GEOGRAFIA NAS MÍDIAS E MÍDIAS NA GEOGRAFIA: CAMINHOS PARA DISCUSSÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Geotemas |
Texto Completo: | https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5143 |
Resumo: | Este trabalho busca compreender como os conteúdos estudados pela Geografia Escolar estão presentes em três diferentes tipos de mídias (jornais impressos, televisão e internet) e a maneira como os artefatos midiáticos são incorporados às aulas de Geografia na educação básica. Para tanto, realizamos um procedimento de “revisão bibliográfica”, metodologia de pesquisa que consiste em revisitar conteúdos já publicados por outros pesquisadores acerca de um determinado objeto de estudo. Estes conteúdos estão presentes em livros, monografias, artigos acadêmicos, capítulos de livros científicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado, matérias de jornais impressos, revistas e/ou textos disponíveis na rede mundial de computadores. Em nosso caso, recorremos a estudos já publicados sobre as relações entre mídia e Geografia. Constatou-se que, de maneira geral, as temáticas estudadas pela Geografia são apresentadas na mídia de forma superficial, distorcida e tendenciosa. Por outro lado, a inserção de diferentes linguagens midiáticas no ensino de Geografia na educação básica, caso seu uso como mera ilustração seja superado, se mostra um procedimento auspicioso, pois pode auxiliar os alunos na compreensão da produção do espaço (em suas múltiplas dimensões) e contribuir para a formação de leitores críticos em relação aos discursos midiáticos. |
id |
UERN-4_7f9ee08a3d0052c7e2de63d53c610506 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/5143 |
network_acronym_str |
UERN-4 |
network_name_str |
Revista Geotemas |
repository_id_str |
|
spelling |
GEOGRAFIA NAS MÍDIAS E MÍDIAS NA GEOGRAFIA: CAMINHOS PARA DISCUSSÃOGeography in the media and media in Geography: routes for discussionGeografía en los medios y medios en Geografía: caminos para la discusiónMedia discourseBasic educationMethodologiesClassroomDiscurso midiáticoEducação básicaMetodologiasSala de aulaDiscurso mediáticoEducación básicaMetodologíasAulaEste trabalho busca compreender como os conteúdos estudados pela Geografia Escolar estão presentes em três diferentes tipos de mídias (jornais impressos, televisão e internet) e a maneira como os artefatos midiáticos são incorporados às aulas de Geografia na educação básica. Para tanto, realizamos um procedimento de “revisão bibliográfica”, metodologia de pesquisa que consiste em revisitar conteúdos já publicados por outros pesquisadores acerca de um determinado objeto de estudo. Estes conteúdos estão presentes em livros, monografias, artigos acadêmicos, capítulos de livros científicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado, matérias de jornais impressos, revistas e/ou textos disponíveis na rede mundial de computadores. Em nosso caso, recorremos a estudos já publicados sobre as relações entre mídia e Geografia. Constatou-se que, de maneira geral, as temáticas estudadas pela Geografia são apresentadas na mídia de forma superficial, distorcida e tendenciosa. Por outro lado, a inserção de diferentes linguagens midiáticas no ensino de Geografia na educação básica, caso seu uso como mera ilustração seja superado, se mostra um procedimento auspicioso, pois pode auxiliar os alunos na compreensão da produção do espaço (em suas múltiplas dimensões) e contribuir para a formação de leitores críticos em relação aos discursos midiáticos.This research aims at understanding how the contents studied by School Geography are present in three different types of media (printed newspapers, television and internet) and the way in which media artifacts are incorporated into Geography classes in basic education. In order to do that, we conducted a “bibliographic review”, a research methodology that consists of revisiting content previously published by other researchers about a particular object of study. These contents are present in books, monographs, academic articles, chapters of scientific books, master's dissertations, doctoral theses, articles in printed newspapers, magazines and/or texts available on the world wide web. In our case, we resorted to previously published studies on the relationship between media and Geography. It was found that, in general, the themes studied by Geography are presented in the media in a superficial, distorted and biased way. On the other hand, the insertion of different media languages in the teaching of Geography in basic education, if its use as a mere illustration is overcome, proves to be an auspicious procedure, as it can help students to understand the production of space (in its multiple dimensions) and contribute to the formation of critical readers in relation to media discourses.Este trabajo busca comprender cómo los contenidos estudiados por Geografía Escolar están presentes en tres tipos diferentes de medios (periódicos impresos, televisión e internet) y la forma en que los artefactos mediáticos se incorporan a las clases de Geografía en la educación básica. Para ello, llevamos a cabo un procedimiento de “revisión bibliográfica”, una metodología de investigación que consiste en revisar contenidos ya publicados por otros investigadores sobre un determinado objeto de estudio. Estos contenidos están presentes en libros, monografías, artículos académicos, capítulos de libros científicos, disertaciones de maestría, tesis doctorales, artículos en periódicos impresos, revistas y/o textos disponibles en la red mundial. En nuestro caso, recurrimos a estudios previamente publicados sobre la relación entre medios y Geografía. Se constató que, en general, los temas estudiados por la Geografía son presentados en los medios de comunicación de manera superficial, distorsionada y sesgada. Por otro lado, la inserción de distintos lenguajes mediáticos en la enseñanza de la Geografía en la educación básica, si se supera su uso como mera ilustración, resulta ser un procedimiento auspicioso, en tanto puede ayudar a los estudiantes a comprender la producción del espacio. (en sus múltiples dimensiones) y contribuir a la formación de lectores críticos en relación con los discursos mediáticos.