta dar exemplo deuma estratégia que privilegie uma aprendizagem científica de nível elevado para todosos alunos e que possa constituir objeto de reflexão sobre a inclusão da natureza da ciência no ensino das ciências. O artigo termina com algumas considerações sobre a aplicabilidade da atividade proposta, retomando argumentos de natureza teórica e empírica que sustentam a sua utilização no contexto da educação científica.
id RCAP_7518fc53ce50399c727d8584c4b0f7be
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40781
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A natureza da ciência na educação em ciência: teorias e práticasEducação em ciênciaNatureza da ciênciaDiscurso pedagógicoEstratégia para a sala de aulaScience educationNature of sciencePedagogie discourseClassroom strategyEducación en cienciaNaturaleza de la cienciaDiscurso pedagógicoEstrategia para el aulaO artigo parte de resultados da investigação realizada pelo Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) sobre a inclusão da natureza da ciência (metaciência) na educação científica. Os resultados, que se têm obtido da análise de vários textos e contextos educativos – currículos/programas, manuais escolares e práticas pedagógicas – e das relações entre esses textos/contextos, têm, em geral, revelado uma reduzida presença e uma baixa conceptualização da metaciência.No artigo, começa-se por apresentar o enquadramento teórico da investigação do Grupo ESSA sobre a inclusão da natureza da ciência na educação científica, fundamentalmente a teorização de Ziman (1984, 2000) sobre a metaciência e a teorização de Bernstein sobre a produção e reprodução do conhecimento, referindo-se particularmente o seu modelo do discurso pedagógico (1990, 2000) e as estruturas de conhecimento (1999). Segue-se a descrição de uma proposta de intervenção pedagógica, teoricamente sustentada, que explora a natureza da ciência em contexto de sala de aula. Pretende-se com essa proposta dar exemplo deuma estratégia que privilegie uma aprendizagem científica de nível elevado para todosos alunos e que possa constituir objeto de reflexão sobre a inclusão da natureza da ciência no ensino das ciências. O artigo termina com algumas considerações sobre a aplicabilidade da atividade proposta, retomando argumentos de natureza teórica e empírica que sustentam a sua utilização no contexto da educação científica.The article is based on results of research carried out by the ESSA Group (Sociological Studies of the Classroom) centred on the inclusion of the nature of science (metascience) on science education. The results,based on analyses of various educational texts and contexts –curricula/syllabuses, textbooks and pedagogic practices –and of the relations between those texts/contexts, have in general shown a reduced presence and low conceptualization of metascience. The article starts by presenting the theoretical framework of the research of the ESSA Group which was focused on the introduction of the nature of science in science education. It is mostly based on Ziman’s conceptualization of metascience (1984, 2000) and on Bernstein’s theorization of production and reproduction of knowledge, particularly his model of pedagogic discourse (1990, 2000) and knowledge structures (1999). This is followed by the description of a pedagogical strategy, theoretically grounded, which explores the natureof science in the classroom context. The intention is to give an example of a strategy which privileges a high level learning for all students and which may contribute to a reflection about the inclusion of the nature of science on science education. Finally, considerations are made about the applicability of the strategy on the basis of previous theoretical and empirical arguments which sustain its use in the context of science education.El artículo parte de los resultados de la investigación realizada por el Grupo ESSA (Estudios Sociológicos de la Sala de clase) sobre la inclusión de la naturaleza de la ciencia (metaciencia) en la educación científica. Los resultados, que se han obtenido del análisis de varios textos y contextos educativos –currículos/programas, manuales escolares y prácticas pedagógicas –yde las relaciones entre esos textos/contextos, han, en general, revelado una reducida presencia y una baja conceptualización de la metaciencia. En el artículo se empieza por presentar el marco teórico de la investigación del Grupo ESSA sobre la inclusión de la naturaleza de la ciencia en la educación científica, fundamentalmentela teorización de Ziman (1984, 2000)sobre la metaciencia y la teorización de Bernstein sobre la producción y reproducción del conocimiento, refiriéndose particularmente a su modelo del discurso pedagógico (1990, 2000) y las estructuras de conocimiento (1999). La siguiente es la descripción de una propuesta de intervención pedagógica, teóricamente sostenida, que explora la naturaleza