Porco Ribatejano - um estudo inovador no projeto TREASURE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Charneca, Rui
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Martins, José, Freitas, Amadeu, Neves, José, Elias, Miguel, Laranjo, Marta, Albuquerque, André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26918
Resumo: No âmbito do projeto TREASURE foi realizado um estudo para avaliar o resultado do cruzamento entre as raças portuguesas locais Bísara (BI) e Alentejana (AL). Foram estudadas a performance,parâmetros das carcaças e um produto transformado (Paio) de machos castrados Al, BI e Ribatejanos (ALxBI, BIxAL). Os animais foram criados em regime extensivo, alimentados ad libitum com alimentos compostos comerciais e abatidos com cerca de 65kg e com 150kg de peso vivo (PV). Os principais resultados mostraram um crescimento mais lento nos suínos AL quando comparados com os BI e RI, especialmente até aos 65kg PV. Os parâmetros das carcaças foram influenciados pelo genótipo com menor comprimento, rendimento e proporção de cortes magros nas carcaças AL comparadas com as BI e valores intermédios nos RI. Contrariamente, as carcaças AL apresentaram maior peso dos cortes gordos, maior espessura da gordura dorsal que as de BI e RI. Em ambos os períodos os suínos RI cresceram mais rápido e as suas carcaças apresentaram maiores cortes magros e menores cortes gordos e espessura de gordura dorsal que os suínos AL. Os Paios de AL foram os mais apreciados e a redução do teor de sal não teve impactos negativos na sua aceitação pelo painel de provadores. Este trabalho revelou claras diferenças entre as raças AL e BI e que os seus cruzamentos apresentam características intermédias na maioria dos parâmetros estudados.
id RCAP_751946f31d5af682ede0da129a372162
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/26918
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Porco Ribatejano - um estudo inovador no projeto TREASURERaças suínas locais PortuguesasPorco RibatejanoPerformanceCarcaçasNo âmbito do projeto TREASURE foi realizado um estudo para avaliar o resultado do cruzamento entre as raças portuguesas locais Bísara (BI) e Alentejana (AL). Foram estudadas a performance,parâmetros das carcaças e um produto transformado (Paio) de machos castrados Al, BI e Ribatejanos (ALxBI, BIxAL). Os animais foram criados em regime extensivo, alimentados ad libitum com alimentos compostos comerciais e abatidos com cerca de 65kg e com 150kg de peso vivo (PV). Os principais resultados mostraram um crescimento mais lento nos suínos AL quando comparados com os BI e RI, especialmente até aos 65kg PV. Os parâmetros das carcaças foram influenciados pelo genótipo com menor comprimento, rendimento e proporção de cortes magros nas carcaças AL comparadas com as BI e valores intermédios nos RI. Contrariamente, as carcaças AL apresentaram maior peso dos cortes gordos, maior espessura da gordura dorsal que as de BI e RI. Em ambos os períodos os suínos RI cresceram mais rápido e as suas carcaças apresentaram maiores cortes magros e menores cortes gordos e espessura de gordura dorsal que os suínos AL. Os Paios de AL foram os mais apreciados e a redução do teor de sal não teve impactos negativos na sua aceitação pelo painel de provadores. Este trabalho revelou claras diferenças entre as raças AL e BI e que os seus cruzamentos apresentam características intermédias na maioria dos parâmetros estudados.Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica2020-02-12T11:33:21Z2020-02-122019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/26918http://hdl.handle.net/10174/26918porRui Charneca, José Martins, Amadeu Freitas, José Neves, José Nunes, Miguel Elias, Marta Laranjo, André Albuquerque (2019). Porco Ribatejano - um estudo inovador no projeto TREASURE. Revista Portuguesa de Zootecnia, Ano IV, nº2,45-52.Departamento de Zootecnia, Departamento de Medicina Veterinária, Escola de Ciência e Tecnologiasrmcc@uevora.ptjmartins@uevora.ptaagbf@uevora.ptjneves@uevora.ptelias@uevora.ptmlaranjo@uevora.ptandrealbu2@hotmail.com207Charneca, RuiMartins, JoséFreitas, AmadeuNeves, JoséElias, MiguelLaranjo, MartaAlbuquerque, Andréinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:22:06Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:17:08.506632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Porco Ribatejano - um estudo inovador no projeto TREASURE