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)2023-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/514310.33237/2236-255X.2023.5143Journal Geotemas; Vol. 13 (2023): Geotemas Journal; e02320Revista Geotemas; Vol. 13 (2023): Revista Geotemas; e02320Revista Geotemas; v. 13 (2023): Revista Geotemas; e023202236-255Xreponame:Revista Geotemasinstname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporenghttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5143/3871https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5143/3872Copyright (c) 2023 Revista Geotemashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLADEIRA, Francisco Fernandes 2024-02-22T18:44:03Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/5143Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/oaigeotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br2236-255X2236-255Xopendoar:2024-02-22T18:44:03Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GEOGRAFIA NAS MÍDIAS E MÍDIAS NA GEOGRAFIA: CAMINHOS PARA DISCUSSÃO Geography in the media and media in Geography: routes for discussion Geografía en los medios y medios en Geografía: caminos para la discusión |
title |
GEOGRAFIA NAS MÍDIAS E MÍDIAS NA GEOGRAFIA: CAMINHOS PARA DISCUSSÃO |
spellingShingle |
GEOGRAFIA NAS MÍDIAS E MÍDIAS NA GEOGRAFIA: CAMINHOS PARA DISCUSSÃO LADEIRA, Francisco Fernandes Media discourse Basic education Methodologies Classroom Discurso midiático Educação básica Metodologias Sala de aula Discurso mediático Educación básica Metodologías Aula |
title_short |
GEOGRAFIA NAS MÍDIAS E MÍDIAS NA GEOGRAFIA: CAMINHOS PARA DISCUSSÃO |
title_full |
GEOGRAFIA NAS MÍDIAS E MÍDIAS NA GEOGRAFIA: CAMINHOS PARA DISCUSSÃO |
title_fullStr |
GEOGRAFIA NAS MÍDIAS E MÍDIAS NA GEOGRAFIA: CAMINHOS PARA DISCUSSÃO |
title_full_unstemmed |
GEOGRAFIA NAS MÍDIAS E MÍDIAS NA GEOGRAFIA: CAMINHOS PARA DISCUSSÃO |
title_sort |
GEOGRAFIA NAS MÍDIAS E MÍDIAS NA GEOGRAFIA: CAMINHOS PARA DISCUSSÃO |
author |
LADEIRA, Francisco Fernandes |
author_facet |
LADEIRA, Francisco Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LADEIRA, Francisco Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Media discourse Basic education Methodologies Classroom Discurso midiático Educação básica Metodologias Sala de aula Discurso mediático Educación básica Metodologías Aula |
topic |
Media discourse Basic education Methodologies Classroom Discurso midiático Educação básica Metodologias Sala de aula Discurso mediático Educación básica Metodologías Aula |
description |
Este trabalho busca compreender como os conteúdos estudados pela Geografia Escolar estão presentes em três diferentes tipos de mídias (jornais impressos, televisão e internet) e a maneira como os artefatos midiáticos são incorporados às aulas de Geografia na educação básica. Para tanto, realizamos um procedimento de “revisão bibliográfica”, metodologia de pesquisa que consiste em revisitar conteúdos já publicados por outros pesquisadores acerca de um determinado objeto de estudo. Estes conteúdos estão presentes em livros, monografias, artigos acadêmicos, capítulos de livros científicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado, matérias de jornais impressos, revistas e/ou textos disponíveis na rede mundial de computadores. Em nosso caso, recorremos a estudos já publicados sobre as relações entre mídia e Geografia. Constatou-se que, de maneira geral, as temáticas estudadas pela Geografia são apresentadas na mídia de forma superficial, distorcida e tendenciosa. Por outro lado, a inserção de diferentes linguagens midiáticas no ensino de Geografia na educação básica, caso seu uso como mera ilustração seja superado, se mostra um procedimento auspicioso, pois pode auxiliar os alunos na compreensão da produção do espaço (em suas múltiplas dimensões) e contribuir para a formação de leitores críticos em relação aos discursos midiáticos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5143 10.33237/2236-255X.2023.5143 |
url |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5143 |
identifier_str_mv |
10.33237/2236-255X.2023.5143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5143/3871 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5143/3872 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Geotemas https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Geotemas https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Geotemas; Vol. 13 (2023): Geotemas Journal; e02320 Revista Geotemas; Vol. 13 (2023): Revista Geotemas; e02320 Revista Geotemas; v. 13 (2023): Revista Geotemas; e02320 2236-255X reponame:Revista Geotemas instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Geotemas |
collection |
Revista Geotemas |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
geotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1805033581754449920 |