de la ciencia en el contexto del aula. Se pretende con esta propuesta dar ejemplo de una estrategia que privilegie un aprendizaje científico de alto nivel para todos los alumnos y que pueda ser objeto de reflexión sobre la inclusión de la naturaleza de la ciencia en la enseñanza de las ciencias. El artículo termina con algunas consideraciones sobre la aplicabilidad de la actividad propuesta, retomando argumentos de naturaleza teórica y empírica que sostienen su utilización en el contexto de la educación científica.Universidade Estadual de Ponta GrossaRepositório ComumMorais, Ana MariaNeves, Isabel PestanaFerreira, SílviaSaraiva, Maria Leonor da Graça2022-05-26T10:03:47Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40781porMorais, A. M., Neves, I. P., Ferreira, S., & Saraiva, L. (2018). A natureza da ciência na educação em ciência: Teorias e práticas. Práxis Educativa, 13(1), 8-32.1809-4309info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:47Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40781Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:16.661592Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A natureza da ciência na educação em ciência: teorias e práticas
title A natureza da ciência na educação em ciência: teorias e práticas
spellingShingle A natureza da ciência na educação em ciência: teorias e práticas
Morais, Ana Maria
Educação em ciência
Natureza da ciência
Discurso pedagógico
Estratégia para a sala de aula
Science education
Nature of science
Pedagogie discourse
Classroom strategy
Educación en ciencia
Naturaleza de la ciencia
Discurso pedagógico
Estrategia para el aula
title_short A natureza da ciência na educação em ciência: teorias e práticas
title_full A natureza da ciência na educação em ciência: teorias e práticas
title_fullStr A natureza da ciência na educação em ciência: teorias e práticas
title_full_unstemmed A natureza da ciência na educação em ciência: teorias e práticas
title_sort A natureza da ciência na educação em ciência: teorias e práticas
author Morais, Ana Maria
author_facet Morais, Ana Maria
Neves, Isabel Pestana
Ferreira, Sílvia
Saraiva, Maria Leonor da Graça
author_role author
author2 Neves, Isabel Pestana
Ferreira, Sílvia
Saraiva, Maria Leonor da Graça
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Ana Maria
Neves, Isabel Pestana
Ferreira, Sílvia
Saraiva, Maria Leonor da Graça
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em ciência
Natureza da ciência
Discurso pedagógico
Estratégia para a sala de aula
Science education
Nature of science
Pedagogie discourse
Classroom strategy
Educación en ciencia
Naturaleza de la ciencia
Discurso pedagógico
Estrategia para el aula
topic Educação em ciência
Natureza da ciência
Discurso pedagógico
Estratégia para a sala de aula
Science education
Nature of science
Pedagogie discourse
Classroom strategy
Educación en ciencia
Naturaleza de la ciencia
Discurso pedagógico
Estrategia para el aula
description O artigo parte de resultados da investigação realizada pelo Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) sobre a inclusão da natureza da ciência (metaciência) na educação científica. Os resultados, que se têm obtido da análise de vários textos e contextos educativos – currículos/programas, manuais escolares e práticas pedagógicas – e das relações entre esses textos/contextos, têm, em geral, revelado uma reduzida presença e uma baixa conceptualização da metaciência.No artigo, começa-se por apresentar o enquadramento teórico da investigação do Grupo ESSA sobre a inclusão da natureza da ciência na educação científica, fundamentalmente a teorização de Ziman (1984, 2000) sobre a metaciência e a teorização de Bernstein sobre a produção e reprodução do conhecimento, referindo-se particularmente o seu modelo do discurso pedagógico (1990, 2000) e as estruturas de conhecimento (1999). Segue-se a descrição de uma proposta de intervenção pedagógica, teoricamente sustentada, que explora a natureza da ciência em contexto de sala de aula. Pretende-se com essa proposta dar exemplo deuma estratégia que privilegie uma aprendizagem científica de nível elevado para todosos alunos e que possa constituir objeto de reflexão sobre a inclusão da natureza da ciência no ensino das ciências. O artigo termina com algumas considerações sobre a aplicabilidade da atividade proposta, retomando argumentos de natureza teórica e empírica que sustentam a sua utilização no contexto da educação científica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2022-05-26T10:03:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/40781
url http://hdl.handle.net/10400.26/40781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Morais, A. M., Neves, I. P., Ferreira, S., & Saraiva, L. (2018). A natureza da ciência na educação em ciência: Teorias e práticas. Práxis Educativa, 13(1), 8-32.
1809-4309
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135393704050688