title Porco Ribatejano - um estudo inovador no projeto TREASURE
spellingShingle Porco Ribatejano - um estudo inovador no projeto TREASURE
Charneca, Rui
Raças suínas locais Portuguesas
Porco Ribatejano
Performance
Carcaças
title_short Porco Ribatejano - um estudo inovador no projeto TREASURE
title_full Porco Ribatejano - um estudo inovador no projeto TREASURE
title_fullStr Porco Ribatejano - um estudo inovador no projeto TREASURE
title_full_unstemmed Porco Ribatejano - um estudo inovador no projeto TREASURE
title_sort Porco Ribatejano - um estudo inovador no projeto TREASURE
author Charneca, Rui
author_facet Charneca, Rui
Martins, José
Freitas, Amadeu
Neves, José
Elias, Miguel
Laranjo, Marta
Albuquerque, André
author_role author
author2 Martins, José
Freitas, Amadeu
Neves, José
Elias, Miguel
Laranjo, Marta
Albuquerque, André
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Charneca, Rui
Martins, José
Freitas, Amadeu
Neves, José
Elias, Miguel
Laranjo, Marta
Albuquerque, André
dc.subject.por.fl_str_mv Raças suínas locais Portuguesas
Porco Ribatejano
Performance
Carcaças
topic Raças suínas locais Portuguesas
Porco Ribatejano
Performance
Carcaças
description No âmbito do projeto TREASURE foi realizado um estudo para avaliar o resultado do cruzamento entre as raças portuguesas locais Bísara (BI) e Alentejana (AL). Foram estudadas a performance,parâmetros das carcaças e um produto transformado (Paio) de machos castrados Al, BI e Ribatejanos (ALxBI, BIxAL). Os animais foram criados em regime extensivo, alimentados ad libitum com alimentos compostos comerciais e abatidos com cerca de 65kg e com 150kg de peso vivo (PV). Os principais resultados mostraram um crescimento mais lento nos suínos AL quando comparados com os BI e RI, especialmente até aos 65kg PV. Os parâmetros das carcaças foram influenciados pelo genótipo com menor comprimento, rendimento e proporção de cortes magros nas carcaças AL comparadas com as BI e valores intermédios nos RI. Contrariamente, as carcaças AL apresentaram maior peso dos cortes gordos, maior espessura da gordura dorsal que as de BI e RI. Em ambos os períodos os suínos RI cresceram mais rápido e as suas carcaças apresentaram maiores cortes magros e menores cortes gordos e espessura de gordura dorsal que os suínos AL. Os Paios de AL foram os mais apreciados e a redução do teor de sal não teve impactos negativos na sua aceitação pelo painel de provadores. Este trabalho revelou claras diferenças entre as raças AL e BI e que os seus cruzamentos apresentam características intermédias na maioria dos parâmetros estudados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-12T11:33:21Z
2020-02-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/26918
http://hdl.handle.net/10174/26918
url http://hdl.handle.net/10174/26918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rui Charneca, José Martins, Amadeu Freitas, José Neves, José Nunes, Miguel Elias, Marta Laranjo, André Albuquerque (2019). Porco Ribatejano - um estudo inovador no projeto TREASURE. Revista Portuguesa de Zootecnia, Ano IV, nº2,45-52.
Departamento de Zootecnia, Departamento de Medicina Veterinária, Escola de Ciência e Tecnologias
rmcc@uevora.pt
jmartins@uevora.pt
aagbf@uevora.pt
jneves@uevora.pt
elias@uevora.pt
mlaranjo@uevora.pt
andrealbu2@hotmail.com
207
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136653726449664